Cuba tem só duas faculdades de medicina e forma 300 médicos por ano #boato

Boato – Só existem duas faculdades de medicina em Cuba: La Habana e Elam. Universidades formam apenas 300 médicos por ano.

Enquanto todo mundo repercute a notícia do fim da parceria entre o Brasil e Cuba no Mais Médicos após as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), os boatos sobre o programa ganharam holofotes nas redes sociais.

Um deles aponta para a quantidade de faculdades de medicina em Cuba. Uma informação compartilhada no Facebook e no WhatsApp afirma que só há duas faculdades de medicina do país, que formam apenas 300 médicos por ano. A mensagem questiona os 6 mil profissionais disponíveis para o Brasil. Junto à publicação, circula uma imagem com as fotos das universidades, que seriam a “prova” da informação. Leia o que diz a mensagem:

Raciocine: Existem apenas DUAS Universidades de Medicina em Cuba:- “La Habana”, que forma em média 200 médicos por ano; e “Elam – Escuela Latino Americana de Medicina”, que forma em média 100 médicos por ano. Portanto seriam: 200 + 100 = 300 por ano. Para juntar 6 mil médicos, seriam necessários todos os médicos formados nos últimos 20 anos, que teriam que estar disponíveis para vir trabalhar no Brasil. COMO UM PAÍS TEM 6 MIL MÉDICOS DISPONÍVEIS NO DEPÓSITO PARA ENVIAR PARA O BRASIL????

Cuba tem só duas faculdades de medicina e forma 300 médicos por ano?

A “notícia” fez muita gente se questionar sobre o programa. Mas será mesmo que Cuba tem só duas faculdades de medicina e forma 300 médicos por ano? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para começo de conversa, saiba que a história de hoje, assim como a de que 628 médicos cubanos se inscreveram no Revalida e só dois foram aprovados, faz parte do pacote de fake news para desmerecer os médicos cubanos. Não por acaso, a mensagem possui o enredo clássico de boatos online: vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Quando procurarmos informações sobre a imagem, a única coisa que encontramos são outras versões delas em blogs (lá dos idos de 2013). Ainda assim, não há nenhuma fonte confiável. Ao buscar sobre as informações contidas na foto, chegamos a outro erro: não são apenas duas, na verdade, são 25 faculdades, todas públicas, e mais uma Escola Latino-Americana de Medicina, conforme afirma esta matéria da Agência Brasil. 

Nesta matéria, onde o Ministério da Saúde de Cuba explica que deixará o programa, também há informações que desmentem o boato. Segundo o governo cubano, cerca de 20 mil médicos vieram para o Brasil (entre idas e vindas). Aliás, mais de 35 mil médicos estrangeiros já foram formados pelo país. Com esse volume de formados, dá para imaginar que não há apenas duas faculdades de medicina.

Para acabar com qualquer argumento, este ranking internacional lista 28 universidades cubanas (inclusive muitas delas de saúde), o que derruba a tese de que são apenas duas universidades.

Resumindo: não é verdade que há só duas universidades e 300 médicos formados por ano em Cuba. Tudo não passa de mais uma balela sobre o Programa Mais Médicos. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

6 comentários em “Cuba tem só duas faculdades de medicina e forma 300 médicos por ano #boato

  • 29/11/2018 em 14:16
    Permalink

    Verifiquei os sites da listas e estas não tem medicina. E aí?

    Resposta
  • 24/11/2018 em 23:24
    Permalink

    Uma pena que um site que tem com objetivo trazer esclarecimento para assuntos que possam trazer desinformação para a população não tenha nem menos o trabalho de entrar na lista de universidades que o proprio autor citou e ver que quase nenhuma possui graduação em medicina, gerando duvida em relação a credibilidade e confiabilidade so site.

    Resposta
  • 24/11/2018 em 23:15
    Permalink

    Pessimo artigo, não sei se foi escrito com vies politico, mas mesmo não sendo, um site que foi criado com o objetivo de esclarecer acerca de possiveis boatos estar trazendo desinformação

    Resposta
  • 21/11/2018 em 07:17
    Permalink

    E como é possível saber se esse informativo também não é boato, ja q o site chama-se Boato.org??

    Resposta
  • 20/11/2018 em 10:05
    Permalink

    Desafio vocês a entrarem no site de cada uma das 28 para mostrar quais tem medicina. Entrei em todas, só tem 3 que são de “Saúde” ou “Saúde pública”, sendo 2 virtuais (piada né). Vamos lá, é fácil falar que é mentira, mas vamos provar. A tal lista de 25 da Agencia Brasil não fala quais são. “Muitas delas de saúde”, vocês consideram saúde dos vegetais e animais também relevantes? Façam o favor..

    Resposta
  • 19/11/2018 em 09:06
    Permalink

    Meu Deus, que tentativa patética de defesa!! Entrem nos sites das universidades deste ranking e vejam que não tem medicina em quase nenhuma!! Este site aqui foi comprado pela petralhada claramente!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)