Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Não é provas em nem lógica em teoria que aponta que Brasil foi vendido para OMS e terá nova pandemia

Não é provas em nem lógica em teoria que aponta que Brasil foi vendido para OMS e terá nova pandemia

Brasil foi vendido à OMS para protagonizar nova pandemia da doença X, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O Brasil foi vendido à OMS para que a nova pandemia da doença X venha por meio da vacina contra dengue.

Análise

Mal a vacinação contra a dengue começou no Brasil e teóricos da conspiração já começaram a espalhar fake news das mais perigosas. Uma delas está surgindo por meio de um site e perfis em redes sociais.

Com uma série de questões, a publicação dá a entender que o Brasil teria “se vendido à OMS” para “protagonizar uma nova pandemia”. O texto continua com indagações (que são sugestões) falando que a “doença X” se espalharia no Brasil e atacando a vacina contra a dengue. Leia trechos do conteúdo:

⚠️Brasil vendido à OMS pronto para Protagonizar a Nova Pandemia Mundial? Traidores da Pátria entregam soberania da nação à OMS e abrem campo para nova pandemia por meio da Doença X?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Tedros, Nísia Trindade, e Luiz Inácio Lula da Silva estão preparando o Brasil para o cumprimento da promessa de que o país será o protagonista da próxima Pandemia através da Doença X que foi alardeada em Davos 2024 no Fórum Econômico Mundial?

A ameaça de uma nova pandemia, supostamente planejada de forma intencional para possibilitar a tomada da soberania dos países por meio do novo Tratado Pandêmico, ganha execução no Brasil?

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) Há provas de que o Brasil foi vendido a OMS para que haja uma nova pandemia? 2) A OMS está tentando criar uma nova pandemia com a “doença X”? 3) Há algo de suspeito em relação à vacina contra a dengue que está sendo aplicada no Brasil?

Há provas de que o Brasil foi vendido a OMS para que haja uma nova pandemia?

Não há. Na realidade, o texto não passa de um amontoado de conjecturas baseados em suposições sem provas e/ou fake news já desmentidas.

O mais irônico de todo o conteúdo está no fato de que todo o texto é recheado de perguntas. Como quem espalhou não tem vontade de cravar, a gente crava por aqui: todas as acusações são falsas.

A OMS está tentando criar uma nova pandemia com a “doença X”?

Não. Esta história de que haverá uma nova pandemia em 2024 com a tal doença X já foi desmentida no Boatos.org (a acusação estava dentro de outro desmentido nosso). 

A base para se falar sobre uma nova pandemia é uma fala de Tedros Adhanom (da OMS) sobre o mundo ter uma nova pandemia pior do que a Covid-19. Ele, porém, estava apenas alertando para algo que poderia ocorrer com a forma que as pessoas estão lidando com o mundo. Não há nada de “doença X” que vai causar pandemia em 2024.

Há algo de suspeito em relação à vacina contra a dengue que está sendo aplicada no Brasil?

Não. O discurso do cidadão que escreveu a fake news não passa de algo já recorrente no discurso antivacinas. A vacina contra a dengue que está sendo aplicada (de forma muito incipiente no Brasil) já se mostrou eficaz e segura para o público-alvo da campanha.

Falar que a vacinação vai causar uma nova pandemia é, além de uma bobagem imensa, algo espalhado sem o mínimo caráter.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Brasil tenha se vendido à OMS e que a nova pandemia com a doença X vai acontecer por aqui por causa da vacinação contra a dengue. A teoria é tão maluca que até quem inventou a balela ficou sem coragem de afirmar que é verdade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).