Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que fala de entrevista de Bolsonaro na Globo em 22 de agosto não é de 2023

Vídeo que fala de entrevista de Bolsonaro na Globo em 22 de agosto não é de 2023

Bolsonaro vai ser entrevistado na Globo em 22 de agosto de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro vai dar uma entrevista na Globo em 22 de agosto de 2023. Vamos assistir somente à entrevista e depois trocar de canal.

  Introdução

Vídeos de grandes mobilizações na Internet sempre correm um risco caso sejam bem-sucedidas: de continuar circulando ad eternum como se fossem atuais. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta fala do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo de um homem falando que Bolsonaro vai ser entrevistado na Globo no dia 22 de agosto está circulando junto com mensagens que apontam que a suposta entrevista ocorreria em 2023.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

No vídeo, o homem fala em assistir à Globo somente durante a entrevista e depois trocar de canal. Leia algumas das mensagens que circulam na Internet e também à transcrição do vídeo:

Versão 1: BOLSONARO NA GLOBO DIA 22 DE AGOSTO. Há mais de três anos que não ligo o canal da rede lixo. Porém, nesta data ligarei para assistir a entrevista, do Presidente Jair Bolsonaro. Ao terminar a entrevista, darei black-out na rede lixo. Façam o mesmo. Versão 2:Dia 22 de agosto Presidente bolsonaro vai dar uma entrevista na rede Globo vamos assistir e dá a maior audiência da rede Globo que ela já teve e depois da  entrevista vamos desligar nosso TV Versão 3:22 de Agosto Bolsonaro será entrevistado na Rede Globo.  Veja o Comentário !

Versão 4: Então pessoal, olha só essa ideia fantástica de um patriota. Não sei se você sabe, no dia vinte e dois de agosto o presidente Jair Messias Bolsonaro vai fazer a sua entrevista na Rede Globo. É isso mesmo. Todos nós bolsonaristas, pessoas de bem vamos assistir a entrevista até o fim. Vamos dar maior audiência que o Jornal Nacional já teve na sua história. Mas depois aí que vem a brincadeira. Depois nós vamos desligar.

  Análise

Por causa do vídeo, vimos a história circular principalmente em plataformas como o TikTok. Vimos também o vídeo se espalhando com todas as forças no WhatsApp.

A mensagem tem algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem que Bolsonaro vai ser entrevistado neste ano. Vale apontar, ainda, que a mensagem tem um pedido de compartilhamento.

Além disso, chamadas para “coisas que ocorreriam logo” são comuns em fake news. Já houve fake news sobre “pronunciamento hoje do presidente“, de “vídeo que passou na TV Senado e tiraram do ar” e “entrevista de Bolsonaro no Ratinho“. Ou seja: o histórico deste tipo de fake é vasto.

Na parte da checagem de conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Bolsonaro vai dar uma entrevista na Globo em 22 de agosto de 2023? 2) A que entrevista de Bolsonaro na Globo o vídeo se refere? 3) O ex-presidente deu, de fato, a tal entrevista?

Checagem

É verdade que Bolsonaro vai dar uma entrevista na Globo em 22 de agosto de 2023?

Não. Não há qualquer previsão de que Bolsonaro dê uma entrevista na Globo nos próximos dias. O Jornal Nacional, por exemplo, não abre espaço para este tipo de produto jornalístico fora das eleições. Além disso, o vídeo que está circulando não é de 2023.

A que entrevista de Bolsonaro na Globo o vídeo se refere?

O vídeo em questão é, na realidade, de 2022. Na ocasião, o homem que gravou o vídeo queria promover a entrevista de Bolsonaro no JN, mas queria atacar Globo.

O ex-presidente deu, de fato, a tal entrevista?

Houve sim. A entrevista fez parte de uma série de entrevistas que a Globo faz com os principais candidatos à presidência da República em todas eleições. Houve embates entre Bolsonaro e jornalistas da emissora e o conteúdo rendeu fake news como está, está é está.

De acordo com notícias da época, a entrevista, de fato, rendeu picos de audiência. Ou seja: com campanha ou não, Bolsonaro segurou o Ibope na Globo.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando não é de 2023, não há previsão de que Bolsonaro dê uma entrevista na Globo nos próximos dias e a história que viralizou é mais uma fake news sobre política.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm