Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra briga entre Randolfe e direção do PT na véspera das eleições de 2022 #boato

Vídeo mostra briga entre Randolfe e direção do PT na véspera das eleições de 2022 #boato

Vídeo mostra briga entre Randolfe e direção do PT na véspera das eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vazou um vídeo de um “quebra pau” entre Randolfe Rodrigues e a direção do PT por causa da “derrota de Lula” nas eleições de 2022. Briga ocorreu na véspera da votação de 2 de outubro.

Um dos tipos de fake news mais comuns na internet é o que aponta para vídeos antigos como se fossem recentes. Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news de um vídeo antigo sobre um aplicativo chamado “Você Fiscal” que está sendo compartilhado como atual. Desta vez, o vídeo que viralizou aponta para uma confusão “no PT”.

Nas imagens, há uma grande discussão de políticos como Randolfe Rodrigues, Humberto Costa, Paulo Paim, Lindbergh Farias e outros. Junto ao vídeo, há mensagens apontando que a confusão teria ocorrido na “direção do PT” nas vésperas das eleições de 2022.

Ainda é dito que Randolfe Rodrigues (identificado com um apelido pejorativo) teria sido culpado pela “direção do PT” por um “fracasso na campanha de Lula” (também tratado com um apelido pejorativo) e que essa seria a “prova da vitória de Bolsonaro” no primeiro turno. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

ATENÇÃO A TODOS VAZOU…: Quebra pau na direção da campanha do PT , estão acusando o senador saltitante pelo fracasso da campanha do ex-presidiário e a antecipação da derrota. A cara da Gleisi Hoffmann é de desespero. Confusão na grande cúpula do Partido das Trevas..

Vídeo mostra quebra pau entre Randolfe e direção do PT na véspera das eleições de 2022?

O vídeo se espalhou de formas múltiplas entre redes bolsonaristas. Em alguns casos, seria a “prova de que Bolsonaro ganharia no primeiro turno”. Em outros, seria a prova de que o “TSE não iria ter coragem de fraudar as urnas”. De qualquer forma, a informação é falsa.

Além do elementar (a mensagem ter características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de informação em fontes confiáveis) e este tipo de fake news ser recorrente (como apontamos no início do texto), duas rápidas buscas já revelam a verdade.

Ao buscar sobre a tal “confusão no PT com Randolfe Rodrigues”, nada encontramos em fontes confiáveis. Mais do que isso, as pesquisas eleitorais mais confiáveis mostram um cenário contrário ao que é descrito no texto: não é possível dizer que a campanha de Lula é um “fracasso” e que Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno (há chances de ocorrer o contrário: uma vitória de Lula no dia 2 de outubro).

A segunda busca foi pela origem do vídeo. Não demorou muito para descobrirmos que ele é de maio de 2017. De acordo com esta matéria do Congresso em Foco, a confusão entre Randolfe Rodrigues e o ex-senador Ataídes Oliveira ocorreu durante discussão do parecer da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado.

A matéria aponta, ainda, que a confusão começou após Randolfe apresentar requerimento para que a sessão fosse suspensa. Ataídes tentou agredir o senador da Rede e foi contido por colegas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta para um vídeo que mostraria que “quebrou o pau” na sede do PT e que Randolfe Rodrigues teria sido escolhido como “culpado”. A mensagem não tem nexo com a situação atual das eleições e o vídeo em questão é de 2017.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps 2.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso