Creme dental Kolynos era vendido com cloroquina, mostra propaganda #boato

Boato – Propaganda antiga do creme dental Kolynos mostra que produto era feito com cloroquina e é a prova que o remédio “não faz mal”.

Uma das maiores polêmicas dessa pandemia causada pelo coronavírus está relacionada ao uso da cloroquina. O uso político por parte de governantes em relação ao remédio como a “salvação” contra a Covid-19 fez com que a discussão transcendesse a área da saúde. No meio disso, uma “nova” história surgiu na internet.

Um áudio de um comercial do creme dental Kolynos (marca que hoje se chama Sorriso) chamou atenção por um suposto anúncio: de que o produto continha cloroquina. Bastou isso para fazer muita gente criticar aqueles que dizem que o remédio faz mal. Leia algumas das versões da história que circula online e escute ao áudio:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Se cloroquina fizesse mal , quantos de nós já teríamos morrido Olha a propaganda da Kolynos , pasta de dentes Versão 2: Descobri porque estamos imunes ! Chega de mimimi, somos do tempo que creme dental Kolynos era com cloroquina! Versão 3: Descobri que a pasta dente KOLYNOS tinha Cloroquina e nunca tivemos problema algum

Propaganda mostra que dreme dental Kolynos era vendido com cloroquina?

A mensagem se espalhou muito na internet e fez muitas pessoas ficarem espantadas. Mas será mesmo que a pasta de dentes Kolynos era vendida com cloroquina? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos, esse papo de “cloroquina” já rendeu muitos boatos na internet. As balelas vão desde da tese de que um estudo criminoso tentou “derrubar” a substância até de que havia comprovação da sua eficácia contra o coronavírus (o que ainda não existe). Para além disso, a mensagem tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis.

Com essas características, resolvemos buscar mais detalhes sobre essa história de Kolynos com cloroquina. Como era de se imaginar, nada encontramos além dessa tese que brotou na internet. Mais algumas buscas e achamos a tal “propaganda”. Com um áudio mais claro, deu para perceber que o locutor não falava em cloroquina e sim em clorofila. Assiste aí:

Ao buscar por Kolynos clorofila, achamos diversas referências. Vimos, por exemplo, o registro do produto, promoções na revista Quatro Rodas e no jornal Correio da Manhã e até uma foto da embalagem do produto.

Resumindo: a história que aponta que o creme dental Kolynos era vendido e anunciado em comerciais com cloroquina é falsa. Na realidade, o produto anunciado no áudio é Kolynos com clorofila.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)