Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Diabetes não é causada por verme e não é curada por “remédio natural” da internet

Diabetes não é causada por verme e não é curada por “remédio natural” da internet

Diabetes é causada por um verme e pode ser curada com remédio natural anunciado na internet, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Diabetes tem cura por meio de “remédio natural” vendido na internet. A doença é causada por vermes no pâncreas.

Análise

A internet pode exercer um efeito muito positivo sobre as pessoas quando é bem usada. Mas infelizmente, nem sempre é assim. Diariamente, nos deparamos com fake news que podem prejudicar a vida financeira, a vida social e até a saúde das pessoas.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história, a diabetes seria causada por vermes que atingem o pâncreas, como o Euritrema pancreaticum, que se alimenta do pâncreas, e a Fasciola hepatica. Segundo um homem que aparece em um vídeo, todos os casos de diabetes atendidos por ele tinham a presença de, pelo menos, uma solitária com vermes associados.

Ainda segundo ele, a diabetes pode ser identificada quando há a presença de, pelo menos, uma solitária e três vermes; já a pré-diabetes teria três vermes e, por fim, a hipoglicemia teria a presença de dois vermes. Porém, de acordo com as publicações, a solução do problema seria simples. Segundo a história, para curar a diabetes bastaria tomar chá de Guazuma ulmifolia, também conhecida como mutamba. Confira:

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Versão 1: “Diabetes é basicamente um problema de vermes, entre milhares de pessoas testadas com diabetes, não foi achado um único caso que não fosse causado por solitária que ataca o pâncreas junto com outros vermes como Euritrema pancreaticum (literalmente come o pâncreas) e Fasciola hepatica. Alimentação errada ocasiona a diabetes, não se pega diabetes, se fabrica, você é o culpado, preparou o terreno e deixou o verme tomar conta. Não fez um tratamento contra verme, comeu doces demais, o verme vive de doces, sorvete, chocolate, açúcar branco. Isso causa má digestão a vista enfraquece e pode ficar cego, entre outros males”.

Versão 2: “DIABETES ? temos o GUAZUMA, mata o verme do pâncreas e ajuda as células betas do pâncreas a produzir insulina”. Versão 3: “O melhor remédio pra DIABETES que você já pode ter tomado. Mata o verme do pâncreas e ajuda as células betas do pâncreas a produzir insulina pra vc não depender mais de remédios”.

A história viralizou na internet e já vem circulando nas redes sociais há alguns anos, especialmente, no Facebook e deixou muita gente intrigada. Apesar disso, alguns detalhes colocam essa história em xeque, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet.

A partir daí, vamos te responder em três perguntas o motivo para não acreditar nessa história: 1) A diabetes é causada por um verme? 2) Se você comprar o remédio para matar vermes vai se curar da diabetes? 3) O que causa, de fato, a diabetes e é possível curar?

Checagem

A diabetes é causada por um verme?

Não. A diabetes pode ser causada por diversos motivos: o pâncreas não consegue produzir insulina ou produz muito pouco (como no caso da diabetes tipo 1), as células começam a se tornar resistentes à ação da insulina (como no caso da diabetes tipo 2), má alimentação, excesso de peso (como na gravidez) ou pela associação com outras doenças. Em nenhum dos casos há relação com vermes ou solitárias.

Além disso, a história de hoje foi divulgada por um homem que já é um velho conhecido aqui do Boatos.org. Ele já havia endossado uma história que dizia que a vacina contra a gripe e a Covid-19 viria com o vírus do câncer. Nenhuma das histórias possui comprovação e ainda existe mais uma questão que coloca toda essa história em xeque: ela está associada à venda de um “remédio”.

Se você comprar o remédio para matar vermes vai se curar da diabetes?

Definitivamente não. Uma vez que a diabetes não é causada por vermes, o “remédio” não vai fazer o efeito desejado. De acordo com a Embrapa, os frutos, raízes e folhas da mutamba (guazuma) são usados pelo mundo todo em diversos problemas de saúde, como diarreia, disenteria, para aliviar dores gastrointestinais, para facilitar o parto e em doenças renais e hepáticas. Apesar disso, a segurança e a eficácia da mutamba não foram comprovadas cientificamente.

Com exceção do uso em problemas gastrointestinais. Em 1990, um estudo conduzido conseguiu comprovar que a mutamba é eficaz para tratar esse tipo de problema. E bem, a pandemia da Covid-19 já mostrou bem o que o uso de remédios naturais e medicamentos sem necessidade podem causar. Além de sintomas passageiros, como vômitos, problemas gastrointestinais e dores de cabeça, o uso indiscriminado desse tipo de tratamento pode levar à falência de órgãos, como o fígado e os rins (que resultam na necessidade de transplante).

O que causa, de fato, a doença e é possível curar?

Como já explicamos, a diabetes pode se desenvolver por inúmeros motivos. A diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina ou produz muito pouco. Já a diabetes tipo 2 se desenvolve quando as células do organismo começam a criar resistência à ação da insulina. A diabetes ainda pode se desenvolver por conta de maus hábitos, como má alimentação e excesso de peso (inclusive, na gravidez). A doença ainda pode ocorrer por conta da associação a outras patologias, como pancreatites alcoólicas e o uso de certos medicamentos.

É importante ressaltar que a diabetes não tem cura. Uma vez que ela se instala no organismo, não sai mais. O que ocorre, em muitos casos, é que a pessoa, após o tratamento, consegue controlar a doença e apresentar níveis normais de açúcar no sangue. Isso não significa que ela está curada. Se a pessoa abandonar o tratamento e os hábitos saudáveis, a doença vai voltar a se manifestar. Por conta disso, é importante seguir o tratamento à risca, usando o remédio quando necessário e adotando hábitos mais saudáveis. Além disso, é imprescindível o acompanhamento regular com um médico e a realização de exames de rotina.

Conclusão

Fake news ❌

A diabetes não é causada por vermes e não pode ser curada com “remédio natural”. Para começo de história, a diabetes se desenvolve a partir de alguns motivos naturais, como o corpo não conseguir produzir insulina ou produzir em quantidade insuficiente, as células se tornarem resistentes à ação da insulina, ou por motivos externos, como a má alimentação e o excesso de peso ou como complicação associada a outras doenças.

Porém, a doença não tem nada a ver com vermes ou solitárias. O homem que está divulgando essa história já divulgou outras fake news desmentidas pelo Boatos.org. Além disso, a diabetes não pode ser curada. Uma vez tratada e controlada, você não deixa de ter diabetes. Caso você abandone o tratamento e volte a ter maus hábitos, a doença vai se descontrolar novamente e os sintomas também vão voltar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)