Boato – O arroz que será enviado para o Brasil é da China, de plástico e pega fogo quando é colocado diretamente no fogão.
Análise
A escolha do governo federal em importar arroz para baratear o preço do produto está causando fúria em setores como o “agro” (que iria ver um aumento do produto por causa das enchentes no Rio Grande do Sul). Em meio a isso, um boato está circulando na internet: a de que o arroz importado “é péssimo”.
Primeiro, surgiu uma teoria de que o arroz que iria chegar ao Brasil seria um arroz “sintético” da China (algo que desmentimos aqui). Agora, estão indo mais além: estão falando que o alimento que será importado é de plástico.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Mensagens estão circulando junto com um vídeo de uma mulher desesperada por colocar um punhado de arroz no bico de um fogão à gás e eles começarem a pegar fogo. No vídeo, ela diz que esta é a prova de que o “arroz é de plástico”. Leia algumas mensagens que circulam junto com o vídeo e assista ao desespero da pessoa que gravou o vídeo (não vale rir, OK?):
Confira o desmentido em vídeo:
Versão 1: Arroz e plástico ; China enviou Versão 2: De uma olhada na maravilha da China kkk, é de plástico. Versão 3: VEJAM O ARROZ DA CHINA… PLASTICO FEITO EM LABORATÓRIO… Versão 4: importado da China é de plástico.O kg 4,00.
Versão 5: Olha o arroz que o governo está negociando com a China.Façam o teste meus caros à agenda global está a todo vapor.! O desgraçado do Desgoverno Luladrão que comprou guerra contra o Agronegócio é porque ele já tinha em curso a negociação com os produtos chinês, agora está em curso as importações de arroz de laboratório onde sua matéria prima é polietileno, o mesmo que fabrica o plástico.!! Querem nos destruir de todas as formas.!! COMPARTILHE O MÁXIMO
Checagem
Quem diria que algo colocado no fogo pegaria fogo? Pois bem, o vídeo circulou muito na internet junto com a teoria de que este seria o arroz importado da China que vai chegar no Brasil. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O Brasil está importando produto de plástico da China? 2) Há algum arroz de plástico que está sendo vendido à população? 3) O fato de o alimento pegar fogo prova que ele é de polietileno?
O Brasil está importando arroz de plástico da China?
Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu a tese falsa de que o Brasil estaria importando “arroz sintético” de máquina da China. Como respondemos uma questão muito similar e a explicação vale para agora, relembre o que foi dito:
Até momentos antes de publicarmos este conteúdo, a Conab havia publicado regras para o leilão que prevê a compra do arroz para ser vendido no Brasil.
Apesar de o leilão ter sido suspenso, o edital nos ajuda a ter uma ideia de como será o produto comprado. Entre as regras, está de o arroz ser de “tipo 1” (ou seja, o de melhor qualidade possível), não deve ser aromático e vai passar por inspeção para controle de qualidade.
Não está permitida a compra de “arroz artificial”. Vale apontar que o próprio site chinês aponta que o “enriquecido” acaba sendo mais caro do que o comum, o que também não seria rentável.
Como o leilão não foi feito, não é possível saber de que país o arroz será importado. Pode ser que seja do Mercosul, de países asiáticos e de qualquer outro lugar. Só uma coisa é fato: não vai se tratar de um produto artificial. Vai ser “real” (só que com preços mais competitivos).
É importante que se tenha ciência que todo o arroz importado pela Conab vai passar por uma rígida inspeção. Logo, um “produto de plástico” (ou sintético) não poderia ser comprado.
Há algum arroz de plástico que está sendo vendido à população?
Isso é algo que já foi desmentido pelo Boatos.org em outra ocasião (lá em 2016). Na época desmembramos a fake news em duas partes. A primeira é de que não havia “arroz de plástico na China”. Na realidade, a fonte da informação é um site que, posteriormente, admitiu estar enganado. A segunda é de que o produto estaria no Brasil. Também não havia qualquer prova disso.
Para agora, vale o mesmo. Salvo raríssimos produtos vendidos em casas especializadas, não temos arroz importado sendo vendido em massa para a população. Além disso, o “teste científico” do vídeo também não comprova nada.
O fato de o alimento pegar fogo prova que ele é de polietileno?
Não. Quando o arroz ou qualquer alimento está sem umidade e é exposto ao fogo, a tendência é incendiar. Ao contrário do que ocorre com o alimento “queimado na panela”, ele não vai “secar”. Além disso, o vídeo não prova que o “produto derreteu”. Apenas mostra queimando.
Conclusão
Fake news ❌
Assim como no caso do “sintético”, é falso que o arroz que será importado é de plástico e da China. Trata-se de uma fake news totalmente sem sentido que insiste em circular na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).