Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Irmão Lázaro disse que “só pega Covid-19 quem é do diabo” #boato

Irmão Lázaro disse que “só pega Covid-19 quem é do diabo” #boato

Irmão Lázaro disse que só pega Covid-19 quem é do diabo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O cantor e político Irmão Lázaro disse, antes de morrer por causa da Covid-19, que só pega a doença quem é “do diabo” e que crente não se infecta.

A morte do cantor e político Irmão Lázaro causou comoção no meio evangélico. Causou, também, uma série de notícias falsas que circulam na internet. Em meio a vídeos falsamente atribuídos à internação e teorias de que ele não havia morrido, uma história (bem deselegante, por sinal) o acusava de ter falado um impropério sobre a pandemia.

De acordo com texto que viralizaram em redes sociais, antes de ser internado e morrer por complicações da Covid-a9, Irmão Lázaro teria dito “em um show lotado” que “crente não pega Covid-19 e que só pega quem é do diabo”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: FEZ UM SHOW EM FEIRA DE SANTANA – BAHIA DENTRO DA IGREJA, E DISSE QUE= ” EVANGÉLICO NÃO PEGA O COVID 19 , SÓ PEGA QUEM É DO DIABO ! ” Versão 2: Fez um show lotado em uma igreja de Feira de Santana mês passado e, disse que crente não pegava covid e só pegava quem era do diabo. Lamentável. Versão 3: “Quem pega Covid-19 é do diabo”, Irmão Lázaro.

Irmão Lázaro disse que só pega Covid-19 quem é do diabo?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem serviu para pessoas se utilizarem politicamente da morte do cantor e rendeu xingamentos contra ele em redes sociais. Porém, a informação que circula online não tem qualquer prova e já foi desmentida.

Para começar, a mensagem em questão tem algumas das principais características de boatos online. Ela é vaga (não diz quando, em que igreja isso ocorreu, qual show foi etc.), alarmista e não cita nenhuma fonte confiável que comprove a informação.

Para além disso, há alguns “detalhes” que não têm muito lógica. Tentamos buscar por qualquer informação que prove que o Irmão Lázaro teria dado a tal informação. Não há qualquer postagem em redes sociais em que ele fale isso. Mais do que isso: mesmo com a tese de que a “igreja estava lotada”, não há um vídeo ou áudio que aponte para a tal declaração.

Simplesmente, a informação brotou em textos em redes sociais. Não há qualquer vídeo, áudio ou qualquer outra comprovação de que ele havia dito isso. É a chamada “evidência anedótica” sem provas.

Resolvemos, então, falar com a assessoria do Irmão Lázaro. Nos foi relatado que a história circulava antes mesmo da morte, que já havia sido desmentida em Plenário da Câmara dos Deputados (há o registro aqui) e que todas as informações são falsas. “Ele nunca disse isso. Cadê o áudio dele falando. Inventar é fácil. [Lázaro] Sempre se cuidou é sempre usou máscara”, relatou.

Sobre “um grande show”, também foi negada a informação (vale dizer que não encontramos vídeos relacionados ao super show do Irmão Lázaro nos últimos tempos). Novamente, não há qualquer vídeo ou registro deste “grande show” no período. 

Rafael Velame, um jornalista de Feira de Santana (cidade que o Irmão Lázaro era vereador), via Twitter, também negou que a história seja real. “É fake essa história de que Irmão Lázaro disse que “só pegaria covid quem fosse do diabo”. Não existe nenhum registro disso. Apenas sites caça cliques publicaram sem provas. + RESPEITO e COMPAIXÃO, gente”.

Resumindo: um monte de gente está tomando como verdade uma fala atribuída ao Irmão Lázaro que viralizou na internet. Porém (e apesar de o suposto relato ter ocorrido em uma “igreja lotada”), não há qualquer prova de que tenha dito isso, a informação foi negada pela assessoria e, ainda por cima, o texto, inicialmente, “brotou” em redes sociais (também sem provas).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy