Boato – Os globalistas já estão vendendo a carne falsa da Agenda 2030 da ONU em supermercados.
Análise
Muito da desinformação que surge na internet vem de maluquices que acabam sendo consideradas “coisas de gênio” na internet. A última das histórias vem da descoberta de um “iluminado indignado”.
De acordo com a mensagem, uma carne falsa estaria sendo vendida em supermercados Brasil afora. Mais do que isso: a carne vegetal seria da Agenda 2030 da ONU.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Para quem não sabe, conspiracionistas apontam que existe uma tal agenda 2030 da ONU que prevê, entre outras coisas, a redução populacional no Planeta Terra. Leia a mensagem e a transcrição do conteúdo:
Carne falsa, da agenda 2030 da ONU. Olha, parece carne, tem gosto, mas não é carne. E olha aqui que bonitinho, agenda 2030 da ONU, para eliminar a carne. Versão 2030, carne moída falsa. Vou mostrar para vocês agora, que almôndega falsa! Almôndega falsa que não é de carne, de plantas. Carne de hambúrguer falsa, inclusive defumada.
E o mais interessante, também frango falso, proteína vegetal sabor frango. Olha isso, cubos de frango incrível, cubo de frango 100% vegetal. Ou seja, tem gosto de frango, parece frango, mas não é frango. Devagarinho, está entrando a falsificada. Outra, pernil desfiado 100% vegetal, falso, proteína vegetal sabor pernil suíno. Olha só para onde a gente está caminhando, entendeu? Só está aumentando aqui a quantidade. É agenda 2030 da ONU, eles são tão caras de pau que eles já botam aqui, versão 2030. Até 2030 a gente só vai comer isso aqui, não vai existir mais de boi, tudo falso
Checagem
A história em questão suscita muitas perguntas. A nossa checagem vai ser baseada em três delas: 1) A carne que está sendo vendida em supermercados é uma “carne falsa”? 2) A carne em questão é da Agenda da ONU de 2030? 3) Existe uma Agenda da ONU 2030 que prevê a redução populacional por parte de globalistas?
A carne que está sendo vendida em supermercados é uma “carne falsa”?
A gente precisa, antes de tudo, entender o que seria o conceito de “falso”. De acordo com a definição do dicionário Michaelis, é “1 Oposto à verdade ou à realidade; inexato, infundado. 2 Em que há mentira, fingimento ou dolo. 3 Que não é verdadeiro, mas inventado; fictício, enganoso. 4 Que se faz passar pelo que não é; impostor. 5 Que não é original ou autêntico, mas feito como imitação, às vezes com intenção fraudulenta; falsificado, imitado, postiço. 6 Que não é leal; desleal, pérfido, traidor”.
Para que algo seja considerado como falso, teria que se passar como “verdadeiro”. Não é bem o caso da carne em questão. Um dos produtos é da marca Incrível, que pertence à Seara. Na embalagem, é dito claramente que o produto é vegetal. Isso enfraquece a tese de que seja uma “carne falsa” que tenta se passar por “carne”.
O outro produto é da Fazenda Futuro, também uma marca voltada a nichos de pessoas vegetarianas e veganas. Novamente, trata-se de um produto que deixa muito claro que é de origem vegetal.
Salvo se a pessoa for muito distraída e queira pagar mais caro por um produto (infelizmente, os produtos das marcas são muito mais caros do que a “carne tradicional”), ela não está sendo enganada. De qualquer forma, vamos deixar esta questão em aberto (considerando que gente burra é o que não falta no mundo).
A carne em questão é da Agenda da ONU de 2030?
Neste caso, a história é completamente falsa. O 2030 não tem qualquer relação com a ONU. Trata-se apenas de um slogan que faz parte do marketing da Fazenda Futuro. Não tem nada de “plano globalista” para matar todos.
Existe uma Agenda da ONU 2030 que prevê a redução populacional por parte de globalistas?
Novamente, não. O que há é a distorção do que a ONU prevê como objetivos da humanidade para 2030 (principalmente, em relação ao meio ambiente). Não tem nada a ver com Nova Ordem Mundial, redução populacional ou chips implantados nas pessoas.
Conclusão
Enganoso 😈
Marcamos como enganoso porque o conceito de “carne falsa” pode ser discutido (apesar de que, na nossa visão, não se trate de falsificação). Falsas são as conjecturas relacionadas a Agenda da ONU e redução populacional relacionadas com os produtos.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).