Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Inca precisa de doação de toucas de tricô para crianças internadas #boato

Inca precisa de doação de toucas de tricô para crianças internadas #boato

Inca precisa de doação de toucas de tricô para crianças internadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Inca (Instituto Nacional do Câncer) está precisando de toucas para crianças que estão internadas com câncer. Para ajudar, é só levar as toucas para o hospital.

Que existem fake news que se espalham graças a “boa vontade” de algumas pessoas, muita gente sabe. O que nem todos sabem é que esse tipo de boato “do bem” é um dos que mais são difíceis de serem freados. A prova disso está na história de hoje, que fala de uma história que foi desmentida em 2013 no Boatos.org.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet em 2021, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) está fazendo uma campanha para a arrecadação de toucas para crianças que estão internadas e fazendo tratamento contra o câncer. O texto aponta que doadores podem levar as toucas na sede do hospital, no Rio de Janeiro. Leia a mensagem que circula online:

QUEM MORA NO RJ, AJUDE PELO MENOS ER COMPARTILHANDO!!! O INCA (HOSPITAL DO CÁNCER – RIO DE JANEIRO) Esta precisando de TOUCAS DE TRICô E/OU CROCHÉ para as CRIANÇAS QUE ESTÃO INTERNADAS. PARA DOAR (PODE SER ATÉ 01 UNIDADE, NÃO IMPORTA) É SE DIRIGIR PORTARIA DO hospital: Hospital do Câncer I (Unidade Hospitalar do inca) Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar – Centro – Rio de Janeiro. Vamos compartilhar?

Inca precisa de doação de toucas de tricô para crianças internadas?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Em pleno 2021, a mensagem não demorou para se espalhar em redes sociais Brasil afora (principalmente por meio de um print de um Stories no Instagram). Porém (e assim como em 2013), a mensagem continua sendo falsa. O Inca não precisa de doações de toucas para crianças doentes. Relembre o que escrevemos na época:

A história tem até um fundo de verdade: o Inca realmente precisa de doações. Mas de toucas. A página do Inca pede doação de alimentos, bens, de dinheiro e mesmo de trabalho como voluntário. Infelizmente, a viralização da mensagem falsa fez o Instituto começar a receber muitas toucas e nada de outros tipos de doações.

O Instituto deixou bem claro no site oficial de que não precisa mais de doação de toucas. Uma postagem de uma mulher no Facebook que se diz voluntária no Inca também fala que o número de toucas recebidas é tão grande que elas estão indo para o bazar beneficente do local.

Passados oito anos, temos algumas informações complementares. O Inca, assim como o Boatos.org, teve que voltar a desmentir o boato. Veja o que foi escrito na página oficial do Instituto Nacional do Câncer:

Voltou a circular na Internet uma mensagem falsa a respeito de uma arrecadação de toucas e gorros para os pacientes em tratamento no INCA. O INCAvoluntário informa que esta campanha não é verdadeira e que todas as campanhas verídicas são divulgadas pelos canais oficiais do INCAvoluntário (site e redes sociais).

Resumindo: não é verdade que o Inca está precisando de toucas para crianças que estão fazendo tratamento contra o câncer. A história era falsa em 2013 e continua sendo falsa em 2021. Há formas de ajudar o instituto. Com certeza, compartilhar mensagens falsas não é uma delas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: