Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Igreja católica no Chile está sendo transformada em bar pela esquerda #boato

Igreja católica no Chile está sendo transformada em bar pela esquerda #boato

Igreja católica no Chile está sendo transformada em bar pela esquerda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra uma igreja católica que virou um bar no Chile. Essa é uma ação dos governos de esquerda no mundo todo.

A relação “esquerda e religião” é constantemente abordada em fake news. A última das histórias que está circulando na internet aponta para algo que teria ocorrido no Chile, que é presidido pelo político de esquerda Gabriel Boric.

Um vídeo de um homem entrando em um restaurante com tema religioso está circulando junto com uma mensagem que aponta que o governo do país estaria transformando igrejas em bares e restaurantes. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e também a transcrição do vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Igreja no Chile, será que aqui vai demorar? Já vi feminista querendo fechar as igrejas e … Versão 2: Belíssima Igreja no Chile , transformada em Bar. 😭😭😭 Quem for católico , é só aguardar. Maldita esquerda. 😠😠😠😠😠Versão 3: No Chile igreja vira bar. Governo do amigo do nine. Versão 4: No Chile, igreja transformada em restaurante!!!! Misericórdia

Transcrição: Aí Sandra, que que fizeram das igrejas aqui ó? Restaurante ao altar. Boa tarde está todo mundo bebendo. Vendendo coquetel na All Star. Todo mundo rezando oh. Comprando cerveja. Chega mais perto de Jesus aqui Ah lá. Todo pecador mano dentro do altar. É mole? Não é só essa daqui não, hein? Tem outras aí. Está virando tudo isso aí Ufa! Estás a ver Ah não tem mais uma outra que virou boutique. De louco

Igreja no Chile está sendo transformada em bar pela esquerda?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo, principalmente pelas imagens da “igreja restaurante”, chamou muita atenção e viralizou em redes sociais. Porém, é falso que a filmagem em questão seja de uma igreja que virou um restaurante por causa do governo do Chile.

Não é de hoje que fake news sobre governos de esquerda e religião se espalham na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos, por exemplo, que Gabriel Boric mandou queimar igrejas no Chile e que o presidente teria posado com foto de “Jesus travesti”.

Para chegar à solução, investigamos algo que não foi apontado na mensagem (que, por sinal, tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis): onde ficaria a tal “igreja restaurante”.

Para tanto, fizemos algumas tarefas. A primeira foi procurar por registros de igrejas no Chile que haviam sido transformadas em outros estabelecimentos. Não encontramos nada (nem por ordem do governo ou da iniciativa privada).

A segunda foi procurar pelo movimento em questão. Lá em 2020, o Boatos.org tratou de um caso similar. Na época, apontamos que um bar de Lille (França) não havia surgido de uma igreja e sim havia sido um bar com temática religiosa.

Também descobrimos casos como o descrito no vídeo. De fato, algumas igrejas centenárias (muitas que ficaram fechadas por anos) reabriram com outras temáticas. Isso ocorreu nos Estados Unidos, Holanda e outros países.

Um dos países inclusos em “outros” é o Reino Unido. Lá o Mercado Mayfair (ou Mercato Metropolitano) foi construído dentro de uma igreja Anglicana (e não Católica). Ao analisar as imagens, descobrimos que a igreja do vídeo é justamente essa.

Resumindo: é falso que igrejas católicas no Chile estejam sendo transformadas em restaurantes. A história que circula na internet é baseada em um vídeo que mostra um mercado no Reino Unido, não se trata de uma congregação católica e tampouco tem relação com o “governo de esquerda” de Gabriel Boric.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm