Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Foto que mostra papa Francisco beijando Dalai Lama é fruto de inteligência artificial

Foto que mostra papa Francisco beijando Dalai Lama é fruto de inteligência artificial

Foto que mostra papa Francisco beijando Dalai Lama é real, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter))

Boato – Papa Francisco foi flagrado beijando Dalai Lama e tudo foi registrado em uma foto.

Análise

Tem circulado em perfis conservadores na internet (que não gostam dos posicionamentos do papa Francisco) uma suposta imagem que seria um “choque”. Na foto, o pontífice da Igreja Católica aparece beijando o líder do budismo Dalai Lama.

Nas versões que vimos do conteúdo, a imagem aparece de forma simples e pura e é apenas acompanhada de emojis. Veja uma das versões de fotos que vimos circulando por aí:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

A imagem (e algumas variáveis) causaram diversas reações nas pessoas. Porém, não é verdade que o papa Francisco foi flagrado beijando o Dalai Lama. Para elucidar o caso, vamos responder às seguintes questões: 1) A foto do papa Francisco beijando o Dalai Lama é real? 2) Como que a foto do papa Francisco e do Dalai Lama foi produzida? 3) Quais são os elementos que indicam que a imagem é falsa?

A foto do papa Francisco beijando o Dalai Lama é real?

Neste ano, o Dalai Lama (que é um cargo rotativo, aliás) proporcionou uma cena em público que escandalizou o mundo: nas imagens, ele pediu para um menino que estava em sua cerimônia “lamber a sua língua”. Apesar do escândalo, é falso que o papa Francisco tenha sido flagrado beijando o Dalai Lama.

Não há qualquer registro em fontes confiáveis que mostrem que, de fato, houve o tal ocorrido. Para “ajudar”, é possível saber da origem da foto (e suas variáveis) que estão circulando na internet.

Como que a foto do papa Francisco e do Dalai Lama foi produzida?

Na realidade, a foto em questão é fruto de ferramentas de inteligência artificial (como, por exemplo, o Midjourney). Depois que o caso do Dalai Lama e a criança veio a público, diversos perfis (como este) geraram imagens artificiais para ilustrar a história. Entre os que geraram e os que copiaram, a história se espalhou.

Quais são os elementos que indicam que a imagem é falsa?

Apesar de as ferramentas de geração de imagens estarem muito avançadas, é possível encontrar alguns erros. Na imagem que apreciamos, podemos encontrar algumas. Apesar de as pessoas serem parecidas com o papa Francisco e Dalai Lama, é possível ver que se trata de uma ilustração (o Dalai Lama, por exemplo, é muito mais jovem).

Além disso, o excesso de iluminação (parece que todas as pessoas têm um refletor no rosto) e deformações em membros nos mostra que se tratam de imagens feitas por IA. Além disso, conforme mencionamos, não há nada sobre o beijo em fontes confiáveis (se fosse real, seria mais um escândalo).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Francisco tenha sido flagrado beijando o Dalai Lama. A imagem que está circulando não passa de uma montagem e a história não passa de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)