Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que suco de limão mate o vírus da dengue e acabe com carga viral

É falso que suco de limão mate o vírus da dengue e acabe com carga viral

Suco de limão mata o vírus da dengue e acaba com carga viral, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – 200 ml de suco de limão mata o vírus da dengue, acaba com carga viral e caldo de cana cura dengue hemorrágica.

Análise

Depois de diversos estados apresentarem situação crítica por conta da dengue, infelizmente, um fenômeno que ocorreu no início da pandemia de Covid-19 está voltando a ocorrer: a infodemia.

Assim como nos meses de março de 2020, começaram a surgir ou a voltar circular promessas de “curas milagrosas” para quem contraiu a dengue. É o caso de hoje.

Em um vídeo, uma mulher aponta que há uma receita simples para “matar” o vírus da dengue e acabar com a carga viral da doença: limão. A mulher aponta que basta tomar 200 ml do suco de limão Taiti para, olha só, matar o vírus da dengue.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mulher aponta, ainda, que, no caso de dengue hemorrágica, é preciso, além de beber o limão para “matar o vírus”, tomar caldo de cana para se curar. Leia algumas das mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1:SUCO DE LIMÃO AJUDA CURAR A DENGUE. E caldo de cana ajuda curar a dengue hemorrágica. Veja esse vídeo. Versão 2: *🙏🙏🙏ACABE COM O VÍRUS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNHA !!! 👏👏👏 200 ML DO SUCO DO LIMÃO TAITI DE UMA SÓ VEZ E 50 ML DE GARAPA DE CANA DE AÇÚCAR DE HORA EM HORA (POR 6 VEZES) E O VÍRUS DENGUE E SEUS SINTOMAS DESAPARECEM!!! 👏👏👏*

Transcrição: Tem um tratamento rápido e eficaz com resultados comprovados. Os sintomas da dengue geralmente são bem intensos, como dor nos olhos, dores articulares, dor de cabeça, sensibilidade na pele em todo o corpo, febre, manchas na pele, muita coceira, cansaço e outros sintomas, e podem durar de três a quinze dias.

A dengue é uma doença causada por um vírus que ataca órgãos como fígado, o baço, pâncreas, causando esses sintomas. O remédio que eu vou te passar agora acaba com todos os sintomas de uma vez em poucas horas, porque vai agir na carga viral. O limão é uma planta antiviral, e o remédio consiste em ministrar uma dose alta de limão para ter esse efeito antiviral rapidamente. Os resultados são comprovados com o teste da dengue antes desse remédio e logo depois. A carga viral é eliminada com esse remédio, e os sintomas todos eles aparecem em questão de poucas horas.

Esprema 200 mL do limão Taiti. Dá mais ou menos um copo de limão. Beba todo o copo de uma vez só. Basta apenas uma dose. A carga viral vai acabar bem como todos os sintomas nas próximas horas. Nos casos de dengue em que as plaquetas começam o que pode levar a dengue hemorrágica é preciso tomar os 200 mL de limão pra erradicar a carga viral primeiro e logo depois fazer o seguinte procedimento: tomar de hora em hora 50 mL de caldo de cana. Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue. Esses resultados também são comprovados com exames de plaqueta antes e depois desse procedimento.

Checagem

Quando fizemos a nossa ronda diária de conteúdos, logo percebemos que este conteúdo precisava ser esclarecido rapidamente. Por isso, vamos responder a algumas perguntas sobre o conteúdo em questão.

A primeira questão é “suco de limão mata o vírus da dengue e acaba com a carga viral?”. A segunda pergunta é “o caldo de cana com o suco de limão cura a dengue hemorrágica?”. A terceira questão é “o que devemos fazer se contrairmos a dengue?”

Suco de limão mata o vírus da dengue e acaba com a carga viral?

Absolutamente, não. O que é dito no vídeo em questão não é baseado em nenhuma evidência científica (apesar de serem mencionados estudos, nada é mostrado pela pessoa que fala sobre o assunto).

Em seu site oficial, a Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo alerta que “não há tratamento antiviral contra o vírus da dengue”. Ou seja: apesar de inúmeras pesquisas, não existe um remédio para tratar a doença. Agora lhe pergunto: se a cura tivesse no limão, não seria logo recomendado.

Aliás, o limão sequer é recomendado para a doença. Em sua página oficial, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais aponta que alimentos que podem aumentar o tempo de sangramento (o popular “afinar o sangue”) devem ser evitadas. Entre elas, está o limão. 

Ou seja: não só o limão não mata o vírus (seria fácil ter uma fruta que matasse vírus) como ele pode, de acordo com autoridades em saúde, agravar o quadro da doença.

O caldo de cana com o suco de limão cura a dengue hemorrágica?

Este é mais um absurdo. A dengue hemorrágica já é uma manifestação gravíssima da doença. Este documento que aponta para casos de dengue hemorrágica, o paciente deve ser observado por um profissional de saúde. No caso de gravidade, ele deve ser internado e receber líquidos de forma intravenosa.

Não é o caldo de cana (que, ao contrário do limão, não tem contraindicação no caso da dengue) que vai fazer com que a pessoa se reidrate. É caso hospitalar.

O que devemos fazer se contrairmos a doença?

Infelizmente, não existe uma bala de prata. Felizmente, a dengue é uma doença com letalidade baixa. A Fiocruz ressalta que boa parte das mortes ocorrem por conta de um diagnóstico tardio da doença.

Então, se você está sentindo os sintomas da doença (nesta parte do vídeo, a mulher fala dos sintomas corretos), deve procurar atendimento para saber se está com o vírus (sabemos que muitos hospitais estão colapsados, mas é o que é preciso fazer).

A partir daí, deve-se manter um tratamento paliativo (recomendado pelo médico e que perpassa por medicamentos para os sintomas da doença) e muita hidratação. Em caso de alerta (conforme falamos), será preciso entrar com uma hidratação extra.

Mais importante de tudo: evite receitar milagrosas e cuidado com as fake news na internet.

Conclusão

Fake news ❌

Aqui estamos para derrubar uma promessa de cura milagrosa. Não é verdade que o limão mata o vírus da dengue e nem que devemos tratar dengue hemorrágica com caldo de cana. Trata-se de um protocolo que não é indicado por quem, de fato, entende do assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).