Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina contra Covid-19 faz imunidade do corpo diminuir e chance de infecção aumentar #boato

Vacina contra Covid-19 faz imunidade do corpo diminuir e chance de infecção aumentar #boato

Vacina contra Covid-19 faz imunidade do corpo diminuir e chance de infecção aumentar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imunidade do corpo diminui após pessoa tomar duas doses da vacina contra Covid-19 e chance de se infectar pelo coronavírus aumenta. 

A vacinação contra a Covid-19 é a maior esperança para conter a pandemia da doença. No Brasil, os números da imunização têm subido, mas ainda são baixos. Até o momento, pouco mais de 6% de toda a população brasileira conseguiu receber duas doses da vacina.

Em comparação, países vizinhos, como Chile e Uruguai, já vacinaram, no mínimo, três vezes mais. Se isso não fosse suficiente, diversos brasileiros decidiram (por conta própria) não tomar a segunda dose da vacina e estão preocupando especialistas.

Em meio à toda essa confusão, uma história tem feito sucesso nas redes sociais. De acordo com uma publicação, a imunidade do corpo humano cai após a pessoa tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19. Segundo o texto, isso aumentaria o risco da pessoa vacina se infectar com a Covid-19. Confira:

“Boa tarde. *Quem teve reação à vacina entenderá com facilidade.* Porque as pessoas se infectam mesmo após a segunda dose da vacina de corona * Texto original em inglês, de autoria não informada. Tradução pelo Google Translator Vale a pena saber a razão pela qual as pessoas ficam infectadas mesmo depois de tomar duas doses da vacina corona. – A segunda dose deve ser administrada 21/28 dias após a primeira dose da vacina corona. – A vacina começa a formar anticorpos imediatamente após entrar no corpo. – Quando os anticorpos estão se formando em nosso corpo, nossa imunidade diminui muito. – Quando tomamos a segunda dose da vacina após os 21/28 dias, nossa imunidade diminui ainda mais. – 14 dias após a segunda dose, quando os anticorpos estão completamente formados em nosso corpo, nossa imunidade começa a crescer rapidamente. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

– Durante este mês e meio, devido à baixa imunidade, as chances do vírus corona entrar em nosso corpo são muito altas. É devido a uma exposição ao vírus neste momento vulnerável que uma pessoa se infecta. – o que torna muito arriscado sair de casa durante este mês e meio. – Mesmo depois de tomar duas doses da vacina, você pode se tornar uma vítima do Corona. – Depois de um mês e meio, a imunidade no corpo aumenta em 100 a 200 vezes, após o que você está seguro – Precisa ser cuidadoso e seguro por um mês e meio a partir da primeira dose. É por isso – Certifique-se de usar uma máscara – Saia de casa apenas se necessário”.

Vacina contra Covid-19 faz imunidade do corpo diminuir e chance de infecção aumentar?

A informação começou a fazer grande sucesso nas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Algumas dicas presentes no texto, de fato, são úteis. Entretanto, após analisar a publicação, descobrimos que a informação que fala sobre “queda de imunidade após vacina” não procede.

Após ler o texto, é possível perceber que ele apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, histórias falsas envolvendo informações absurdas sobre as vacinas contra a Covid-19, infelizmente, não são novidade na internet.

A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Mike Yeadon, ex-funcionário da Pfizer, teria afirmado ser tarde demais para salvar alguém que tomou a vacina contra a Covid-19. Também a que indicava que as vacinas seriam terapias genéticas experimentais e, por fim, a que apontava que 30% dos vacinados contra a Covid-19 morrerão dentro de três meses.

Como já dissemos anteriormente, algumas das informações presentes no texto são úteis. De fato, precisamos nos cuidar após tomar a vacina contra a Covid-19 (isso porque a imunidade não é imediata). Imunizantes desenvolvidos em duas doses geram apenas uma proteção parcial após a administração da primeira dose (em alguns casos, a proteção é baixíssima). O efeito esperado, em geral, ocorre após duas semanas depois da administração da segunda dose. Dessa forma, tomar apenas uma dose da vacina (que exige a administração de duas doses) não vai gerar a proteção esperada (podendo levar à contaminação. Não pela baixa imunidade do organismo, mas sim porque a proteção fornecida por apenas uma dose não é suficiente para combater a doença).

Vale ressaltar que quando uma vacina é desenvolvida, todos os resultados têm como base a administração de um número determinado de doses. Na maioria dos casos, o grau de imunidade é conquistado após a administração de duas doses do imunizante. Ou seja, não há como garantir a mesma eficácia quando a pessoa não completa o esquema vacinal proposto pelos pesquisadores, em seus estudos.

Se isso não bastasse, ao buscar pelo texto, descobrimos que ele circulou na Índia e acabou desmentido por lá. De acordo com o site de checagem The Quint, essa história de que a vacina contra a Covid-19 baixa a imunidade é pura balela. Segundo eles, o que pode ocorrer é uma contaminação após a administração da primeira dose, porque o organismo ainda não está totalmente protegido contra a doença. Também há o fator de algumas pessoas se sentirem protegidas e terem uma falsa sensação de segurança.

Em resumo: a história que diz que a vacina contra a Covid-19 poderia fazer a imunidade do corpo diminuir e aumentar chances de infecção pela doença é falsa! Os imunizantes contra a Covid-19 não diminuem a imunidade do organismo. Na realidade, com a maioria dos imunizantes, é necessário tomar duas doses para estar protegido (a exceção fica por conta da vacina da Johnson & Johnson). Quando você toma apenas uma dose, não irá atingir a eficácia estabelecida pelos pesquisadores. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy