Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que arroz que será enviado ao Brasil é da China e feito de plástico

É falso que arroz que será enviado ao Brasil é da China e feito de plástico

Arroz de plástico da China que pega fogo está sendo enviado ao Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O arroz que será enviado para o Brasil é da China, de plástico e pega fogo quando é colocado diretamente no fogão.

Análise

A escolha do governo federal em importar arroz para baratear o preço do produto está causando fúria em setores como o “agro” (que iria ver um aumento do produto por causa das enchentes no Rio Grande do Sul). Em meio a isso, um boato está circulando na internet: a de que o arroz importado “é péssimo”.

Primeiro, surgiu uma teoria de que o arroz que iria chegar ao Brasil seria um arroz “sintético” da China (algo que desmentimos aqui). Agora, estão indo mais além: estão falando que o alimento que será importado é de plástico.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Mensagens estão circulando junto com um vídeo de uma mulher desesperada por colocar um punhado de arroz no bico de um fogão à gás e eles começarem a pegar fogo. No vídeo, ela diz que esta é a prova de que o “arroz é de plástico”. Leia algumas mensagens que circulam junto com o vídeo e assista ao desespero da pessoa que gravou o vídeo (não vale rir, OK?):

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Arroz e plástico ; China enviou Versão 2: De uma olhada na maravilha da China kkk, é de plástico. Versão 3: VEJAM O ARROZ DA CHINA… PLASTICO FEITO EM LABORATÓRIO… Versão 4: importado da China é de plástico.O kg 4,00.

Versão 5: Olha o arroz que o governo está negociando com a China.Façam o teste meus caros à agenda global está a todo vapor.! O desgraçado do Desgoverno Luladrão que comprou guerra contra o Agronegócio é porque ele já tinha em curso a negociação com os produtos chinês, agora está em curso as importações de arroz de laboratório onde sua matéria prima é polietileno, o mesmo que fabrica o plástico.!! Querem nos destruir de todas as formas.!! COMPARTILHE O MÁXIMO

Checagem

Quem diria que algo colocado no fogo pegaria fogo? Pois bem, o vídeo circulou muito na internet junto com a teoria de que este seria o arroz importado da China que vai chegar no Brasil. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O Brasil está importando produto de plástico da China? 2) Há algum arroz de plástico que está sendo vendido à população? 3) O fato de o alimento pegar fogo prova que ele é de polietileno?

O Brasil está importando arroz de plástico da China?

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu a tese falsa de que o Brasil estaria importando “arroz sintético” de máquina da China. Como respondemos uma questão muito similar e a explicação vale para agora, relembre o que foi dito:

Até momentos antes de publicarmos este conteúdo, a Conab havia publicado regras para o leilão que prevê a compra do arroz para ser vendido no Brasil. 

Apesar de o leilão ter sido suspenso, o edital nos ajuda a ter uma ideia de como será o produto comprado. Entre as regras, está de o arroz ser de “tipo 1” (ou seja, o de melhor qualidade possível), não deve ser aromático e vai passar por inspeção para controle de qualidade.

Não está permitida a compra de “arroz artificial”. Vale apontar que o próprio site chinês aponta que o “enriquecido” acaba sendo mais caro do que o comum, o que também não seria rentável.

Como o leilão não foi feito, não é possível saber de que país o arroz será importado. Pode ser que seja do Mercosul, de países asiáticos e de qualquer outro lugar. Só uma coisa é fato: não vai se tratar de um produto artificial. Vai ser “real” (só que com preços mais competitivos).

É importante que se tenha ciência que todo o arroz importado pela Conab vai passar por uma rígida inspeção. Logo, um “produto de plástico” (ou sintético) não poderia ser comprado.

Há algum arroz de plástico que está sendo vendido à população?

Isso é algo que já foi desmentido pelo Boatos.org em outra ocasião (lá em 2016). Na época desmembramos a fake news em duas partes. A primeira é de que não havia “arroz de plástico na China”. Na realidade, a fonte da informação é um site que, posteriormente, admitiu estar enganado. A segunda é de que o produto estaria no Brasil. Também não havia qualquer prova disso.

Para agora, vale o mesmo. Salvo raríssimos produtos vendidos em casas especializadas, não temos arroz importado sendo vendido em massa para a população. Além disso, o “teste científico” do vídeo também não comprova nada.

O fato de o alimento pegar fogo prova que ele é de polietileno?

Não. Quando o arroz ou qualquer alimento está sem umidade e é exposto ao fogo, a tendência é incendiar. Ao contrário do que ocorre com o alimento “queimado na panela”, ele não vai “secar”. Além disso, o vídeo não prova que o “produto derreteu”. Apenas mostra queimando.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como no caso do “sintético”, é falso que o arroz que será importado é de plástico e da China. Trata-se de uma fake news totalmente sem sentido que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).