Graviola cura câncer e é mais eficiente que quimioterapia #boato

Boato – Graviola é um remédio muito mais forte do que a quimioterapia e ajuda na cura do câncer.

Você já deve ter ouvido falar em vários alimentos que previnem o câncer, e também outros que causam a doença. Desde aquela sua vizinha que diz que você deve consumir determinado produto, até aqueles textos na internet com dicas bizarras. O boato da vez fala que o câncer tem cura e que a solução é a graviola.

Um texto que se espalha pela internet diz que a graviola é um produto capaz de matar células cancerosas e é mais eficaz que quimioterapia. A cura mágica ou a prevenção seria pelo suco de graviola. Quem precisasse, deveria plantar a árvore de graviola em sua casa, pois outras partes da fruta também seriam úteis.

O texto diz que a fonte da informação era um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que teria feito mais de 20 testes de laboratórios que revelaram que o alimento destrói as células malignas em 12 tipos cancros, como cólon, mama, próstata, pulmão, pâncreas entre outras.

O texto reforça que o sabor da fruta é agradável e que não produz efeitos colaterais como, por exemplo, na quimioterapia. Além disso, a planta agiria como um espectro de agente antimicrobiano contra infecções bacterianas, seria eficaz contra parasitas internos e vermes.

O tal estudo afirma que os compostos da árvore de graviola se mostrou 10.000 vezes mais eficaz na diminuição de células de cancro que o produto da adriamicina, um fármaco quimioterapêutico, tipicamente usado em todo o mundo. Ao final do texto diz “Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201”. O texto, na íntegra, pode ser lido aqui.

Não é a primeira vez que informações como essas são divulgadas na internet. Um caso semelhante é a notícia falsa “limão congelado cura câncer”, que foi desmentida aqui no Boatos.org. E muitos aspectos do texto levam a desacreditar nas informações. A notícia cita uma possível pesquisa de um tal “Instituto de Ciências da Saúde”, porém, não diz qual instituição essa entidade representa. E um estudo tão importante deveria ser reconhecido internacionalmente.

O UOL  também divulgou que o consumo de graviola no combate ao câncer não tem comprovação científica. No máximo, a fruta poderia ser utilizada como coadjuvante no tratamento do câncer. Pode até ser que a graviola e derivados sirvam como remédio de alguma coisa, mas nenhuma relação direta com o câncer foi comprovada.

Ou seja, mais um texto falso compartilhado pelos usuários nas redes sociais e que se trata de um assunto sério, que é a doença do câncer. Por isso, sempre é importante conferir a veracidade das informações e estudos, que são divulgados por aí.

Compartilhe este artigo:

4 comentários em “Graviola cura câncer e é mais eficiente que quimioterapia #boato

  • 15/05/2018 em 04:30
    Permalink

    Na verdade os textos surgiram de uma reportagem da globo narrada pelo reporter Jorge Pontual e feita nos EUA (Texas) e na Alemanha. Não estou dizendo que é verdade ou mentira, mas acho que a pesquisa de vocês foi superficial.

    Resposta
  • 24/04/2018 em 03:12
    Permalink

    Vi essa informação que a folha da graviola está sendo usada e comprovadamente 10.000 vezes mais eficiente que o melhor fármaco na luta contra câncer no Globo Repórter e esse vídeo encontra-se disponível no YouTube. Não vi a Fake, mas imagino que seja prematuro ou irresponsável falar sobre a eficiência ou não do consumo de uma fruta contra uma doença tão terrível.

    Resposta
    • 05/07/2018 em 13:42
      Permalink

      Tá de parabéns!!!
      Pode ser um gesto estratégico dos grandes produtores de medicamentos, que enriquecem diante do sofrimento do ser humano.
      Se não fizer bem, mal certamente não fará.

      Resposta
  • 17/03/2017 em 01:41
    Permalink

    Desejo que enviem as novas publicações para mim. Obrigada.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)