Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Governador Paulo Câmara anunciou lockdown em Pernambuco em 02/11 #boato

Governador Paulo Câmara anunciou lockdown em Pernambuco em 02/11 #boato

Governador Paulo Câmara anunciou lockdown em Pernambuco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador Paulo Câmara anunciou lockdown em Pernambuco em 02/11 para conter o avanço do coronavírus. A decisão veio após aglomerações, comícios e carreatas no estado, que acarretaram o aumento de casos de Covid-19.

Apesar de o Brasil ainda estar sem previsão de sofrer uma segunda onda da Covid-19, o que, segundo especialistas, ocorreria somente após um primeiro pico infeccioso agudo da doença, seguido de uma queda substancial no número de casos e mortes (quase zero), algumas pessoas já se mostram preocupadas com a situação. Aproveitando-se disso, os engraçadinhos que gostam de espalhar hoaxes nas redes sociais começaram algo que fazem muito bem: criar notícias falsas sobre suposta paralisação total em alguns estados brasileiros.

A mais recente dessa categoria é uma publicação que está circulando no Facebook que diz que o governador Paulo Câmara teria anunciado um lockdown em Pernambuco a partir de 02/11. Em vídeo, o gestor aparece explicando que os casos de Covid-19 triplicaram no estado em curto prazo e que, por isso, estaria prorrogando a proibição de acesso às praias e parques (incluindo calçadões) para garantir o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus.

Junto à medida, Câmara confirmou ainda que o governo estaria realizando testes e distribuindo mais equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do estado, além de iniciar a produção própria de álcool em gel. Confira, a seguir, o vídeo em questão e as versões dos textos das publicações que estão o cacompanhando:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Após aglomeração comícios e carreatas o governador Paulo câmara afirma ter novos casos em Pernambuco da Covid 19 Versão 2: Novas medidas do Gov. Paulo Câmara para conter o avanço do novo Corona Vírus.

Governador Paulo Câmara anunciou lockdown em Pernambuco em 02/11?

O vídeo viralizou e deixou internautas até mesmo de outros estados em alerta para o anúncio de uma segunda onda da Covid-19 no Brasil e fechamento total das atividades. No entanto, a história não procede.

Para começar, as versões da mensagem que estão acompanhando o vídeo carregam todas as características de fake news: são vagas (não fornecem a data do suposto anúncio de Paulo Câmara), alarmistas (têm o intuito de preocupar a população com algo que não tem previsão de acontecer), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, boatos sobre supostos “anúncios de governadores” não são nada incomuns na internet. Inclusive, nossa equipe já desmentiu alguns deles, como, por exemplo, o que dizia que governadores de SP, RJ, PE, MA, PR, etc. teriam anunciado Lei Seca; outro de que o governador da Bahia teria anunciado a liberação do uso de cloroquina após as 100 mil mortes por Covid-19; e até um mais antigo sobre o governador do Espírito Santo ter anunciado abono de R$ 2.500 para servidores públicos do estado.

E, assim como nestes casos, desconfiamos da notícia logo de cara, uma vez que Pernambuco não teve casos da doença triplicados, como aponta a publicação. Ao contrário disso, o estado continua em queda nos números de infecções e mortes por Covid-19, junto com outros 14 estados e o Distrito Federal, de acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa divulgado nessa segunda-feira (2) pelo portal G1.

Além disso, ao buscarmos pelo tal anúncio do governador Paulo Câmara, nada encontramos. Em vez disso, achamos um desmentido do governo de Pernambuco em sua página oficial no Facebook sobre o assunto, informando que o vídeo é antigo e foi postado nas redes sociais oficiais de Câmara em 6 de abril. Ou seja, o conteúdo foi compartilhado fora do contexto para enganar os internautas. Leia a nota:

É ANTIGO o vídeo que circula nas redes sociais com o Governador Paulo Câmara falando sobre novas medidas de prevenção do Novo Coronavírus e detalhando informações sobre a evolução da pandemia em Pernambuco, além de medidas de prevenção e intensificação do isolamento. O vídeo em questão foi postado no dia 6 de abril deste ano em suas redes sociais oficiais. Não compartilhe fake news. Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais!

Resumindo: A publicação que dá conta de que o governador Paulo Câmara teria anunciado lockdown em Pernambuco em 02/11 não é verdadeira. O vídeo que está sendo compartilhado com a fala do gestor é antigo, de abril deste ano, e não há qualquer informação recente sobre anúncio de lockdown no estado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK