Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola #boato

Boato: Vinte e três pessoas foram internadas após beberem Fanta e Coca-Cola. Elas estavam com falta de atividade renal e tumores.

Entre os tipos de boatos que circulam na internet, existe aquela categoria de história que circula, é desmentida e depois volta a circular após sofrer uma pequena modificação. É o caso da história de hoje. Em 2013, o Boatos.org publicou um texto desmentindo a informação de que o refrigerante Fanta Uva causava câncer e problemas nos rins. À época, nós havíamos indicado que o texto circulava desde 2006.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Pois então. Em 2015, o boato voltou a viralizar na web. Porém, a Fanta Laranja e a Coca-Cola passaram a ser citadas na história. Assim como no boato de 2013 (e no de 2006), o texto conta que 23 pessoas haviam sido internadas no Hospital das Clínicas e as pesquisas apontavam que elas estavam com grandes quantidades de Fenofinol, Almeido e Voliteral. Leia o texto, que desta vez também circulou pelo WhatsApp, além de blogs e redes sociais:

Assista ao desmentido em vídeo

<< ALERTA GERAL

Não beba FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA

A propaganda parou… Por quê? Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga. Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Monique Freitas

Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria. Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem. Não custa nada fazer nossa parte.

Pois bem gente. Não vamos discutir se o consumo de refrigerantes é saudável ou não (até porque tudo em excesso faz mal, não é cidadão?). Mas agora, os elementos contidos no texto podem ser totalmente refutáveis.

O primeiro ponto está justamente no boato ter muito tempo e sempre ser modificado. Se fosse uma história séria, ela não mudaria com o tempo. Para além, disso, note que os elementos citados no texto (Fenofinol, Almeido e Voliteral) não existem. São todos inventados pela mente brilhante que criou o boato.

Para além disso, a Coca-Cola não admitiu o problema e tampouco paralisou com a propaganda. Se você assiste TV, vai trombar com alguma propaganda de refrigerantes da marca. Resumindo: o consumo excessivo de refrigerantes até pode fazer mal, mas a história de que pessoas foram internadas com tumor no reto após beber Fanta e Coca é totalmente falsa. Mais um dos clássicos boatos da internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Fábio Melo de Ávilla. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

17 comentários em “Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola #boato

  • 22/04/2016 em 01:16
    Permalink

    É CORNO ;É VIADO;E FILHO DE RAPARIGA ;OS QUE NÃO TEEM O QUE FAZER E POSTAM ESSES COMENTÁRIOS SOBRE A COCA – E FANTA SERIA BOM SER PROSSESSADOS E LEVAREM PAU NA BUNDA PRA LARGAR DE SER VAGABUNDOS. SE ACHOU RUIM SE LASQUEM.

  • 13/04/2016 em 16:44
    Permalink

    Holy shit
    Pior é a ignorância daqueles que repassam sem ao menos pesquisar no google.
    E para aqueles que estão comentandp aqui mesmo com indagações sobre se é verdade: não, caramba! O próprio texto já diz.
    Além disso, se isso ocorresse, haveriam meioa de comunicação muito mais formais do que o essas redes sociais pelas quais recebemos correntes noite e dia. Reparem nos erros de português, isso ajuda a identificar boatos mal elaborados.

  • 12/04/2016 em 22:22
    Permalink

    Simples! O corante é veneno sempre! Foi lançado um fio dental sabor uva, de renomada marca com o qual tive problemas. Acionei a empresa. Foi o tempo de recolher e não mais vi no mercado!
    Não é só refrigerante, os sucos envasados nada têm de natural!
    Até o suco que nós mesmos preparamos têm que ser utilizados logo, não devem ser guardados por horas, nem na geladeira.

  • 29/02/2016 em 14:32
    Permalink

    Não é obra do diabo, santa ignorância, é obra da química humana mesmo.

  • 19/02/2016 em 14:32
    Permalink

    Refrigerante nenhum presta mesmo,se for ver também q q não faz mal hj em dia.a maioria dos alimentos vem conservantes,frutas e verduras com agrotóxicos. Em fim tamo lascado.RS.Mais de pra evitar bastante coisa para o bem da saúde.

  • 14/01/2016 em 15:44
    Permalink

    E quanto à tal doutora Monique? NAda em relação à ela foi citado!

  • 03/12/2015 em 19:37
    Permalink

    não ta passando msm propagandas da coca nem das fantas e nem kuat… e a nova propaganda da coca parece mais q ela quer se defender de algo.

  • 11/10/2015 em 01:54
    Permalink

    há muito tempo num tomo essas porcarias e aviso todos os meu amigo a não tomarem, tudo isso, essa formula maldita de satanás para um certo controle populacional… além de destruir o organismo, sistema imunológico,digestórios e outros, acaba o ph do sangue, tornado seu corpo ácido ambiente perfeito pro cancer!..
    Tô fora de refrigerante em geral tudo obra do diabo..

    • 22/04/2016 em 01:21
      Permalink

      FABIO MUNIZ VÇ É CORNO VOU TOMAR UMA FANTA JUNTO COM SUA MULHER OU SUAS IRMÃS E NU DE PAU DURO…CORNO DA PESTE!!!!! DOIDO. VIADO DA PESTE…MISERAVEL..INFELIZ DAS COSTAS OUKA!!!!!VAGABUNDO DESGRAÇADO .TOME NU CU ..LADRÃO SEBOSO PORCARIA E O QUER VÇ É. SEU PESTE!!!! SE ACHOU RUIM FODA-SE EMBAIXO DE UM CABALO.BANDIDO.

      • 22/04/2016 em 01:23
        Permalink

        VÇ É UM VERDADEIRO FILHO DESATANÁS..FORA DIABO..DA PESTE!!!! ORE SEBRE OS ALIMENTOS E ELES TRARÃO BENEFICIOS..SEU DESGRAÇADO.

  • 10/07/2015 em 16:30
    Permalink

    Estes 3 refrigerantes podem sim causar problemas, mas devido aos corantes carmim, amarelo e caramelo (entre outros). São altamente carcinogênicos com uso constante e a longo prazo. Lembrando que não é somente nos refrigerantes que fazem parte estes tipos de corantes. Alguns países até proíbem o uso de certos corantes, obrigando a trocarem por corantes mais naturais.

  • 02/06/2015 em 01:32
    Permalink

    qualquer refrigerante fas mal

    • 22/04/2016 em 01:27
      Permalink

      AILTON DOIDOP O UNICO REFRIGERANTE QUE NÃO FAZ MAL É O COADO NA CAÇOLA DE SUA MÃE AQUELA PUTA VEIA DO CU CHEIO PÉIA. DOIDO DA PESTE!!

  • 15/05/2015 em 15:05
    Permalink

    Acabei de receber esse mesmo texto, mas agora falando da cerveja Skol.

    Essas 23 pessoas são azaradas hein? Haha

    • 22/04/2016 em 01:24
      Permalink

      FERNANDO CONCORDO TODA BEBIDA ALCÓLICA TEM PACTO COM O DIABO!!!!!!

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)