Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola causaram problemas nos rins e tumores em 23 pessoas #boato

Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola causaram problemas nos rins e tumores em 23 pessoas #boato

Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola causaram problemas nos rins e tumores em 23 pessoas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – 23 pessoas foram internadas no Hospital das Clínicas com tumores no reto e falta de atividade renal após beber Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola.

Nem bem terminamos o primeiro mês do ano e já podemos cravar que 2020 não tem sido fácil para as indústrias de bebidas. Depois do caso da contaminação das cervejas da empresa Backer, o que não tem faltado na internet são alertas relacionados à qualidade de bebidas. A grande maioria deles não procedem. Dentre estes, há alguns que, inclusive, se encaixam na categoria de clássicos.

Uma dessas histórias fala de um caso que teria acontecido na cidade de São Paulo. De acordo com um texto que insiste em viralizar na internet, 23 pessoas foram internadas no Hospital das Clínicas após beberem os refrigerantes Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola. O texto cita médicos do Instituto Fleury e fala sobre as supostas substâncias encontradas nos refrigerantes. Leia:

ALERTA: ATENÇÃO: Alguns doentes estão internados no Hospital das Clínicas de São Paulo e Rio de Janeiro e foram os proprios que fizeram este relato! Por favor leiam e repassem esta informação… ALERTA GERAL Não bebam FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA Notaram que a propaganda parou… Por quê? Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será??? Estamos repassando a mensagem abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes. Esta mensagem está sendo repassada dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga de confiança.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: Falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto (ânus) . Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade das substancias, Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante. A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente.
Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila. Monique Freitas Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria. Por favor, não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem!!! Grata!

Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola causaram problemas nos rins e tumores em 23 pessoas?

O que não faltou na internet foi gente compartilhando a informação (principalmente após o “caso Backer”). Mas será mesmo que essa história que aponta pessoas foram internadas após beber Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Esse é mais um daqueles casos que já foram desmentidos em inúmeras ocasiões aqui no Boatos.org. Só nas versões “Fanta e Coca”, já falamos sobre o assunto em 2013 e 2015. Isso sem contar no vídeo que gravamos em 2017. Por isso mesmo é que vamos relembrar o que foi dito. Sempre frisando que o que valia naquelas ocasiões vale para hoje.

2013: – Ao procurar no Google sobre o assunto, não se vê nenhum artigo em sites de notícias. Um fato como o do suposto câncer em massa esse viraria notícia facilmente. 

– A mensagem é escrita com linguagem extremamente coloquial com muitos pontos de interrogação, três pontos, erros no uso de maiúsculas e minúsculas e falhas de pontuação.

– As substâncias Fenofinol, Almeido e Voliteral, que foram citadas como responsáveis pelas doenças, não existem.

– Ao contrário do que foi citado, a Coca-Cola não reconheceu o problema. Inclusive, a empresa mantém uma nota no site oficial sobre os boatos relacionados à Fanta Uva.

2015: O primeiro ponto está justamente no boato ter muito tempo e sempre ser modificado. Se fosse uma história séria, ela não mudaria com o tempo. Para além, disso, note que os elementos citados no texto (Fenofinol, Almeido e Voliteral) não existem. São todos inventados pela mente brilhante que criou o boato.

Para além disso, a Coca-Cola não admitiu o problema e tampouco paralisou com a propaganda. Se você assiste TV, vai trombar com alguma propaganda de refrigerantes da marca. Resumindo: o consumo excessivo de refrigerantes até pode fazer mal, mas a história de que pessoas foram internadas com tumor no reto após beber Fanta e Coca é totalmente falsa. Mais um dos clássicos boatos da internet.

Resumindo: a história que aponta que 23 pessoas foram internadas no Hospital das Clínicas após beberem os refrigerantes Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola é falsa. Não passa de mais um boato desmentido em algumas oportunidades por aqui, mas que, mesmo assim, continua circulando na internet.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2GFiHVj
Marcações: