Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco visitará o Brasil e a Congregação Cristã (CCB) em 2020 #boato

Papa Francisco visitará o Brasil e a Congregação Cristã (CCB) em 2020 #boato

Papa Francisco visitará o Brasil e a Congregação Cristã (CCB) em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Centro Televisivo do Vaticano anunciou que o papa Francisco irá visitar o Brasil em 2020. Ele virá para conhecer a Congregação Cristã do Brasil (CCB).

Dentre as inúmeras categorias de fake news que circulam na internet, há algumas que “conseguem” voltar a circular com uma pequena modificação. É o caso da história de hoje, que trata do papa Francisco.

De acordo com uma mensagem que se espalhou no Facebook e no WhatsApp, o pontífice decidiu visitar o Brasil em 2020. Mais do que isso, ele tem um objetivo principal com a visita: conhecer o trabalho da Congregação Cristã do Brasil (CCB).

A mensagem aponta que o papa Francisco está curioso para saber mais sobre a CCB, que se tem falado muito sobre ela no Vaticano e dá como fonte o Centro Televisivo do Vaticano. Leia:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Papa Francisco visitará a Congregação Cristã no Brasil em 2020! O Centro Televisivo do Vaticano, emissora oficial no Brasil, divulgou no último dia 18/09/2019 uma nota oficial confirmando a visita do Papa Francisco ao Brasil em 2020, a fim de conhecer a denominação evangélica Congregação Cristã no Brasil. Igreja essa que, segundo o Papa Francisco, após análises minuciosas em história e liturgia cristãs, é a Igreja que mais se aproxima da Igreja Cristã Primitiva fundada pelo Apóstolo São Pedro e confirmada por Constantino no ano de 313 d.C.

Segundo o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello: “a fama da igreja protestante Congregação Cristã no Brasil faz-se anunciar pelos corredores da Basília de São Pedro, a casa oficial do Papa no Vaticano. E já tem convertidos inúmeros padres e freiras não só no Brasil, mas como também na Europa e América do Norte.”

Outrossim, Dom Pedro Odilo Scherer, Cardeal e Arcebispo metropolitano de São Paulo, na Catedral da Sé, disse que: “a visita será consumada na sede da igreja, na Congregação do Brás, na Avenida Visconde de Parnaíba, 1616, próximo ao metrô Bresser. Ocorrerá numa manhã de domingo, num dos famosos batismos periódicos da igreja. Mas tudo em com acordo com o corpo administrativo e o episcopado da denominação”.

O acontecimento será histórico, e marcará a abertura de uma nova era entre as diversas vertentes do cristianismo, que se vê ameaçado pelo avanço do islamismo, fato este que coincide com o enfraquecimento da fé católica em todo o mundo, especificamente no continente Europeu.

Papa Francisco visitará o Brasil e a Congregação Cristã (CCB) em 2020?

Muitos católicos ficaram animados com a informação. Integrantes da CCB, então, ficaram animadíssimos. Só há um detalhe: a história não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Lembra que a gente falou lá no início do texto que alguns boatos só precisam de uma pequena modificação para voltar a circular. Falamos isso porque o Boatos.org desmentiu essa mesma história em 2016.

Na ocasião o texto apontava como fonte o Centro Televisivo do Vaticano, falava da CCB, de todo espanto do papa. Tudinho. A única diferença está na data. Na versão antiga, a visita seria em 2017. Agora é em 2020.

E, assim como na outra versão, a história estava errada. Em 2016, não havia qualquer previsão de vinda do papa ao Brasil (última tinha sido durante a JMJ de 2013 no Rio). Em 2019 também não há qualquer previsão.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco virá ao Brasil em 2020 para conhecer a Congregação Cristã do Brasil (CCB) é falsa. É uma nova versão de um boato desmentido em 2016 por aqui. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.