Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco foi preso sob acusação de tráfico de crianças e fraudes #boato

Papa Francisco foi preso sob acusação de tráfico de crianças e fraudes #boato

Papa Francisco foi preso sob acusação de tráfico de crianças e fraudes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ocorreu um apagão no Vaticano. O papa Francisco foi preso após 80 acusações de tráfico de crianças e diversas fraudes. Por isso que o pontífice está ausente.

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma história das mais estranhas que apontava para um “grande plano” de Trump para “prender comunistas e se manter no poder”. Agora, vamos falar de uma história que também está sendo muito compartilhada por conspiracionistas e que envolve o papa Francisco.

De acordo com mensagens em espanhol (que também viralizaram no Brasil), o papa Francisco teria sido preso após 80 acusações de tráfico de crianças e fraudes. A mensagem aponta, também, que esse é o motivo do papa Francisco ter “sumido nos últimos dias”, que o FBI está a “caminho do interrogatório” e que houve um “apagão no Vaticano”. Confira a mensagem que circula online:

Apagão no Vaticano: Papa preso por 80 acusações de tráfico de crianças e fraudes.. Parece que o Papa Francisco tuitou esta manhã, mas o curador Beaver confirmou que o Papa Francisco tem uma equipe de redes sociais que agende suas publicações, e esta foi planejada com antecedência. Se clicar no tweet, você pode ver que o TweetDeck foi usado para agendar a publicação.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O Papa Francisco ainda está sob custódia federal na Itália, por isso não foi visto em vídeo. O FBI está a caminho do interrogatório, segundo as fontes.Oficiais militares, policiais italianos e sua unidade de crimes sexuais foram para a casa do Papa no Vaticano, prenderam ele e vários outros policiais de alto nível, e colocaram todos sob prisão sem incidentes. Pessoas próximas do local relataram ter ouvido tiros, mas a polícia não confirmou se foram eles que atiraram as armas.

O Papa Francisco encontra-se atualmente em uma prisão desconhecida, sendo interrogado por agentes federais que trabalham para o estado da Itália e da Interpol. De acordo com os relatórios, o FBI está fazendo um arranjo para voar e interrogá-lo assim que a Interpol terminar com ele.

Giuseppe Governale, o procurador-chefe antimafia da Itália, foi chamado no começo da pesquisa sobre o Papa Francisco e outros dentro do Vaticano. Disse que o grupo estava ′′ subestimado ′′ e era particularmente perigoso devido à sua capacidade de proliferar em todas as nações e se infiltrar nelas. Para realizar a prisão, os policiais e militares tiveram que cortar a energia no Vaticano, bem como atenuar a câmera ao vivo. Isso foi notado por web-sleuths, que rapidamente começaram a suspeitar do que estava acontecendo no Vaticano.

Papa Francisco foi preso sob acusação de tráfico de crianças e fraudes?

A história circulou com muita força entre grupos conspiracionistas. E, assim como tantas outras histórias do tipo, trata-se de uma informação falsa. Não teve nada de papa Francisco ser preso e o Vaticano estar em “apagão”.

A mensagem carrega todas as principais características de boatos online como ser extremamente alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável. Ao contrário, o site cita como fonte um site conspiracionista norte-americano.

Ao buscar mais detalhes sobre o assunto, só achamos desmentidos. Vimos desmentidos em sites espanhóis (como esse e esse), venezuelanos, norte-americanos e pela própria agência de notícias do Vaticano.

De acordo com a CNA (em português, ACI), um argumento seria a “ausência do papa na tradicional Missa de Solenidade do Batismo do Senhor celebrada pela Capela Sistina do Vaticano”. Veja o que foi escrito a respeito:

Este argumento é facilmente desmontável. Em primeiro lugar, como foi anunciado pela Sala de Imprensa do Vaticano em 5 de janeiro, a Missa de Solenidade do Batismo do Senhor, na qual o Papa costuma batizar algumas crianças, foi cancelada como medida evitar contágios por coronavírus. Portanto, efetivamente, o Papa não presidiu a Missa, pois havia sido cancelada há quase uma semana devido à pandemia.

A agência apontou, ainda, que a presença do papa na oração do Ângelus “todos os domingos” no Vaticano e as câmeras do Vaticano (que filmam a cidade iluminada) provam que o papo de prisão e “apagão” são falsos.

Vale dizer que essa história de “papa sendo preso” não é recente. Em outubro de 2020, o Boatos.org desmentiu o mesmo tipo de boato. Na ocasião, gravamos até um vídeo para falar a respeito do assunto (como pode ser visto abaixo):

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco foi preso por tráfico de crianças e outros crimes é falsa. Além de ser uma história que surgiu em um site nada confiável, já foi desmentida pela própria agência de notícias do Vaticano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy
Marcações: