Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Presidente do Chile, Gabriel Boric, posa com foto de Jesus travesti #boato

Presidente do Chile, Gabriel Boric, posa com foto de Jesus travesti #boato

Presidente do Chile, Gabriel Boric, posa com foto de Jesus travesti, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, posou com uma foto de Jesus Cristo como um travesti.

Quando falamos de fake news, vocês podem ter certeza de uma coisa: questões sensíveis são um prato cheio para enganar as pessoas (principalmente as que se consideram conservadoras). E, no caso de hoje, há uma “denúncia” contra o presidente eleito do Chile Gabriel Boric.

De acordo com publicações que circulam em redes sociais, Gabriel Boric posou com uma foto de Jesus travesti. Essa seria a prova, de acordo com as mensagens, de que o presidente do Chile seria péssimo e que “bom é o Bolsonaro”. Leia algumas das mensagens que circulam online (a foto você vê mais abaixo):

Versão 1: Esse canalha com a foto de Jesus travesti, será o Presidente do Chile, pelos próximos 4 anos. Imaginem o que será desse país! Versão 2:Presidente eleito do Chile afirmou ‘Somos muito diferentes, eu e Bolsonaro’. Nesta foto Boric segura uma foto de Jesus como travesti. Realmente Boric é muito diferente do Bolsonaro!

Presidente do Chile, Gabriel Boric, posou com foto de Jesus travesti?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem se espalhou muito na internet e só denota duas coisas. 1) Quem compartilhou não entende muito de símbolos do Cristianismo. 2) Quem compartilhou não entende nada de música pop.

Não vamos entrar no mérito se a ação de Boric é boa ou ruim. Também não vamos julgar que mesmo que se fosse um travesti “de verdade”, a ação seria boa ou ruim (mais amor, por favor). Mas o fato é que não é um “Jesus Cristo travesti” que está na imagem. Para tanto precisamos dar uma contextualização do que está sendo compartilhado.

A imagem em questão é do rosto da cantora Taylor Swift. Boric já brincou com o fato de ser um “Swiftie” e, inclusive, já postou diversas fotos com alusão a ela. Este site aponta que ele “descobriu” a cantora na pandemia e virou um fã. Já este artigo aponta que Boric tem um gosto musical, digamos, eclético, e a norte-americana está entre as suas opções musicais prediletas.

Em um certo dia, ele posou com uma montagem do rosto de Taylor Swift em cima da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Em nenhum momento há qualquer alusão sobre a imagem ser de um Jesus travesti (talvez a alusão seria mais forte se o “Jesus da imagem” estivesse de batom ou peruca). Veja a foto:

Por sinal, a imagem do “sagrado coração de Swift” sequer é de autoria de Boric. Com um Google, é possível ver que a foto já estava circulando por aí antes de ele posar com ela.

Vale apontar, ainda, que existe uma imagem religiosa nos mesmos moldes do Sagrado Coração de Jesus. É a foto do Sagrado Coração de Maria. Não é estranho (na verdade, é normal) que ninguém nunca falou que é a foto do “Jesus travesti”.

Também é importante citar que esta imagem de Jesus sequer é a mais fidedigna, de acordo com pesquisadores. Trata-se de uma visão europeia, da época do renascimento, que o “enxergou” como branco e de olhos claros.

Resumindo: a imagem de Gabriel Boric segurando uma montagem de Taylor Swift em cima da imagem do Sagrado Coração de Jesus é real. Porém, conceitualmente, não se trata de uma foto de “Jesus travesti”. As mensagens que circulam online têm como intuito nada mais do que atacar o presidente eleito do Chile após uma indireta a Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: