Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que água do Rio de Janeiro esteja contaminada com vírus e que Cedae, Fiocruz e mídia escondem

É falso que água do Rio de Janeiro esteja contaminada com vírus e que Cedae, Fiocruz e mídia escondem

Bióloga da Fiocruz gravou áudio alertando sobre vírus na água em Copacabana, no Rio, diz boato (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Boato – A água do Rio de Janeiro está contaminada com um vírus gravíssimo e a Cedae, Fiocruz e a mídia estão escondendo.

  Análise

Em 2020, desmentimos um fake sobre um áudio falsamente atribuído a uma bióloga da Fiocruz. Em 2023, o áudio voltou a circular e desmentimos de novo. E, quando achávamos que tudo estava resolvido, o mesmo áudio voltou (de outra forma).

Está circulando na internet um vídeo de um cidadão que denunciaria que a água do Rio de Janeiro está contaminada com um vírus gravíssimo e que Cedae, Fiocruz e a “extrema imprensa” não estão divulgando.

Como “fonte”, o sujeito (que usa a verborragia ao nível máximo) cita (olhem só) uma bióloga da Fiocruz que teria falado que há o tal vírus na água, que nada pode ser divulgado e que tem gente ficando doente. Leia mensagem que circula online, discurso do homem e (de novo) conteúdo do áudio atribuído à bióloga:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Texto: ÁGUA DO RIO CONTAMINADA COM VIRUS DE EXTREMA GRAVIDADE, A MÍDIA E A FIOCRUZ NÃO DIVULGAM. TEM QUE FERVER A ÁGUA,  ESCOVAR OS DENTES COM ÁGUA FERVIDA E NA RUA SÓ BEBER ÁGUA COM GÁS.  É SÉRIO, GENTE, LEMBREM QUE LOGO QUE APARECEU O COVID ELES NÃO DIVULGARAM, CAUSANDO A MORTE DE MUITA GENTE. O VÍDEO DA MATÉRIA NÃO PODE SER DIVULGADO NO FACEBOOK.  SÓ ESSA LEGENDA FOI DIVULGADA 👇Se vc conhece alguém que mora no Rio de Janeiro Compartilhe por favor Urgente

Versão 2: ÁGUA DO GUANDU CONTAMINADA, VIRUS PERIGOSOS, PROVOCANDO DOR DE CABEÇA, DIARREIA, E LEVA A MORTE. A VERDADE ESTÁ SENDO ENCOBERTA PELAS AUTORIDADES COMPETENTES. BEBER AGUA ALEM DE FILTRADA, FERVIDA. SE FOR AGUA MINERAL, QUE SEJA GASOSA. NAO DEMORAR NO BANHO E TER OUVIDOS TAMPADOS ESCOVAR DENTES COM ÁGUA FERVIDA GUARDADA SEPARADAMENTE PARA USO DIARIO. A NOTICIA DIZ QUE É DETERGENTE… MENTIRA. ESTÃO EVITANDO ALARME QUE SÓ VAI DEIXAR PIORAR A SAUDE DAS PESSOAS. POR FAVOR, PASSEM ADIANTE … NAO É FAKE. ESCUTA O AUDIO EM GRAVAÇÃO ENVIADA A ESSE PORTADOR DA NOTICIA QUEM ME ENVIOU A MENSAGEM É PESSOA DE CONFIANÇA, CONHECO A FAMILIA

Vídeo: Olá pessoal, o alerta de hoje vai para o Rio de Janeiro. Esse povo carioca que eu tanto amo, considero e respeito. Eu recebi uma informação aqui muito importante, eu não posso guardá-la pra mim. Então eu tenho que repassar e eu peço a você ou quem não mora no Rio de Janeiro também me ajude a compartilhar essa notícia. Ela é urgente. A extrema imprensa não está divulgando, está passando pano pra empresa de água, pra CEDAE do Rio de Janeiro.

E o pior, a Fiocruz da gravidade do problema mas também está escondendo e não quer que a população saiba a verdade. A água do Rio de Janeiro está contaminada. De repente você que tem um parente ou filho e que está tendo está tendo uma morte súbita ou uma diarreia assim do nada. Saiba, é a água que a pessoa está consumindo. Em alguns casos está levando até a morte. Tem vírus na água do Rio de Janeiro e a mídia tá falando que foi jogado detergente lá no Rio Gandu, que é o rio que abastece mais de onze milhões de cariocas.

Então preste atenção no áudio que eu recebi é de uma fonte fidedigna, eu quero que você me ajude compartilhar essa informação porque é saúde pública. O caso é muito grave e a mídia está acobertando, está passando pano para essa empresa não está prestando um bom serviço ao povo carioca. Ouça esse áudio. [Áudio]

É isso pessoal eu estou dando aqui a minha contribuição espero que você faça o mesmo pra que possamos salvar o maior número de vidas como sempre o SUS não funciona, as instituições não funcionam e a população mais uma vez refém dessa política criminosa, dessas empresas que não prestam bom serviço à população. Mas cobrar eles sabem cobrar e muito caro por esses serviços. Compartilhe esse vídeo a todos que você conhece

Áudio: Eu estou conversando com a moça bióloga aqui agora. Ela vai vai passar não. Você também é da parte também. Radiologia também. Você também brota Fiocruz, não é isso os perigos que está acontecendo na água aqui ó. Pode falar que isso aqui também oi gente, então é o seguinte, eu moro aqui em Copacabana e saio e sai pra praia e falo, tá gravando, sai pra praia pra caminhar, mas na verdade pra avisar mães que crianças, né? E tem muitas pessoas que trabalham na praia, que moram nas comunidade, que vão anunciar. Meu marido é ahm biólogo da Fiocruz, a Fiocruz foi proibida de falar o risco que tá acontecendo na na água do Rio de Janeiro os noticiários estão anunciando trinta por cento do risco, é muito mais grave do que a gente pode imaginar, tá bom?

Água de filtro não funciona, o vírus passa, tem que ferver a água, vai escovar os dente, escova com o dente, com a água do fervida, tomar banho, põe a algodão nos ouvidos e seja um banho rápido, não beba água da torneira, a água está com vírus muito forte eles estão colocando uma composição que é mais forte que o vírus pra matar o vírus e pode dar uma parada cardíaca em qualquer criança ou pessoas que tem arritmia. Se você sentir dor de cabeças fortes, se você sentir enjoo, se você sentir tontura, se você se tiver diarreia pro SUS e fala estou há quatro dias assim mesmo que seja um dia porque daí eles atende rápido. A ordem é atender quem chega mais rápido que já está há três quatro dias.

Se você falar que começou hoje eles vão deixar você na fila. Entendeu? Então assim o risco é grave. Se vocês puder divulgar se vocês puder prestar atenção e não beba água da torneira e leve pra informações pra pessoas carentes que não tem informações, que não tem condições, que trabalham o dia inteiro, que não pode não conseguiram ler os noticiário. A situação está rio. Vai comer no restaurante? Não coma verdura. Não toma suco. Água na praia. Mineral que seja natural. Muita gente manipula uma água não tomam. Eles água normal abre a torneira aqui do calçadão, põe água e vende a água. Eles lacram bem forte e vende a água. Se for comprar água, água com gás. Se não, água só no supermercado, de preferência de outro estado. É isto se vocês puder divulgar eu agradeço porque quanto mais vida a gente salvar melhor pra nós.

Checagem

Meu Deus, quanto conteúdo. E quanta baboseira. Na realidade, nós só estamos aqui para reforçar que a história é falsa. Não tem nada de água do Rio de Janeiro contaminada com vírus.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a água do Rio de Janeiro está contaminada com um vírus? 2) É verdade que uma bióloga da Fiocruz falou no assunto? 3) O que a Fiocruz e a Cedae falam sobre a água do Rio de Janeiro estar contaminada com um vírus? Muitas das respostas vão se utilizar do que já escrevemos sobre o assunto.

É verdade que a água do Rio de Janeiro está contaminada com um vírus?

Não é verdade. Só o fato de a mensagem não ser atual já começa a entregar a farsa. O fato de ela já ter sido falsa em 2020 reforça a desconfiança de que se trata de uma fake news. Junte isso a um terceiro fato (de que não há qualquer alerta sobre água de Copacabana e do Rio de Janeiro nos últimos) e podemos dizer que a acusação é, no mínimo, um boato sem comprovação.

É verdade que uma bióloga da Fiocruz falou no assunto?

Neste quesito, podemos dizer que é mesmo uma fake news (o que reforça que toda a acusação contra a “água carioca” é falsa). Em 2020, o Boatos.org entrou em contato com a Fiocruz sobre a autoria do áudio ser de uma “bióloga da fundação”. A resposta foi a seguinte:  “A Fiocruz não reconhece o áudio nem endossa as informações”.

O que a Fiocruz e a Cedae falam sobre a água do Rio de Janeiro estar contaminada com um vírus?

A história circulou tanto que a Fiocruz e a Cedae tiveram que se pronunciar novamente agora em 2023. A Fiocruz divulgou uma nota em seu site. Já a Cedae publicou uma nota em sua página do Facebook. Leia:

Fiocruz: A Fiocruz esclarece a respeito de áudio que vem circulando no WhatsApp sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro. Trata-se de uma notícia falsa (fake news) que já circulou anteriormente, ainda em 2020. A Fiocruz informa que esse áudio não corresponde a um posicionamento da instituição e que não foi realizada recentemente análise da água do Rio de Janeiro pela instituição.

Cedae: ATENÇÃO! É falsa a informação que circula na internet sobre contaminação por vírus na água do Rio de Janeiro. A água captada e tratada em todos os sistemas produtores da Cedae passa por processo rigoroso de controle de qualidade e encontra-se dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação.

No Sistema Guandu, a Cedae mantém monitoramento constante da água em mais de 35 pontos, do leito do Rio Guandu à saída da água tratada da estação. Nosso laboratório tem equipamentos de alta tecnologia que permitem análises em 30 minutos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a água do Rio de Janeiro esteja contaminada com um vírus assim como é falso que uma bióloga da Fiocruz lançou um áudio sobre o assunto. O que temos é uma fake news dupla que não merece ser levada a sério.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm