Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dipirona S/500 da Venezuela vem com vírus Marburg que é mortal #boato

Dipirona S/500 da Venezuela vem com vírus Marburg que é mortal #boato

Dipirona da Venezuela está contaminada com vírus mortal, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – A rádio Nacional da Venezuela alerta que o novo dipirona S/500, vindo do país, está com o vírus Marburg (que é mortal). Remédio contaminado está chegando ao Brasil.

Já falamos algumas vezes que uma das principais características de uma fake news é o caráter vago da mensagem. Falamos isso porque quando a mensagem é muito vaga, ela tem mais chances de continuar viralizando por tempos a fio. É o caso de uma mensagem que já rompeu o limite de “clássico” aqui no site.

De acordo com um vídeo (que na realidade é um áudio de WhatsApp sobreposto a imagens), a Venezuela informou que a Dipirona S/500, uma nova dipirona, está vindo com o vírus Marburg, que é mortal. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

IMPORTANTE!! DIVULGUE ANTES QUE O GOVERNO TIRE ESSE AVISO DE CIRCULAÇÃO! Novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus! Rádio Nacional de Venezuela: AVISO URGENTE!!! Cuidado NÃO TOME o NOVO DIPIRONA que vem escrito S/500. É um novo dipirona importado da Venezuela , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Marburg”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

*ALERTE SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS!*‼ Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas….. Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos.. #REPASSANDO

Dipirona S/500 da Venezuela vem com vírus Marburg que é mortal?

Em pleno 2022, a história começou a se espalhar com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que a dipirona S/500, vinda da Venezuela, está com um vídeo mortal. Já desmentimos essa história algumas vezes. Como o primeiro desmentido nosso (lá de 2017) continua valendo para hoje, relembre o que escrevemos:

Confira o desmentido em vídeo

 

Não é preciso nem ir muito longe para desvendar esta história. Quem acompanha o Boatos.org sabe que o alerta é uma versão piorada de outro boato que engana muita gente: o do vírus Machupo no Paracetamol.

Há só algumas adaptações no novo boato. Em vez de Paracetamol, o texto cita Dipirona. Em vez de P/500, o texto cita S/500. Em vez de Angola, o texto cita Venezuela. Em vez de Machupo, o texto cita Marburg.

Só para terminar, a mensagem manda o usuário para um site que só publica boatos e é do mesmo grupo de sites que “pescam” usuários no WhatsApp com mensagens chamativas, com direito a muitos emojis e, claro, sempre falsas.

Resumindo: a história que aponta para a “nova dipirona S/500 infectada da Venezuela” é falsa. Trata-se de uma fake news que circula na internet desde 2017 e teve que ser desmentida novamente por aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: