Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Fotos de suposta festa de ano novo do papa Francisco são fruto de inteligência artificial

Fotos de suposta festa de ano novo do papa Francisco são fruto de inteligência artificial

Papa Francisco participou de festa de ano novo em que bebeu, fumou e beijou garota, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O papa Francisco participou de uma festa de ano novo em que bebeu cerveja e whisky, fumou e beijou uma garota.

Análise

Tem circulado na internet uma série de imagens que seriam de um ano novo, digamos, nada convencional para o papa Francisco. Nas imagens, o pontífice aparece fumando um cigarro eletrônico, bebendo cerveja e whisky e beijando uma garota.

Em plataformas como o Twitter, postagens em tom de indignação circulam junto com as imagens. Leia os textos que circulam online e veja algumas das fotos:

Versão 1: Ano Novo em Bergoglio‼️ A Ilha dos Prazeres. O que há por baixo do Vaticano além das catacumbas e da biblioteca com mais de 3 km Pensem. *Acredito que esta info vai ser censurada Não será por ser mentira!!! Versão 2:Sua festa de NYE foi tão boa quanto a do Papa Francisco?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

As imagens chamam atenção e podem enganar ao primeiro olhar (principalmente se for feito de um telefone celular). Por isso mesmo que estamos aqui para fazer a checagem e responder às seguintes questões: 1) O papa Francisco participou de alguma festa de ano novo em que bebeu, fumou e beijou? 2) As fotos que mostrariam o papa Francisco em uma festa são reais? 3) Como identificar fotos criadas em ferramentas de inteligência artificial?

O papa Francisco participou de alguma festa de ano novo em que bebeu, fumou e beijou?

Não há qualquer indício ou lógica nisso. Como você sabe (ou deveria saber), é imperativo ao cargo do papa o celibato e a renúncia a coisas “mundanas”. Soaria estranho para a cúpula do Vaticano, o papa aparecer desta forma. Além disso, as fotos que estão circulando não provam a participação dele na festa (ao contrário do que apontam as mensagens).

As fotos que mostrariam o papa Francisco em uma festa são reais?

Não são. Na realidade, as fotos são criadas por ferramentas de inteligência artificial (como, por exemplo, o Midjourney). Não é incomum a viralização de fotos como esta. Outro dia mesmo, o Boatos.org desmentiu supostas fotos do papa Francisco beijando o Dalai Lama. 

Como identificar fotos criadas em ferramentas de inteligência artificial?

Além de descobrirmos que a foto tem como fonte perfis que sempre publicam imagens de inteligência artificial, também há detalhes que entregam a farsa. Os dois principais (e aí fica o conselho para que você preste atenção também) estão nas mãos das pessoas (normalmente, há deformações nos dedos) e no rosto. Se você notar sempre há uma “hiperiluminação” no rosto deles (algo que não é natural na vida real).

Conclusão

Fake news ❌

As fotos que mostrariam o papa Francisco em uma super festa de ano novo são fruto de ferramentas de inteligência artificial. Ou seja: apesar da raiva das postagens, a “denúncia” que está viralizando é falsa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)