Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Foto secreta de João Paulo II no momento do atentado é divulgada pelo Vaticano #boato

Foto secreta de João Paulo II no momento do atentado é divulgada pelo Vaticano #boato

Foto secreta de João Paulo II no momento do atentado é divulgada pelo Vaticano, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma foto secreta de João Paulo II no momento de atentado em 1981 foi divulgada pelo Vaticano. A imagem publicada pela Santa Sé, pela primeira vez, mostra quando o pontífice caiu no papamóvel e curvou-se de dor, enquanto era abraçado pela Virgem Maria.

Fanatismo e disseminação de ideologias distorcidas a respeito de dogmas, doutrinas, rituais e culturas religiosas têm sido cada vez mais comuns na internet em pautas de fakes com cunho teísta. E como a internet parece um “vale tudo” quando a ideia é espalhar informações mentirosas para entreter os fiéis, tem gente até tirando proveito de acontecimentos antigos nas igrejas para iludir aqueles mais apegados à fé.

Desta vez, uma publicação que começou a circular recentemente no Facebook dá conta de que o Vaticano teria divulgado uma foto secreta do papa João Paulo II no exato momento do atentado ao então líder da Igreja Católica, em 1981, quando ele foi baleado por um terrorista na Praça de São Pedro. A imagem, que teria sido registrada por seguranças e publicada pela Santa Sé, pela primeira vez desde o ocorrido, mostra quando o pontífice caiu no papamóvel e curvou-se de dor, enquanto supostamente era abraçado pela Virgem Maria.

Ainda segundo a postagem, a foto teria ficado escondida por muitos anos e em estudo, passando pela análise dos fotógrafos mais experimentes do mundo para compreendê-la, até chegarem à conclusão de que não haviam truques de edição nela. Confira, a seguir, a publicação que está compartilhando a imagem do papa João Paulo II e o texto original:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O VATICANO AUTORIZA A DIVULGAÇÃO DESTA FOTO … Não se sabe por que João Paulo II quis manter essa foto escondida por tantos anos. A Santa Sé publicou recentemente, pela primeira vez, esta foto tirada pelos responsáveis da segurança, no exato momento do ataque ao Santo Padre, quando ele caiu no Papamóvel e curvou-se de dor. Conforme explicado por Joaquín Navarro Valls, porta-voz da Santa Sé, houve muitos anos de estudo sobre o desenvolvimento dessa foto incrível e, é claro, sobre a qualidade da película usada, pois no primeiro momento de desenvolvimento não foi possível entender a imagem, porque ela não era muito compreendida. Finalmente, e depois de submetê-la a milhares de controles com os fotógrafos mais experientes do mundo, eles decidiram que não havia truques nela e hoje eles nos dão esse belo presente da Santa Mãe de Deus …

Foto secreta de João Paulo II no momento do atentado foi divulgada pelo Vaticano?

A imagem se espalhou com velocidade no Facebook, fazendo com que a publicação chegasse a 31 mil compartilhamentos em cerca de três dias. Contudo, apesar de ter viralizado de forma surpreendentemente rápida, a foto não é verdadeira.

Para começo de história, a mensagem da publicação carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde o Vaticano divulgou a tal imagem), alarmista (tem o intuito de gerar comoção entre os internautas, especialmente os católicos) e não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar a veracidade da foto.

Em segundo lugar, boatos sobre lendas religiosas não são nada incomuns na internet. Inclusive, nós já desmentimos algumas delas aqui no Boatos.org, como a que dizia que o papa Bento XVI teria sido exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano; outra sobre uma suposta foto do rosto de Jesus em uma nuvem, pedindo compartilhamentos em grupos nas redes sociais; e outra de que o atual líder católico, papa Francisco, teria cancelado a Bíblia e proposto a criação de um novo livro sagrado.

E assim como nestes casos, ao procurarmos pela história de hoje, nada encontramos sobre a tal foto proibida do atentado contra João Paulo II. Aliás, não faltaram fotos do ocorrido à época, o que comprova que não teria motivos para o Vaticano esconder outras imagens.

Além disso, ao olharmos a imagem, fica óbvio que não se trata de uma foto, mas sim, de uma pintura. Inclusive, a pintura de João Paulo II sendo abraçado pela Virgem Maria costuma ser vendida em vários cartões postais religiosos.

Resumindo: A publicação que compartilha uma suposta foto secreta de João Paulo II no momento do atentado, que teria sido divulgada só agora pelo Vaticano, não é verdadeira. Não se trata de uma foto, mas sim, de uma pintura, que mostra o antigo líder da Igreja Católica sendo abraçado pela Virgem Maria. Aliás, a pintura costuma ser vendida em cartões postais religiosos em vários lugares.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK