Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Exame de mamografia causa câncer de tireoide #boato

Exame de mamografia causa câncer de tireoide #boato

Exame de mamografia causa câncer de tireoide, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médicos como o Dr. Oz e Dráuzio Varella revelaram que fazer exame de mamografia aumenta o risco de câncer de tireoide.

Todos os anos, o mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa. Felizmente, a conscientização tem feito com que mulheres atentem para a importância de um diagnóstico rápido para aumentar a chance de cura do câncer de mama. Infelizmente, já fazem alguns anos que uma mensagem insiste ir na contramão do movimento.

Um texto, inicialmente atribuído ao “Dr. Oz” (médico conhecido na TV norte-americana) e, mais recentemente, citando o Dr. Dráuzio Varella, aponta que o exame de mamografia poderia causar câncer de tireoide. Leia as duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Perigo na MAMOGRAFIA!!! Recebemos e estamos repassando. É bom saber! Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireoide. E observou que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia. Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

E muitos não levam em conta sobre isso !!! Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireoide, no caso da Mamografia. A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de proteção. Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas pacientes e ela respondeu: – Não sei. Devem solicitá-lo!!!

*ENTÃO, SOLICITEMOS!!!! * *É UM DIREITO NOSSO QUE NÃO SABEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO CUMPREM, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.* Por favor, compartilhe para que não somente você saiba desse assunto, mas possa ajudar outras mulheres também na sua prevenção. VAMOS NOS PROTEGER!!!!!

Versão 2:Olha que absurdo. Na quarta-feira, o Dr. Varela fez um programa mostrando o porquê do câncer da tireóide está se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias. No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena PESTANA que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tireóide). Normalmente não é usada.

Há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias… mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: “Não sei, mas basta pedi-lo”. ABSURDO!!

Eles sabem, mas sao orientados pelos patroes da Mafia Medica a nao oferecerem para diminuir custos. Agora eu me pergunto: como é que eu me lembraria de pedir, se não tivesse visto aquele programa? Agora, voce que esta lendo ja sabe, espalhe e exija os seus direitos!!

Compartilhe esta informação com suas AMIGAS e AMIGOS, peçam para que ELES tb ajudem a divulgar para suas mães, irmas, primas, esposas, namoradas, vizinhas, amigas, enfim!! E que eles peçam para todos fazerem o mesmo e divulgar Tb pelas ruas, trabalho, etc. Quanto maior número de mulheres informadas, mts vidas serao poupadas!!

Exame de mamografia causa câncer de tireoide?

Não demorou muito para a mensagem, infelizmente, se espalhar em pleno 2021 na Internet. Porém, trata-se de uma notícia falsa desmentida no Boatos.org lá em 2013 (nosso primeiro ano) e em xxx. Relembre o que escrevemos no último desmentido:

Como falamos anteriormente, este mesmo texto circulava como do Dr. Oz e há muito tempo. Então, não há como uma pessoa ter visto o Dr. Dráuzio falar sobre isso. Até porque ele fala o oposto disso quando se trata de mamografia. Assiste o vídeo aí:

Varella aponta que o exame é uma das grandes armas contra o câncer de mama já que consegue verificar tumores em tamanho bem menos do que um exame de toque. Ele recomendou que o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Se a mulher tem casos na família, a partir dos 30.

Ok. Dráuzio não disse nada sobre câncer e mamografia. Mas afinal, há riscos? A resposta é não. Para solucionar o caso de fato, releia o nosso desmentido lá de 2013. Está logo abaixo:

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Deu para se convencer que a história é definitivamente falsa. Não importa se com o Dr. Oz ou com Dráuzio Varella como “fonte”. Por isso, aproveite o Outubro Rosa e vai fazer o seu exame. Só cuidado com os boatos de exames gratuitos.

Resumindo: além de o Dr. Oz e Dráuzio Varella não terem afirmado que o exame de mamografia causa câncer de tireoide, a alegação que circula na mensagem não só não procede como também é antiga e já foi desmentida por aqui e em outros locais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: