Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Enxofre do alho previne e cura o coronavírus (Covid-19) #boato

Enxofre do alho previne e cura o coronavírus (Covid-19) #boato

Enxofre do alho previne e cura o coronavírus (Covid-19), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Comer um dente de alho por dia ajuda a repor o enxofre, previne o coronavírus e cura a Covid-19.

Lá na primeira “fase” das fake news sobre o coronavírus, um dos assuntos mais recorrentes eram receitas de curas milagrosas para a doença. Esse tipo de boato deu lugar a outros relacionados (mais ligados ao debate político no país a e Covid-19), mas não se encerrou.

A última receita que surgiu na internet estaria relacionada ao enxofre. Para conseguir “repor o enxofre” seria preciso apenas comer um dente de alho por dia. Ao contrário da maioria dos casos (em que a história brota de anônimos), a receita surgiu em um vídeo com a participação (involuntária, diga-se de passagem) do presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo de uma mulher falando para o presidente havia encontrado a cura contra a Covid-19 viralizou na internet e chegou a ser citada pela mídia. Na filmagem, a mulher diz ter falado com Deus e apontou que a cura e a prevenção da doença está em comer um dente de alho todos os dias. O motivo seria a reposição de enxofre. No vídeo, o presidente (meio constrangido) fala para “marcarem uma hora no Ministério da Saúde” para ela.

Enxofre do alho previne e cura o coronavírus (Covid-19)?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A grande maioria das pessoas não levou muito a sério a descoberta da mulher. Mas se você não foi uma dessas pessoas e acha que a cura da Covid-19 está em comer um dente de alho todos os dias, saiba que a informação que aponta que o enxofre do alho cura o coronavírus não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Apesar de o presidente ter falado em “reunião” no Ministério da Saúde, é muito provável (assim esperamos) que, se a reunião existir, os técnicos do Ministério da Saúde vão dizer a senhora que “não há medicamento ou produto que, comprovadamente, cure ou previna o coronavírus”. O Ministério já falou isso, a OMS fala isso e até nós já fizemos um alerta sobre o assunto:

É importante citar que não é primeira vez que estamos aqui para derrubar a tese de que o alho cure o coronavírus. Já desmentimos a informação falsa que apontava que alho, açafrão e limão preveniriam a Covid-19 e que um médico chinês falou em alho com água quente para curar a doença.

Vale dizer que, depois da declaração da mulher e do presidente, veículos de mídia desmentiram a informação. O Metrópoles apontou que o enxofre pode ser, inclusive, tóxico. A Exame e o Fato ou Fake reforçaram que não há comprovação de que o elemento seja eficaz contra a doença.

Resumindo: a história que aponta que alho e o “enxofre contido nele” curam e previnem a Covid-19 é falsa. Infelizmente, a solução para a doença não é tão simples. Por enquanto, a orientação continua sendo evitar o contato social, usar máscaras e higienizar as mãos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp