Graviola cura câncer e é 10 mil vezes mais forte do que a quimioterapia #boato

Boato – Estudo revela que a graviola e o chá de folhas do fruto ajudam a curar as pessoas do câncer, matam as células cancerígenas e são 10 mil vezes mais forte do que a quimioterapia.

A pandemia da Covid-19 e a enxurrada de notícias falsas relacionadas a promessas de curas da doença deveria fazer com que as pessoas ficassem mais atentas com o que é visto na internet. Mas, parece que isso não está acontecendo. Isso porque, em pleno 2020, tem gente compartilhando uma velha história: que graviola e o chá de suas folhas curam o câncer.

As histórias estão sendo espalhadas por meio de textos que apontam que a graviola é 10 mil vezes mais forte do que a quimioterapia, por áudios que apontam o mesmo e recomendam o chá de folhas do fruto e por vídeos de pseudoespecialistas que apontam que o “câncer nem é uma doença grave”. Separamos um dos conteúdos que circulam online. Leia:

GRAVIOLA – MATADOR NATURAL DE CÂNCER (10.000 VEZES MAIS FORTE DO QUE A QUIMIOTERAPIA) O fruto da graviola é um milagroso matador natural de células cancerígenas- 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Um estudo publicado no Journal of Natural Products, na sequência de um estudo recente realizado na Catholic University da coreia do sul afirmou que um produto químico na Graviola foi encontrado para matar seletivamente células de câncer de cólon em “10.000 vezes A potência da (droga na quimioterapia comumente usada) adriamicina …”

A pesquisa mostra que com extratos desta árvore milagrosa que agora pode ser possível: atacar o câncer com segurança e eficácia com uma terapia totalmente natural que não causa náusea extrema, perda de peso e perda de cabelo, protege o seu sistema imunológico e evita infecções mortais. Faz sentir-se mais forte e saudável ao longo do curso do tratamento, aumenta a sua energia e melhora a sua perspectiva de vida. A fonte desta informação é tão impressionante: Vem de um dos maiores fabricantes de medicamentos da américa, fruto de mais de 20 testes laboratoriais realizados desde a década de 1970? s! O que esses testes revelaram foi nada menos do que entorpecimento mental … extratos da árvore foram mostrados para:

– efetivamente atingir e matar células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas. – Os compostos da árvore provaram ser até 10.000 vezes mais fortes em retardar o crescimento de células cancerígenas do que adriamicina, um medicamento quimioterápico comumente usado! -Além disso, ao contrário da quimioterapia, o composto extraído da Graviola caça seletivamente e mata apenas células cancerígenas. Não prejudica as células saudáveis! […]

Graviola cura câncer e é 10 mil vezes mais forte do que a quimioterapia?

Suprimimos o resto do texto que está circulando online por dois motivos: 1) O texto é gigantesco 2) Não passa de um blábláblá de “indústria farmacêutica não quer que você descubra”, “não conseguiram sintetizar a graviola” e “toda verdade está no livro tal”. E, assim como na parte suprimida, a tese que circula online sobre graviola e câncer é falsa.

Na realidade, já desmentimos essa mesma balela em algumas oportunidades aqui na história do Boatos.org. A primeira delas foi em 2014. Na ocasião desmentimos, diretamente, o texto em questão. Relembre o que foi escrito:

Não é a primeira vez que informações como essas são divulgadas na internet. Um caso semelhante é a notícia falsa “limão congelado cura câncer”, que foi desmentida aqui no Boatos.org. E muitos aspectos do texto levam a desacreditar nas informações. A notícia cita uma possível pesquisa de um tal “Instituto de Ciências da Saúde”, porém, não diz qual instituição essa entidade representa. E um estudo tão importante deveria ser reconhecido internacionalmente.

O UOL  também divulgou que o consumo de graviola no combate ao câncer não tem comprovação científica. No máximo, a fruta poderia ser utilizada como coadjuvante no tratamento do câncer. Pode até ser que a graviola e derivados sirvam como remédio de alguma coisa, mas nenhuma relação direta com o câncer foi comprovada.

Ou seja, mais um texto falso compartilhado pelos usuários nas redes sociais e que se trata de um assunto sério, que é a doença do câncer. Por isso, sempre é importante conferir a veracidade das informações e estudos, que são divulgados por aí.

Na segunda ocasião, em 2018, desmentimos um áudio atribuído a um médico oncologista. Além de o médico em questão desmentir a autoria do conselho, ele (como bom médico) rechaçou completamente a hipótese de que a graviola (ou seu chá de folhas) cure o câncer. Relembre o que foi escrito:

Depois da repercussão do áudio, o próprio médico teve que vir às redes sociais para desmentir a história. Por meio de sua conta no Facebook, ele afirmou que não é o autor do áudio, que (como médico oncologista) nunca diria que a graviola cura câncer e que registrou um boletim de ocorrência sobre o boato. Leia a mensagem publicada por ele:

E a quem mais possa interessar, venho comunicar um ocorrido envolvendo meu nome e credenciais médicas de formação e CRM nas redes sociais. Fui surpreendido neste final de semana, dia 22 de abril de 2018, com a informação de que um audio, referente a tratamento de câncer com graviola ou folhas de chá de graviola, bem como outras informações infundadas referentes a imunidade humana, AIDS e Hipertensão Arterial, descontaminação de alimentos com IODO, enfim, uma gama de informarções em formato de entrevista, aparentemente para uma rádio. […]

Informo com veemência que não sou eu o autor, divulgador ou que tenha qualquer ligação com o audio referido. Gostaria também de enfatizar neste documento que na qualidade de Cirurgião Oncológico, sou totalmente contra o conteúdo veiculado no audio, e para referências futuras, contra qualquer tipo de medicina alternativa ao tratamento convencional como substituição ao tratamento do câncer, a menos que devidamente testada e aprovada por órgãos competentes e com extensos trabalhos científicos e pesquisas, com a ressalva óbvia dos protocolos de pesquisa cientifica das grandes instituições de referência no assunto.

Informo também que as medidas legais estão sendo tomadas e uma investigação já foi iniciada, e anexo também deixo aqui cópia autenticada do boletim de ocorrência lavrado nesta data com natureza de Falsidade ideológica e Crimes contra a fé pública , tornando também a partir deste momento crime a veiculação do audio com a vinculação ao meu nome. Reitero meu repudio tanto ao conteúdo do audio veiculado como a falsa atribuição ao meu nome, não interessando o intuito ou crenças do autor. […]

É importante citar que, desde a última vez que desmentimos essa tese de que a graviola cura o câncer, nada de novo ocorreu. Nem houve um estudo que comprovasse tampouco as mensagens que estão circulando se modificaram.

Resumindo: a história que aponta que a graviola cura o câncer é falsa. Tratam-se de boatos que já circulavam na internet há algum tempo e que, por algum motivo, voltaram a circular por aí. Não acredite nesta (grave) mentira e não a compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet