Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco virá ao Brasil em 2017 para conhecer congregação #boato

Papa Francisco virá ao Brasil em 2017 para conhecer congregação #boato

Boato – Vaticano anunciou que o papa Francisco virá em 2017 para o Brasil a fim de conhecer a Congregação Cristã no Brasil.

Você, que acompanha o Boatos.org, sabe que o papa Francisco é uma das figuras mais “carimbadas” de boatos na internet. Volta e meia, uma história sobre o pontífice aparece na internet. Se você acha que não, confira a lista que temos de boatos sobre o papa.

A mais nova história sobre dá conta que ele acabou de confirmar que virá ao Brasil em 2017. O mais curioso de toda história é o motivo da visita. De acordo com o texto, que circula por WhatsApp e Facebook, ele viria para conhecer a Congregação Cristã no Brasil. Mais do que isso, o papa teria afirmado que a congreção é, hoje, o que há de mais parecido com a igreja fundada pelo apóstolo Pedro. Leia texto que circula online:

O Centro Televisivo do Vaticano, emissora oficial no Brasil, divulgou no último dia 22/10/2016 a nota afirmando a visita do Papa Francisco ao Brasil em 2017 afim de conhecer a denominação Congregação Cristã no Brasil, igreja essa que segundo Papa Francisco após análises minuciosos é a que mais se parece com a igreja primitiva fundada pelo apóstolo Pedro e confirmada por Constantino no ano de 313 D.C.

Segundo Núncio Apostólico no Brasil Giovanni d`Aniello: “a fama da igreja protestante Congregação Cristã no Brasil faz-se anunciar nos corredores da Basílica de São Pedro, a casa oficial do Papa no Vaticano.”

Dom Pedro Odilo Scherer, Cardeal e Arcebispo metropolitano de São Paulo, na Catedral da Sé disse que: “a visita será consumada na sede da igreja na Congregação do Brás, num domingo de manhã, num dos famosos batismos periódicos da igreja, mas tudo em comum acordo com o corpo Administrativo da denominação e Episcopado.”

Papa Francisco virá ao Brasil em 2017 para conhecer congregação?

Como assim? O papa vai vir ao Brasil para visitar uma igreja evangélica? Será que é isso mesmo? A resposta é não. Para você entender tudo direitinho, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O texto cita diversas figuras. Além do papa Francisco, foram citados Giovannu d’Aniello e Dom Odilo Scherer. Tentamos procurar as declarações atribuídas a eles na internet e, como era de se esperar, nada foi encontrado.

Aliás. Tentamos, inclusive, procurar em relação a uma visita do papa ao Brasil. O que descobrimos é que a visita “miou”. Depois de conversarem com Francisco no dia 20 de outubro de 2016, membros da CNBB afirmaram que ele não poderá vir ao Brasil. Veja trecho da matéria do site da rede televisiva Canção Nova:

“Falamos do Ano Nacional Mariano que começou dia 12 de outubro e ele se interessou. Foi aí que entrou o assunto de Aparecida e ele nos disse que ano que vem não poderá ir a Aparecida, porque indo a Aparecida teria que ir na Argentina, Chile, Uruguai e não há condições porque esse ano suspendeu as visitas ad limina (a visita dos bispos), e ano que vem vai pegar as visitas que seriam deste ano e do próximo ano”, informou o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA).

O papa havia feito uma promessa de voltar ao Brasil em 2017 durante a Jornada Mundial da Juventude (em 2013). Porém, em setembro de 2016, ele havia dado declarações que “estaria triste” com o momento do Brasil e não sabe se viria ao país. A reunião de outubro colocou uma pá de terra nas pretensões do país de receber o pontífice no ano que vem.

Resumindo: não só o papa Francisco não falou nada sobre a Congregação Cristã do Brasil (se isso acontecesse, seria muito estranho) como também ele não deu sinais que virá ao nosso país no ano de 2017.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da Jadina Pereira e de outro leitor que não se identificou. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.