Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fanta Uva causa câncer e problema nos rins #boato

Fanta Uva causa câncer e problema nos rins #boato

Boato – Beber Fanta Uva causaria problema nos rins e tumores no reto. Essa história foi atualizada em maio de 2015. Confira a versão mais atualizada da história aqui: 

Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola #boato

Um boato criado no início dos anos 2000 periodicamente volta à internet. Trata-se da história da popular bebida que pode levar alguém à morte. Neste boato, o “veneno” da vez é a Fanta Uva (refrigerante de uva da Coca-Cola). De acordo com o texto que circula na web, o refrigerante causaria problemas nos rins e tumores no reto.

O boato da Fanta Uva surgiu no ano de 2006, mas em julho de 2013 voltou a ser compartilhado no Facebook. Uma das postagens que alertava para o perigo teve nada menos do que 20 mil compartilhamentos em 12 horas. Leia a mensagem que tem circulado na rede social:

Assista ao desmentido em vídeo

ALERTA GERAL ATENÇÃO” FANTA UVA!!!! A propaganda parou… Porque??????? Reparem… a propaganda quase não se vê mais na mídia… Por que será??? Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem este refrigerante: Fanta Uva. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.

Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr.Paulo José Teixeira, formado pela USP e especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante. A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.…. Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem….

Boato sobre perigos da Fanta Uva é falso

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O consumo de refrigerantes em excesso pode sim causar problemas de saúde em longo prazo. Afinal, pode causar obesidade e acarretar em doenças como o diabetes. Porém, afirmar que a Fanta Uva causa câncer já é exagero. Mesmo que a mensagem tivesse nexo, muitos indícios a apontam como hoax. Vamos a eles:

– Ao procurar no Google sobre o assunto, não se vê nenhum artigo em sites de notícias. Um fato como o do suposto câncer em massa esse viraria notícia facilmente.

– A mensagem é escrita com linguagem extremamente coloquial com muitos pontos de interrogação, três pontos, erros no uso de maiúsculas e minúsculas e falhas de pontuação.

– As substâncias Fenofinol, Almeido e Voliteral, que foram citadas como responsáveis pelas doenças, não existem.

– Ao contrário do que foi citado, a Coca-Cola não reconheceu o problema. Inclusive, a empresa mantém uma nota no site oficial sobre os boatos relacionados à Fanta Uva.

Assista também: 6 fake news sobre bebidas que circulam na internet