Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > CEO da Moderna revela que produziu 100 mil doses da vacina contra Covid-19 em 2019 #boato

CEO da Moderna revela que produziu 100 mil doses da vacina contra Covid-19 em 2019 #boato

CEO da Moderna revela que produziu 100 mil doses da vacina contra Covid-19 em 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A CEO da Moderna, Stéphane Bancel, revelou que a empresa produziu 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 antes mesmo da pandemia, em 2019.

Felizmente, o Brasil está perante uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, é a vacina bivalente da Pfizer que está sendo aplicada. Por outro lado, infelizmente mensagens falsas sobre a pandemia insistem em circular online.

A que vamos falar agora aponta para algo relacionado à vacina da Moderna. Um vídeo entrega o que seria uma confissão da CEO da empresa, Stéphane Bancel. Ela teria admitido que já havia produzido 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 em 2019. Ou seja: antes mesmo da pandemia. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

A CEO da Moderna (Mood E RNA), Stéphane Bancel, se apresentou e confessou que sua empresa fabricou 100.000 doses da vacina COVID-19 em 2019, antes mesmo do início da fraudemia!

CEO da Moderna revela que produziu 100 mil doses da vacina contra Covid-19 em 2019?

O que não faltou foram grupos antivacinas espalhando a história a torto e a direito por aí. Porém, a história em questão é falsa. Mais uma vez, uma fala de alguém relacionado às vacinas é distorcida para viralizar.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Outro dia, por exemplo, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que o CEO da Pfizer teria falado que a empresa teria o plano de reduzir a população mundial pela metade. Com a fala de Stéphane Bancel, ocorreu o mesmo.

A coisa é tão distorcida que as mensagens tratam Stéphane Bancel como se fosse a mulher do vídeo (que na realidade a mulher é a mediadora da mesa no Fórum Econômico de Davos). Stéphane Bancel é o homem que fala na segunda parte do vídeo.

Na ocasião, O CEO da Moderna estava falando da produção da empresa antes da pandemia. Para quem não sabe, a Moderna desenvolve outros imunizantes para outras doenças (como por exemplo a zyka, gripe e chikungunya). O que o CEO estava explicando era que havia desenvolvido 100 mil doses de vacina em 2019 no geral, não para a Covid-19.

Nos Estados Unidos, a história foi desmentida por serviços de checagem como da AP e Reuters. As agências de notícias também cravaram que a fala de Stéphane Bancel foi retirada de contexto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a CEO da Moderna falou que já havia produzido 100 doses da vacina contra a Covid-19 antes mesmo da pandemia. Além de o CEO ser um homem, fala em questão foi distorcida para criar uma fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso