Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Proibição de marcas de leite e café pela Anvisa não ocorreu em 2024

Proibição de marcas de leite e café pela Anvisa não ocorreu em 2024

Anvisa proibiu marcas de leite e café por contaminação em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Anvisa proibiu cinco marcas de leite e cinco marcas de café por contaminação em 2024.

Análise

Infelizmente, sites sem a mínima qualidade e com informações distorcidas ainda continuam sendo privilegiados por ferramentas como o Google Discover. Hoje, temos mais dois exemplos de “notícias” que não deveriam ser publicadas em 2024.

Uma delas aponta, de forma alarmista, que a Anvisa determinou a retirada de cinco marcas de leite do mercado. Outra, aponta, de forma muito similar, que cinco marcas de café haviam sido retiradas pela agência. Leia duas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: Anvisa decreta retirada de cinco marcas de leite do mercado devido à contaminação A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. Dessa vez, ela proibiu a venda e determinou a retirada de cinco marcas de leite em pó infantil dos supermercados. São elas: – Human Milk Fortifier – Similac PM 60/40 – Similac – Alimentum – EleCare da empresa Abbott Nutrition

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Pode te MATAR: A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação Se surpreenda com a Anvisa, que decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação que pode te MATAR E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação que poderia te MATAR, e chocou a todos.

Checagem

Não tem sido novidade que notícias estão sendo compartilhadas de forma fora de contexto apenas para render cliques. Por isso, estamos aqui para explicar toda a situação respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Anvisa determinou a retirada de cinco marcas de café e cinco marcas de leite do mercado em 2024? 2) Quando ocorreram as proibições das marcas de café e leite por parte da Anvisa? 3) Por que estamos fazendo a checagem se a informação foi real?

É verdade que a Anvisa determinou a retirada de cinco marcas de café e cinco marcas de leite do mercado em 2024?

Não. Assim como em outros casos já desmentidos no Boatos.org e que tiveram como fonte as mesmas redes de sites (leia aqui, aqui e aqui), tratam-se de notícias antigas relativas a um volume muito pequeno de produtos que estão sendo compartilhadas como recentes e algo de grande magnitude.

Quando ocorreram as proibições das marcas de café e leite por parte da Anvisa?

Infelizmente, quando você clica nas notícias (que não fazem o mínimo esforço de informar na manchete que é algo antigo) consegue perceber que os casos não são recentes (mas aí o clique já foi feito).

O caso da proibição de cinco marcas de fórmulas nutricionais (que sequer é uma proibição de leite) ocorreu em março de 2022 e forma relativas a alguns lotes da marca. 

Já o caso relativo às marcas de café, uma parte ocorreu em 2022 (e não foi em uma ação da Anvisa e sim do Ministério Público de Minas Gerais). A outra parte (relativa a um lote de uma marca) ocorreu em março de 2023. 

Por que estamos fazendo a checagem se a informação foi real?

Quando falamos em jornalismo, um dos principais critérios de noticiabilidade é o fator temporal. Não é de interesse que se alardeie em 2024 uma proibição (de pequena dimensão) que ocorreu em outros anos e não tem mais validade.

Uma leitura mais distraída dos conteúdo pode, além de prejudicar as marcas citadas, criar um senso comum errôneo nas pessoas (como de que todos os leites e café estejam contaminados). Por isso, estamos aqui para corrigir o que está errado.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que a Anvisa tenha proibido as cinco marcas de café e leite em 2024. Mais uma vez, sites estão se aproveitando de informações antigas para, por assim dizer, caçar cliques por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).