Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco vai conceder benção dos inocentes (benedictionem et innocentum) a Lula #boato

Papa Francisco vai conceder benção dos inocentes (benedictionem et innocentum) a Lula #boato

Papa Francisco vai conceder benção dos inocentes (benedictionem et innocentum) a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há 800 anos um papa não concede a benção dos inocentes (benedictionem et innocentum) a alguém que é culpado por algo que não cometeu. O papa Francisco vai abençoar Lula com ela.

Solto há cerca de três meses, Lula tem tentado arquitetar estratégias políticas mirando as eleições de 2020 e 2022 (ele não poderá ser candidato, mas é um apoio de peso) enquanto seus advogados buscam estratégias de o defender de acusações de corrupção. Para o ex-presidente, um momento importante acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2020 quando o ex-presidente vai ao Vaticano fazer uma visita ao papa Francisco.

A visita de Lula ao pontífice tem gerado inúmeras reações na internet. Uma delas é a disseminação de notícias falsas. A última delas aponta para algo chamado “benção dos inocentes” (benedictionem et innocentum).

De acordo com uma mensagem publicada no Facebook (e printada a torto e a direito no WhatsApp), o papa Francisco vai conceder a tal benção a Lula. Dois detalhes: a benção seria concedida apenas a “inocentes” e, de acordo com a mensagem, faz 800 anos que ninguém a recebe. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

FAZ 800 ANOS QUE UM PAPA NÃO CONCEDE A benedictionem et innocentum. A benedictionem et innocentum será concedida pelo Papa Francisco ao ex Presidente Lula em encontro no Vaticano. A BÊNÇÃO benedictionem et innocentum é concedida apenas aos INOCENTES !

Papa Francisco vai conceder a benção dos inocentes (benedictionem et innocentum) a Lula?

A tal mensagem (um tanto quanto dúbia) gerou duas reações. A primeira delas (de defensores de Lula) foi de orgulho do ex-presidente. A segunda (da maioria das pessoas que compartilharam a informação) foi em tom de denúncia contra o “papa comunista”. Seja qual for a reação, uma coisa é fato: a informação é falsa.

De cara, a mensagem e a fonte dela já nos entrega a farsa. A mensagem, por si só, tem algumas das principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Isso aumenta as desconfianças.

Desconfianças que viram certeza ao “lembrarmos” (o bom de desmentir boatos diariamente é que só é preciso “lembrar” de algumas coisas) que o perfil do Facebook que espalhou a informação sobre a “benedictionem et innocentum” é o mesmo de tantas outras fake news desmentidas aqui.

Como exemplos, temos tese de que dona Marisa estaria viva na Itália, que um falso padre havia tentado visitar Lula, que a Interpol descobriu caixa de dinheiro em malas da Cruz Vermelha e tantas outras (incluindo falsas intervenções militares e confiscos).

Com quase certeza de que a história era falsa, fomos buscar mais detalhes sobre a benedictionem et innocentum. Como era de se esperar, nada encontramos sobre a “benção dos inocentes”. Ao buscar sobre “bençãos do papa”, encontramos algumas informações. De acordo com esse site católico, há os seguintes tipos de bençãos papais (que pode ser concedida a qualquer pessoa e está em português de Portugal):

1. Batismo, Primeira Comunhão, Confirmação (apenas para uma pessoa); 2. Matrimónio; 3. Ordenação Presbiteral; 4. Profissão Religiosa; 5. Ordenação de Diácono Permanente; 6. Aniversário (10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°, 40°, 45°, 50°, 55°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°) de Matrimónio*, Ordenação Presbiteral, Profissão Religiosa; 7. Aniversário natalício (18º, 30º, 40º, 50º, 55º, 60º, 65º, 70º, 75º, 80º, 85º, 90º, 95º, 100º)*;

Como é possível ver, não há nada de benção dos inocentes. Vale dizer que não encontramos qualquer referência que comprove que ela tenha sido dada há algum dia a alguém (nem há 800 tampouco há 8000 ou 8000000 de anos). Ou seja: o camarada em questão tirou a história do… nada.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco vai conceder uma benção chamada benção dos inocentes a Lula é falsa. Nem a benção “benedictionem et innocentum” existe tampouco o Lula vai recebê-la. O máximo que o ex-presidente deve ganhar é uma “benção comum” do pontífice.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UyyDRF