Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Lopitram não é aprovado como remédio emagrecedor e “distribuição gratuita” cobra frete

Lopitram não é aprovado como remédio emagrecedor e “distribuição gratuita” cobra frete

Remédio para emagrecer Lopitram é aprovado pela Anvisa e está sendo distribuído gratuitamente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O remédio Lopitram é aprovado pela Anvisa para emagrecer e está sendo distribuído gratuitamente em anúncio no Facebook.

Análise

É incrível como pouco (ou nada) se faz contra o amontoado de anúncios enganosos que existem na internet (infelizmente, alguns acabam aparecendo até no site). Hoje vamos falar de uma história que parece de um “remédio irresistível”.

Mensagens apontam que o um emagrecedor chamado Lopitram eliminaria “gordura localizada de verdade” e seria aprovado pela Anvisa para isso. Além disso, ele estaria sendo distribuído gratuitamente em um site. Leia trechos da mensagem que circula na internet.

PARABÉNS! VOCÊ ACABA DE GANHAR UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LOPITRAM ELIMINE GORDURA LOCALIZADA DE VERDADE SEM EFEITOS COLATERAIS, DE FORMA RÁPIDA E DEFINITIVA! HÁ POUCAS UNIDADES DISPONÍVEIS!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Devido ao grande sucesso de vendas no Brasil e somado ao fato de que parte da matéria prima é importada dos EUA, nosso estoque atual de Lopitram é limitado, com previsão para acabar em: 16 DE MARÇO DE 2024

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o Lopitram foi aprovado pela Anvisa como um remédio emagrecedor? 2) O Lopitram “acaba com gordura localizada” e realmente emagrece? 3) O remédio está, de fato, sendo distribuído gratuitamente?

É verdade que o Lopitram foi aprovado pela Anvisa como um remédio emagrecedor?

Não. Apesar de a mensagem citar que o Lopitram é “aprovado pela Anvisa” por conta de ser “dispensado de registro para suplementos alimentares”, a forma que ele está sendo divulgado contradiz esta tese.

A Anvisa deixa bem claro no RDC 240/2018 que “alimentos com alegações de propriedade funcional e ou de saúde” necessitam de registro. Como o anúncio alega que o Lopitram “acaba com gordura”, seria preciso registro.

O Lopitram “acaba com gordura localizada” e realmente emagrece?

O que explicamos no tópico anterior já enfraquece esta alegação, uma vez que a Anvisa não reconhece isso. Ao olhar o site da “oferta”, vimos imagens de antes e depois e depoimentos. Qual não foi a nossa surpresa quando descobrimos que são imagens “genéricas” na internet e as pessoas identificadas estão por aí com outros nomes. Eu ficaria, no mínimo, desconfiado com isso.

O remédio está, de fato, sendo distribuído gratuitamente?

Não. Além de o produto (com exceção da amostra grátis) não ser barato, a “amostra” tem um custo de frete já fixado pelo site (independentemente da localização do cliente) de R$ 40. Ou seja: de graça não é.

Conclusão

Fake news ❌

Se você vir o tal anúncio, fique alerta. Compre por sua conta em risco, mas saiba que o remédio não é autorizado pela Anvisa e que não é exatamente de graça.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).