Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra pessoas jogando alimentos fora por causa de crise econômica no Nordeste?

Vídeo mostra pessoas jogando alimentos fora por causa de crise econômica no Nordeste?

Vídeo mostra pessoas jogando alimentos fora por causa de crise econômica no Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra alimentos que estão sendo jogados fora após uma crise econômica no Nordeste em 2023 por causa do governo Lula.  

  Análise

Está circulando na internet um vídeo que mostra alimentos sendo jogados fora. O vídeo tem a narração do que seria um comerciante do Nordeste que aponta que a região estaria em crise por conta do governo Lula.

Ele cita que as imagens em questão seriam justamente de algum comércio da região e que os alimentos estariam sendo descartados porque ninguém conseguiria os comprar. “Crise econômica no nordeste nordeste pede socorro comerciante chateado que não ta vendendo nada então descartando a mercadoria”, diz a legenda. Leia a transcrição do vídeo e assista:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Situação aí ó, ninguém vê de nada, é só jogar os produto fora, certo? Engraçado que ainda tem gente que vem de ver que é fake new, vendo meus vídeos é fake news, fake news desse jeito. Nós temos a mercadoria pra feira e não vende nada, né? 

Tem que jogar fora, descartar porque não vende, aí vocês ficam a dizer que é fake news dessa forma, onde é que vocês vão reconhecer, certo? A besteira que nós fez, as besteira que o povo fez votando nesse tal desse L aí, ó o que tá acontecendo, a economia, ó o que tá acontecendo com a economia, as pessoas jogando produto fora, as empresa fechando as porta sendo demitida, certo? 

As pessoa que recebia aquele dinheirozinho do Bolsa Família, que fazia com que a economia crescesse, certo? Foi cortada e agora veio você entender o que é fake news. Dessa maneira gente, pelo amor de Deus, o país tá quebrado, a economia tá quebrada, nós comerciantes tão pensando muito bem de fechar as portas porque ninguém vende nada e vocês continua defendendo um desgoverno desse, comé que pode vocês defender um desse governo desse numa situação dessa certo? 

Me diga aí comé que pode acontecer isso? Tá difícil gente, vamos reconhecer que tá difícil, o dinheiro sumiu, as pessoas tão sem dinheiro, as pessoas tão passando dificuldade no Nordeste as pessoas tão passando fome, as pessoas tão andando com a mão na cabeça sem saber o que fazer pra levar comida pra ser filho certo? As pessoas tá desanimada com a situação que tá acontecendo, tá crítica a situação. E vocês continua dizendo, ah vamos fazer o Erick, papai vai mudar, mudar desse forma, só viajando, gastando nosso dinheiro lá fora e não faz nada e a população brasileira passando necessidade, passando fome. É assim que vocês querem? É assim que melhorou? Ah

@mc.chefao.ofi #CanetadaDaLud ♬ The Champion – Lux-Inspira

Checagem

Vamos verificar as seguintes informações na parte da checagem: 1) O vídeo mostra alimentos sendo jogados fora no Nordeste em 2023? 2) Qual é a origem do vídeo? 3) Há alguma crise econômica causada pelo governo Lula na região Nordeste?

O vídeo mostra alimentos sendo jogados fora no Nordeste em 2023?

Não mostra. Ao contrário do que aponta o “comerciante” em questão, o vídeo não é de 2023 tampouco foi gravado na região Nordeste (e, claro, não mostra uma crise econômica na região).

Qual é a origem do vídeo?

O vídeo, que já foi utilizado em outras fake news que o Boatos.org já desmentiu, foi gravado, na realidade, no Ceasa de São Paulo. Os alimentos foram jogados fora por conta de uma enchente que ocorreu na capital paulista em 2020. Essa matéria da Record News mostra algumas das imagens.

Há alguma crise econômica causada pelo governo Lula na região Nordeste?

Não há nada aparente (pelo menos de início). Neste ano, o Brasil está tendo uma queda nos preços dos alimentos e também em índices de desemprego. Logicamente, algumas questões de macroeconomia não têm tanto impacto na vida de todos. Porém, é, no mínimo, uma ilação falar que o Nordeste está em crise por causa de Lula.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre alimentos sendo jogados fora na região Nordeste do Brasil em 2023. O vídeo foi gravado em 2020, é de São Paulo e não tem relação com o governo Lula.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm