Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que o chá da folha do mamão (mamoeiro) cura a dengue hemorrágica

É falso que o chá da folha do mamão (mamoeiro) cura a dengue hemorrágica

Chá de folha do mamoeiro (mamão) cura a dengue hemorrágica, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A folha do mamoeiro (planta do mamão) serve para curar a dengue hemorrágica.

Análise

A principal tônica em termos de desinformação dos últimos dias aponta para “remédios” que seriam de grande utilidade no tratamento da dengue. Hoje, vamos falar de mais uma destas histórias.

De acordo com mensagens que já circulam há algum tempo e voltaram a viralizar com força, a folha do mamoeiro seria um “remédio milagroso” para o tratamento da doença. Mais do que isso, a “folha do mamão” seria útil para curar a dengue hemorrágica. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: DENGUE HEMORRÁGICA, TOme CHÁ DE FOLHA DE MAMÃO. E dengue comum … ver site: “Autor da Própria Saúde – dengue”. Divulguem… Isso pode salvar vidas . Versão 2: DENGUE?! Hemorrágica “Folha de mamão Lembrando… que é preciso avaliar a gravidade do problema, para assim fazer DOSAGEM e POSOLOGIA adequada.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: “Dica de saude: Se voce tiver Dengue HEMORRAGICA, use FOLHAS de mamao picadas. Pegue 1 colher de FOLHA de mamao picada e 1 xicara de agua, BATA NO LIQUIDIFICADOR por 4 minutos e BEBA TUDO SEM COAR 3 vezes por dia durante APENAS 2 dias. O SUCO da FOLHA de mamao ACELERA a producao das PLAQUETAS e GLOBULOS BRANCOS evitando hemorragia e eliminando o virus mais rapidamente.”

Checagem

Apesar de a história ser antiga, ela é falsa. Para detalhar a checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o chá da folha de mamão serve para tratar a dengue hemorrágica? 2) Há contra indicação do uso do chá da folha de mamão para tratamento da dengue hemorrágica? 3) Qual é o protocolo para tratar as complicações da doença?

É verdade que o chá da folha de mamão serve para tratar a dengue hemorrágica?

De forma alguma. Já apontamos em alguns desmentidos do Boatos.org (como este que fala que o suco de limão cura a doença) que não há um antiviral contra o vírus da dengue (infelizmente). Com o chá de mamão não é diferente. Não há nenhuma comprovação de que a bebida sirva para tratar a manifestação grave da doença.

Há contra indicação do uso do chá da folha de mamão para tratamento da dengue hemorrágica?

Há. Primeiro porque qualquer manifestação grave da dengue (como a forma hemorrágica da doença) deve ser tratada com acompanhamento médico. Há muitos casos que demandam uma reidratação mais intensa e o uso de remédios para os sintomas.

Segundo, porque a própria folha do mamão pode ser tóxica e causar efeitos como náuseas e diarreia se consumida em excesso (pelo efeito laxativo). Isso poderia agravar uma desidratação e piorar o quadro de saúde.

Qual é o protocolo para tratar as complicações da doença?

Vamos relembrar o que escrevemos no texto que tratava do “limão para o vírus da dengue:

Infelizmente, não existe uma bala de prata. Felizmente, a dengue é uma doença com letalidade baixa. A Fiocruz ressalta que boa parte das mortes ocorrem por conta de um diagnóstico tardio da doença.

Então, se você está sentindo os sintomas da doença (nesta parte do vídeo, a mulher fala dos sintomas corretos), deve procurar atendimento para saber se está com o vírus (sabemos que muitos hospitais estão colapsados, mas é o que é preciso fazer).

A partir daí, deve-se manter um tratamento paliativo (recomendado pelo médico e que perpassa por medicamentos para os sintomas da doença) e muita hidratação. Em caso de alerta (conforme falamos), será preciso entrar com uma hidratação extra.

Mais importante de tudo: evite receitar milagrosas e cuidado com as fake news na internet.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que a folha de mamão serve para tratar a dengue hemorrágica. Se você teve uma manifestação grave da doença, não brinque com receitas caseiras. Procure um médico.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).