Ar condicionado de carros causa câncer por causa de benzeno #boato

Boato – O ar condicionado de automóveis pode causar câncer devido à liberação de benzeno, caso janelas não permaneçam abertas por alguns minutos após o veículo ser ligado.

Um boato que já circula a internet faz tempo da conta de um perigo: o ar condicionado do carro. Ele voltou a circular na wev após um texto divulgado no Facebook do apresentador Álvaro Garneiro. Na postagem, ele alerta para não ligar o ar condicionado do carro sem antes deixar as janelas do carro abertas por alguns minutos. A mensagem afirma que o benzeno, elemento presente no plástico, é uma substância cancerígena que seria liberada quando o ar condicionado está ligado.

O motivo de tantas pessoas morrendo de câncer nos últimos tempos, segundo o texto, teria relação com o benzeno liberado enquanto o ar condicionado do automóvel está ligado. Outra informação apresentada é que a substância intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Confira o texto na íntegra abaixo:

“NÃO LIGUE O AR CONDICIONADO DO CARRO ATÉ PRESTAR ATENÇÃO NISSO…
Isso é para todos lerem e compartilharem… pode salvar uma vida. É muito interessante! O manual do meu carro diz para abaixar as janelas para que todo o ar quente saia antes de ligar o ar condicionado. POR QUE?

Não é de admirar que tem mais gente morrendo de câncer do que nunca. Queria saber de onde isso vem, mas aqui está um exemplo que explica muito dos incidentes que têm causado câncer. Muitas pessoas estão nos seus carros a começar pela manhã, e por último a noite, 7 dias por semana.

Ler isso me faz sentir culpado e doente. Por favor passe essa informação para quantas pessoas for possível. Nunca é tarde demais para fazer algumas mudanças! Por favor, NÃO ligue o ar condicionado assim que entrar no carro. Abra as janelas ao entrar no carro e depois de alguns minutos, LIGUE o ar condicionado.

Aqui está o motivo: de acordo com pesquisas, o painel do carro, os assentos, dutos do ar condicionado, na verdade todos os objetos de plástico em seu veículo emitem Benzeno, uma toxina que causa câncer. Uma substância MUITO cancerígena. Separe um tempo para observar o cheiro de plástico aquecido em seu carro quando você abri-lo, e antes de ligar o motor.

Além de causar câncer, Benzeno intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar leucemia e aumenta o risco de alguns tipos de câncer. Ele também pode causar aborto em mulheres grávidas.

O nível “aceitável” de Benzeno em lugares fechados é de 50mg por pé quadrado (144 polegadas quadradas, medida utilizada nos estados unidos). Um carro estacionado em lugar fechado, com as janelas fechadas, irá conter de 400 a 800 mg de Benzeno – 8 vezes mais que o aceitável. Se estacionado em lugares abertos ao Sol, numa temperatura de 16˚C (converti, o texto dizia 60˚F), o nível de benzeno vai para 2000 a 4000 mg, 40 vezes a mais que o aceitável.

Quem entra no carro mantendo as janelas fechadas, vai inalar quantidades excessivas de toxina Benzeno. O Benzeno é uma toxina que afeta seus rins e fígado. E o pior, é extremamente difícil para o seu corpo para expulsar esse material tóxico.

Então amigos, por favor abram as janelas e portas do seu carro, dê um tempo para arejar o interior (dissipar o conteúdo mortal) antes de entrar no veículo. Pensei: “Quando alguém compartilha algo de valor com você e você se beneficia com isso, você tem a obrigação moral de compartilhar com os outros.”

Como falamos, esse artigo não é novo. Já circula na internet desde 2009 em língua inglesa. Ao ler o texto divulgado por Alvaro Granero, a primeira dúvida é: de onde foram retiradas as informações divulgadas pelo apresentador? É um dos pontos suspeitos já que não há fontes fiáveis que falam dos números.

Sem dúvidas, o Benzeno é uma substância prejudicial à saúde. Porém, não há provas de que as emissões possam prejudicar os passageiros do carro. Além disso, os produtos passam por homologações periódicas, ou seja, os veículos são testados antes de serem vendidos, conforme o site Icarros informa. A matéria também aponta que os níveis da substância em carros é extremamente baixa.

Vale lembrar que o Benzeno pode ser encontrado em vários lugares, inclusive em em casa, trabalho e ao ar livre. Esse site aponta que a substância em pequenas quantidades não faz mal.

Tudo isso aponta que a informação não passa de um boato que não foi comprovado. Não seria simples as empresas automotivas simplesmente trocar de produtos primários se realmente pesquisas apontassem produtos cancerígenos.

Um último detalhe: o apresentador de TV ainda virou motivo de brincadeiras por divulgar o aviso sobre utilizar ar condicionado com os vidros fechados e colocar uma foto em um carro conversível. Será que o texto era só mais uma forma de ele dar uma ostentada?

Um comentário em “Ar condicionado de carros causa câncer por causa de benzeno #boato

  • 11/01/2017 em 01:34
    Permalink

    Segundo um livro ja um pouco antigo 1985 que estou lendo sobre vida saudável câncer Trabalho natureza e por fim religião .O câncer VEM aumentando desde antes e já preocupava os médicos é cientístas à procura de uma resposta para cura e causa na verdade existem muitas respostas uma delas seria a forma de vida alimentação e descanso paz alegria felicidade coisas simples que distanciandistanciamento distânciamdistânciamos cada vez mais e mais devido a vários motivos .Tenho um irmão que morreu de câncer e me preocupo pois sei que possa haver vários motivos precisamos estar consciente e tentarmos chegar o mais próximo de Deus pois ele sabe e nos ensina todos os dias o caminho de uma vida saudável Glória ao Senhor Jesus Emanuel nosso Rei.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)