Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que tomar caldo de cana cura a dengue hemorrágica

É falso que tomar caldo de cana cura a dengue hemorrágica

Suco de limão mata o vírus da dengue e acaba com carga viral, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Tomar caldo de cana cura, junto com suco de limão, a dengue hemorrágica.

Análise

Receitas falsas ou, no mínimo, duvidosas sobre promessas de cura estão se espalhando na internet. Hoje, vamos ter que falar de um mesmo conteúdo que apontamos ontem, só que com outra ótica.

Em um vídeo no qual uma mulher falou que o limão tem ação antiviral contra a dengue, ela também aponta que o tratamento para a dengue hemorrágica seria feito com limão e caldo de cana. Leia algumas das mensagens que circulam online e também a transcrição do vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1:SUCO DE LIMÃO AJUDA CURAR A DENGUE. E caldo de cana ajuda curar a dengue hemorrágica. Veja esse vídeo. Versão 2: *🙏🙏🙏ACABE COM O VÍRUS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNHA !!! 👏👏👏 200 ML DO SUCO DO LIMÃO TAITI DE UMA SÓ VEZ E 50 ML DE GARAPA DE CANA DE AÇÚCAR DE HORA EM HORA (POR 6 VEZES) E O VÍRUS DENGUE E SEUS SINTOMAS DESAPARECEM!!! 👏👏👏*

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Tem um tratamento rápido e eficaz com resultados comprovados. Os sintomas da dengue geralmente são bem intensos, como dor nos olhos, dores articulares, dor de cabeça, sensibilidade na pele em todo o corpo, febre, manchas na pele, muita coceira, cansaço e outros sintomas, e podem durar de três a quinze dias.

A dengue é uma doença causada por um vírus que ataca órgãos como fígado, o baço, pâncreas, causando esses sintomas. O remédio que eu vou te passar agora acaba com todos os sintomas de uma vez em poucas horas, porque vai agir na carga viral. O limão é uma planta antiviral, e o remédio consiste em ministrar uma dose alta de limão para ter esse efeito antiviral rapidamente. Os resultados são comprovados com o teste da dengue antes desse remédio e logo depois. A carga viral é eliminada com esse remédio, e os sintomas todos eles aparecem em questão de poucas horas.

Esprema 200 mL do limão Taiti. Dá mais ou menos um copo de limão. Beba todo o copo de uma vez só. Basta apenas uma dose. A carga viral vai acabar bem como todos os sintomas nas próximas horas. Nos casos de dengue em que as plaquetas começam o que pode levar a dengue hemorrágica é preciso tomar os 200 mL de limão pra erradicar a carga viral primeiro e logo depois fazer o seguinte procedimento: tomar de hora em hora 50 mL de caldo de cana. Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue. Esses resultados também são comprovados com exames de plaqueta antes e depois desse procedimento.

Checagem

Como já falamos da questão do limão “antiviral” (que uma fake news), vamos focar as nossas questões apenas na parte que cita o caldo de cana contra a dengue hemorrágica. São elas: 1) O caldo de cana cura a dengue hemorrágica? 2) Há contraindicação para o uso do caldo de cana para a doença? 3) Qual é o tratamento indicado para o caso da dengue hemorrágica?

O caldo de cana cura a dengue hemorrágica?

Não. Já tratamos sobre isso na checagem de ontem, mas vamos retomar: quando um paciente atinge o estágio de gravidade da dengue hemorrágica, ele precisa de cuidados especiais médicos para, inclusive, reidratação. 

Apesar de ser um produto que ajuda na hidratação, o caldo de cana não é suficiente no caso de internação. Este documento aponta que, muitas vezes, é preciso se reidratar de forma intravenosa.

Há contraindicação para o uso do caldo de cana para a doença?

Ao contrário do limão, que é contraindicado no caso de dengue por interferir no tempo de sangramento da pessoa, não há indicação contrária do caldo de cana para a dengue. Ele apenas vai ter a mesma utilidade de outros líquidos: reidratar. Reiterando que, em casos graves, é possível que bebidas como esta não seja o suficiente.

Qual é o tratamento indicado para o caso da dengue hemorrágica?

Vamos relembrar o que escrevemos no texto de ontem, que tratava do “limão para o vírus da dengue:

Infelizmente, não existe uma bala de prata. Felizmente, a dengue é uma doença com letalidade baixa. A Fiocruz ressalta que boa parte das mortes ocorrem por conta de um diagnóstico tardio da doença.

Então, se você está sentindo os sintomas da doença (nesta parte do vídeo, a mulher fala dos sintomas corretos), deve procurar atendimento para saber se está com o vírus (sabemos que muitos hospitais estão colapsados, mas é o que é preciso fazer).

A partir daí, deve-se manter um tratamento paliativo (recomendado pelo médico e que perpassa por medicamentos para os sintomas da doença) e muita hidratação. Em caso de alerta (conforme falamos), será preciso entrar com uma hidratação extra.

Mais importante de tudo: evite receitar milagrosas e cuidado com as fake news na internet.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como é falso que limão mata o vírus da dengue, é falso que o caldo de cana seja indicado para casos de dengue hemorrágica. Em casos graves da doença, não brinque e procure um médico.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).