Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ana Maria Braga não gravou vídeo sobre “Fórmula da Juventude” com trans-resveratrol

Ana Maria Braga não gravou vídeo sobre “Fórmula da Juventude” com trans-resveratrol

Ana Maria Braga anunciou Fórmula da Juventude com trans-resveratrol, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Apresentadora Ana Maria Braga divulgou, em vídeo, a “Fórmula da Juventude” que possui trans-resveratrol

Análise

A internet se tornou o lugar perfeito para pessoas divulgarem e venderem seus produtos e serviços. Entretanto, os “trambiqueiros” da vida real também encontraram espaço na internet para aplicar golpes ou vender produtos de qualidade duvidosa.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, a apresentadora Ana Maria Braga estaria divulgando, em um vídeo, a sua “Fórmula da Juventude”.

Segundo a história, o produto seria um colágeno em gotas que contém trans-resveratrol, um antioxidante que seria natural. Ainda segundo a história, Ana Maria Braga teria afirmado que foi orientada a tomar 12 gotas do produto antes do jantar e os resultados foram incríveis. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Atora Famosa Revelou Segredo. BOMBA! ANA MARIA BRAGA FALA COMO CONSEGUIU A FORMULA DA JUVENTUDE. ANA MARIA BRAGA CONFESSA SEGREDO VOCE PRECISA VER. “ERA APENAS 12 GOTAS PELA MANHÔ. FRETE GRÁTIS + FRASCOS EXTRAS”.

Versão 2: “Já que a Fátima Bernardes está, tá revelando nosso segredo da juventude, então, também vou confessar aqui que eu tomo esse suplemento em gotas. No ano passado, eu me encontrava desse jeito da foto. Tão vendo o tanto de rugas e linhas de expressão que eu tinha? Mas ninguém sabe disso, né? Eu até pedi pra se aposentar da Globo, mas a produção não deixou e me indicaram tomar esse colágeno em gotas, que contém trans-resveratrol, um antioxidante em gotas natural. E não tem contraindicação. Eles me disseram pra utilizar 12 gotas por dia antes de jantar. Foi isso que comecei a fazer todas as noites e, depois de 5 meses de tratamento, hoje eu apresento meu programa desse jeito”.

A história rapidamente se espalhou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e por meio de anúncios pagos no Facebook, YouTube e Instagram, deixando muitas pessoas curiosas. Apesar disso, a história segue aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa publicação e agora vamos te contar, em três etapas, todos os motivos para não acreditar nessa história: 1) Ana Maria Braga revelou a fórmula da juventude com trans-resveratrol? 2) É verdade que o produto em questão (de trans-resveratrol) é aprovado pela Anvisa? 3) O que acontece se você comprar o produto “anunciado” pela Ana Maria Braga?

Checagem

Ana Maria Braga revelou a fórmula da juventude com trans-resveratrol?

Não! Na realidade, o vídeo usado para divulgação do produto foi feito com ajuda de inteligência artificial. Um programa de IA aprendeu o modo de falar de Ana Maria Braga e criou todo o áudio como se fosse a apresentadora. A própria Ana Maria Braga desmentiu a história. Durante o programa Mais Você, exibido no dia 6 de dezembro de 2023, a apresentadora fez um alerta sobre vídeos e sites que estão usando o seu nome para vender produtos estéticos.

Em seu alerta, Ana Maria Braga reforçou que não faz propaganda para esse tipo de produto, que sua imagem está sendo usada de forma indevida e pediu para que as pessoas não comprem essas mercadorias. Ana Maria Braga ainda destacou que está tentando resolver tudo na Justiça, mas tem encontrado obstáculos, uma vez que as pessoas por trás desse golpe não assumem a responsabilidade pela alteração dos vídeos.

É verdade que o produto em questão (de trans-resveratrol) é aprovado pela Anvisa?

Em algumas partes do vídeo e dos textos, os golpistas afirmam que o produto é dispensado de registro. Como já explicamos aqui no Boatos.org, algumas substâncias, de fato, são dispensadas de registro na Anvisa. Porém, se a divulgação dessa substância alega que ela possui propriedades funcionais ou de saúde, a substância ou suplemento precisa de registro no órgão responsável.

Investigamos mais a fundo as tentativas de registro de produtos contendo resveratrol ou trans-resveratrol e descobrimos que apenas um produto de um único laboratório conseguiu o registro. Trata-se de um suplemento alimentar com trans-resveratrol, da empresa DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A. E, obviamente, não tem nada a ver com o produto que está sendo vendido na história de hoje.

O que acontece se você comprar o produto “anunciado” pela Ana Maria Braga?

Certamente você vai pagar caro e não ter os resultados prometidos. Além da propaganda se sustentar em um áudio e em fotos (das supostas rugas) feitas por inteligência artificial (e, portanto, enganosas), a promessa é completamente absurda. O vídeo afirma que o produto é um colágeno em gotas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a ingestão de colágeno até pode ajudar na melhora da elasticidade e na hidratação da pele, entretanto, a substância não é milagrosa. Além disso, a SBD destaca que apenas dois produtos no mercado possuem estudos com comprovação científica e, além disso, é preciso manter um tratamento com período adequado e associado a outros cuidados.

Já o trans-resveratrol é um antioxidante. Se isso não bastasse, é preciso entender que alguns quadros de rugas e linhas de expressão vão precisar de tratamentos mais intensivos, como os procedimentos estéticos. Na realidade, boa parte das famosas e das pessoas comuns acabam utilizando procedimentos estéticos no combate ao envelhecimento, como o microagulhamento, o ultrassom microfocado, o botox, o preenchimento, os fios de sustentação e os peelings (por exemplo, de fenol), uma vez que são mais efetivos e apresentam resultados mais rápidos que a ingestão de colágeno e antioxidantes.

Conclusão

Golpe ⚠️

A apresentadora Ana Maria Braga não gravou um vídeo falando sobre sua “Fórmula da Juventude” com trans-resveratrol. Na realidade, o áudio e as fotos (das supostas rugas da apresentadora) foram feitos com inteligência artificial e usando indevidamente a imagem da apresentadora. A própria Ana Maria Braga desmentiu a história e fez um alerta em seu programa Mais Você sobre o caso. Se você vir a mensagem, não acredite que é golpe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).