Dinamarca proibiu vacina contra Covid-19 para população com menos de 50 anos #boato

Boato – O governo da Dinamarca suspendeu a vacinação contra a Covid-19 para população com menos de 50 anos. A decisão está baseada em dados sobre a Covid-19 e vacinas.

Em janeiro de 2021, acompanhamos a histórica reunião da Anvisa que autorizou o uso de vacinas contra Covid-19 no Brasil. Naquele domingo, 17 de janeiro de 2021, a primeira vacina foi aplicada no país. Embora esteja próximo de completar 2 anos, muita gente ainda tem dúvidas sobre se vacinar contra a doença.

Declarações do presidente Jair Bolsonaro, que minimizam a importância da vacina, desinformação e grupos antivacina alimentam as desconfianças sobre os imunizantes.

Esse cenário de desconfiança e crise fez com que uma notícia sobre o uso de vacinas na Dinamarca ganhasse força na Internet. A mensagem afirma que o país proibiu o uso das vacinas para pessoas com menos de 50 anos. O texto destaca ainda o sistema de saúde do país e fala em dados da Covid-19. Leia no trecho:

Dinamarca agora proíbe vacinas contra COVID para pessoas com menos de 50 anos. Dinamarca agora proíbe vacinas contra COVID para pessoas com menos de 50 anos. De acordo com o jornalista investigativo, a decisão de Copenhague é “particularmente significativa porque a Dinamarca tem um excelente sistema nacional de saúde e coletou agressivamente dados sobre COVID-19 e vacinas”.

Dinamarca proibiu a vacina contra Covid-19 para população com menos de 50 anos?

Apesar dos esforços da imprensa e agências de checagem (inclusive desta que voz fala) para combater a desinformação, as fake news continuam entre nós. E, nesse caso, a história não foi diferente. Continue lendo e entenda o porquê.

Com poucos detalhes, um texto vago e sem fontes confiáveis, a mensagem levanta suspeitas. Sem contar com o enredo da mensagem que se assemelha a notícias que já circularam pelas páginas do Boatos.org, como no caso em que o presidente da Croácia suspendia o uso das vacinas e no que a vacinação universal teria sido anulada pela Suprema Corte dos EUA.

Mais uma lida e percebemos que o site apresentado como fonte da informação é uma página fã de conteúdo negacionista do exterior, e mais o mesmo site já lançou diversas fake news sobre o assunto.

Ao buscar em fontes confiáveis, não encontramos nada sobre o assunto. Ao contrário, há um desmentido. O Health Feedback desmentiu a informação e explicou que o caso é fruto de uma interpretação equivocada de uma recomendação divulgada no país.

O site informa ainda que mais de 80% da população da Dinamarca foi vacinada contra a Covid-19 até abril de 2022, e que agora as doses de reforço estão sendo oferecidas a grupos de risco para aumentar a proteção contra casos graves e óbitos, pois a possibilidade de aumento das infecções durante o outono e inverno.

Em resumo: a Dinamarca não proibiu a aplicação de vacinas em pessoas com menos de 50 anos. A história surgiu a partir de uma interpretação equivocada de uma recomendação divulgada pelo país. Ou seja, tudo fruto da imaginação dos negacionistas!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso