Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Declaração sobre “fim do mundo” e “arrebatamento” em 31 de outubro não procede e não foi sequer feita em 2023

Declaração sobre “fim do mundo” e “arrebatamento” em 31 de outubro não procede e não foi sequer feita em 2023

31 de outubro de 2023 vai marcar o fim do mundo e do arrebatamento, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um homem previu que o dia 31 de outubro de 2023 vai marcar o início do fim do mundo e será a data do arrebatamento do apocalipse.

  Introdução

Um dos assuntos que mais gerou “fake news” (mesmo que o termo ainda não tivesse esse nome) na história da humanidade é o fim do planeta Terra. Não foram poucas as vezes que declarações de que o mundo iria acabar geraram burburinho para, no fim, se mostrarem falsas.

A mais nova história que vimos aponta para uma suposta previsão do que ocorreria no dia 31 de outubro de 2023. Um vídeo de um homem falando em um podcast sobre o “início do fim do mundo” está circulando junto com mensagens que apontam que a data seria o dia 31 de outubro deste ano.

No vídeo, o homem cita um “pandemia extremamente violenta no mundo”, o “mal das vacinas”, o problema de “todo mundo ficar em casa”, aferir a temperatura e, no fim, todos teriam uma marca na mão direita. “31 de outubro de 2023 princípio do fim. 31 de outubro início do fim #apocalipse #arebatamento #alerta”, diz uma mensagem que acompanha o vídeo. Leia a transcrição:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

que o mundo vai acabar. É, mas se começar dia trinta e um de outubro princípio do fim, né? Aí começaria assim, ele sugeria uma uma pandemia extremamente violenta no mundo, né? Extremamente letal, esse aqui essa atual pandemia seria, é só um ensaio, é um laboratório isso aqui Não, então vazou, realmente, entre laboratório, foi preparado pra isso, tal, solta, espalha no mundo inteiro, né?

E aí deixa a população agora mais obediente. Então, todo mundo vai, vai, vai tomar a picada né? Todo mundo vai eh ficar em casa, né? Então tá treinando, até mesmo quando cê vai num local aferir a temperatura, né? É você estende a mão direita, né? Antes e a bíblia diz que vai ter uma marca, né? Na mão direito testa, né? Então, ninguém vai poder comprar, vender, se não tiver essa máquina, mão direita na tela

  Análise

Prioritariamente, a mensagem está se espalhando por perfis do TikTok. Assim como uma “fake news clássica”, a mensagem tem características como o caráter vago, o tom extremamente alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Conforme falamos no início do texto, o que não falta na internet é informação falsa relacionada ao “apocalipse”. Outro dia mesmo, a “data de fim do mundo” seria o dia 13 de agosto de 2023 (como vocês viram, o mundo não acabou).

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. A primeira é se, de fato, o homem do vídeo estava falando no dia 31 de outubro de 2023. A segunda é se há algum evento relacionado ao fim do mundo ou ao apocalipse no dia 31 de outubro de 2023. A terceira é se as informações repassadas por ele no vídeo são reais.

Checagem

O homem do vídeo estava falando no dia 31 de outubro de 2023?

Para chegar à resposta, precisamos descobrir quem era a pessoa do vídeo e onde foi dada a entrevista. A segunda resposta não foi difícil. A fala foi feita no Flow Podcast em um momento no qual o influenciador Monark ainda participava do canal. Como ele saiu do Flow em fevereiro de 2022, acreditamos que o vídeo fosse anterior.

Mais algumas buscas e descobrimos que o vídeo é de uma entrevista com Daniel Mastral, que se autointitula “ex-satanista”. A entrevista foi dada em 2021. Ou seja: sequer a “previsão” estava relacionada ao ano de 2023.

Há algum evento relacionado ao fim do mundo ou ao apocalipse no dia 31 de outubro de 2023?

Não há. Como o vídeo que viralizou foi gravado em 2021, em 31 de outubro de 2023, de acordo com a previsão, já era para o mundo “ter acabado” (algo que, acredito, não ocorreu).

As informações repassadas por ele no vídeo são reais?

Para piorar, tudo que é dito no vídeo é o suprassumo do negacionismo. Há críticas à pandemia (como se fosse algo intencional), a políticas de prevenção à contaminação em massa e as vacinas. O mundo teria mais chance de acabar (com muito mais gente morrendo por conta da Covid-19) se as decisões estivessem nas mãos de pessoas assim (e olha que tivemos exemplos mundo afora).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Resumindo: é falso que haja uma previsão de que o mundo vá acabar em 31 de outubro de 2023. Além de a história ser sem pé nem cabeça, o vídeo que viralizou como atual sequer é de 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm