Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Enganoso: pelo de rato foi encontrado pela Anvisa em extrato de tomate em 2023

Enganoso: pelo de rato foi encontrado pela Anvisa em extrato de tomate em 2023

Boato – A Anvisa encontrou pelo de rato em um extrato de tomate e o tirou das prateleiras em 2023. 

Versão 1: Pelo de rato no molho de tomate: A proibição imediata da ANVISA contra marca rival da Pomarola… – Leia mais em  Versão 2: Fragmentos de rato e proibição da ANVISA: Molho de tomate é arrancado das prateleiras com urgência… 

Pelo de rato foi encontrado pela Anvisa em extrato de tomate em 2023?

A história está sendo compartilhada por diversos sites caça-cliques, mas não deveria nem ser publicada (pelo menos não com este título). Na realidade, estas páginas pegaram uma notícia antiga e estão compartilhando de uma forma que dá a entender que ela seja atual.

Na realidade, a proibição de cinco marcas ocorreu em 2016. Na época, a Anvisa apontou que os produtos das marcas Amorita, Predilecta, Aro, Elefante e Pomarola tinham pelo de roedor com limite acima do tolerado (sim, há uma tolerância). 

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O problema foi solucionado e a proibição se deu apenas com alguns lotes. Não há registros recentes de questões envolvendo as marcas. Ou seja: na nossa classificação a notícia (que não deveria ser publicada desta forma), no mínimo, distorcida.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm