Dipimed, a dipirona da Venezuela, está com vírus Marburg #boato

Boato – Cuidado com o remédio Dipimed. É a dipirona que vem da Venezuela e contém o vírus Marburg, que é mortal.

Voltando à temporada de “boatos requentados”, uma história que envolve saúde e imigração recomeçou a viralizar na internet. De acordo com um áudio que circula no WhatsApp, a nova dipirona vinda da Venezuela está infectada com um vírus mortal. Junto ao áudio, há uma foto do remédio Dipimed.

No áudio, o sujeito, que não se identifica, aponta que a Rádio Nacional da Venezuela deu um aviso urgente sobre a Dipirona da Venezuela: ela estaria com o vírus Marburg. Ao final, o áudio pede que você compartilhe a mensagem com os amigos. Escute o áudio e leia a transcrição:

IMPORTANTE!! DIVULGUE ANTES QUE O GOVERNO TIRE ESSE AVISO DE CIRCULAÇÃO! Novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus! Rádio Nacional de Venezuela: AVISO URGENTE!!! Cuidado NÃO TOME o NOVO DIPIRONA que vem escrito S/500. É um novo dipirona importado da Venezuela , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Marburg”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade.

*ALERTE SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS!*‼ Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas….. Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos.. #REPASSANDO

Dipimed, a dipirona da Venezuela, está com o vírus Marburg?

A tal história deixou muita gente assustada (tanto com a dipirona S/500 como com a Dipimed). Mas será que o tal alerta procede? Não só não procede como a história é a reciclagem de um boato antigo que falava “apenas” na Dipirona S/500. Como o que foi dito vale também para o Dipimed, que nada mais é do que uma marca de dipirona, lê aí a nossa explicação (adaptada para o nosso texto de hoje) e assista ao vídeo:

Não é preciso nem ir muito longe para desvendar esta história. Quem acompanha o Boatos.org sabe que o alerta é uma versão piorada de outro boato que engana muita gente: o do vírus Machupo no Paracetamol.

Há só algumas adaptações no novo boato. Em vez de Paracetamol, o texto cita Dipirona. Em vez de P/500, o texto cita S/500. Em vez de Angola, o texto cita Venezuela. Em vez de Machupo, o texto cita Marburg

Só para terminar, a mensagem manda o usuário para um site que só publica boatos e é do mesmo grupo de sites que “pescam” usuários no WhatsApp com mensagens chamativas, com direito a muitos emojis e, claro, sempre falsas.

Há mais dois pontos importantes para sacramentar a farsa: 1) O conteúdo do áudio é idêntico ao do site de fake news que viralizou falando da dipirona S/500. Toda a base para a história desmentida hoje, vem de um boato que, por sua vez, também é cópia e adaptação de outro boato (que salada). 2) Não é possível que um vírus fique vivo em um comprimido.

Resumindo: a história que aponta que a Dipimed é uma dipirona vinda da Venezuela que contém um vírus chamado Marburg é falsa. O áudio que circula online uma adaptação de um boato já desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Dipimed, a dipirona da Venezuela, está com vírus Marburg #boato

  • 08/11/2018 em 06:42
    Permalink

    Pois minha funcionária tomou e passou mal

    Resposta
  • 07/11/2018 em 13:00
    Permalink

    Boa tarde.,Fico feliz e aliviada por ter esse site que tira as nossas dúvidas. Mas…. o estrago fica , devemos consultar antes de repassar algo . Parabéns e obrigado.

    Resposta
  • 05/11/2018 em 22:22
    Permalink

    É bom ter um site como o boato.org, para esclarecer notícias falsas. Fica-me a dúvida se, pessoas que consomem remédio por conta própria, estão lendo este alerta.
    Melhor seguir orientação médica, mesmo que seja de um posto de saúde ou do próprio farmacêutico, que normalmente está no balcão da farmácia.

    Resposta
  • 05/11/2018 em 21:23
    Permalink

    Recebi pelo whatsapp, um vídeo falando da dipirona DIPIMED, fiquei apavoradíssima, pois meu esposo comprou em uma farmácia aqui perto de casa. Gostaria de saber a verdade! Devo levar o meu filho a um hospital e fazer exames???
    Quais?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)