Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra esposa de Omar Aziz sendo presa em avião #boato

Vídeo mostra esposa de Omar Aziz sendo presa em avião #boato

Vídeo mostra esposa de Omar Aziz sendo presa no avião, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook?

Boato – Vídeo mostra o momento da prisão da esposa do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Pandemia, dentro de um avião.

A CPI da Pandemia (também chamada de CPI da Covid-19) está movimentando, inclusive, o cenário das fake news na internet. Além de notícias falsas sobre o coronavírus terem dado uma arrefecida estão começando a surgir (ou voltando a circular como neste caso) notícias falsas sobre membros da CPI. Uma das últimas delas aponta para o senador Omar Aziz, presidente da CPI.

De acordo com mensagens que circulam online, um vídeo flagra o momento em que a esposa de Omar Aziz foi presa. Isso teria ocorrido dentro de um avião. Nas imagens, policiais militares entram em uma aeronave e dão voz de prisão a uma mulher. Depois que ela foi retirada do avião, alguns passageiros ainda aplaudiram a ação da polícia. Leia a mensagem que circula online:

O momento da prisão da ladra. Vamos espalhar esse vídeo da esposa do Omar Aziz. Ele é o presidente da CPI que vai investigar a atuação do Bolsonaro e governadores na PANDEMIA….

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vídeo mostra esposa de Omar Aziz sendo presa no avião?

As imagens circularam com muita força na internet, principalmente, entre grupos bolsonaristas. Porém, o vídeo não mostra a esposa do senador sendo presa pela polícia. Na realidade, o mesmo vídeo já foi utilizado em outra história falsa.

As mesmas imagens já circularam na internet como se fossem de uma “passageira petista” que estava xingando apoiadores de Bolsonaro durante as eleições de 2018. Na época, o Boatos.org esclareceu a origem do vídeo. Relembre o que escrevemos:

Ao analisar a mensagem, já ficamos cabreiros. Ela tem algumas das principais características de boatos online. É vaga (sequer diz onde, quando e com quem aconteceu), alarmista (ou, na melhor das hipóteses, ajuda a acirrar a polarização), tem erros de português (bem poucos, sejamos justos) e não cita fontes confiáveis. Só isso já faria a história merecer uma segunda checagem.

O vídeo nos ajudou a dar alguns elementos para que pudéssemos fazer a pesquisa. O primeiro é que se trata uma confusão em um avião. O segundo é que há policiais com uniforme da Polícia Militar de Goiás. Uma busca no Google por “confusão em avião Goiás” e chegamos à verdade: o vídeo é real, mas não tem nada a ver com PT, Bolsonaro, música, tapa e eleições.

A confusão aconteceu no dia 4 de outubro de 2018. De acordo com essa matéria do jornal O Popular, uma mulher que não quis se identificar entrou no voo com excesso de bagagem. A comissária pediu para que ela despachasse a bagagem. A mulher não quis e se iniciou uma confusão (sem tapas, diga-se de passagem). Ao fim, a polícia foi acionada e a mulher foi tirada à força.

Nem a matéria do O Popular nem essa do G1 (em que a mulher diz que “irá tomar providências) citam qualquer coisa sobre motivação política na confusão. Vale dizer que o próprio vídeo não mostra nenhuma referência ao PT ou a “fãs” de Bolsonaro.

Vale fazer uma ressalva: é fato que a esposa de Omar Aziz, que se chama Mejmi Aziz, chegou a ser presa durante uma operação policial em 2019. Ela ficou dois dias presa e foi solta após a defesa entrar com um pedido de habeas corpus. Vale dizer que, na época, a prisão não foi em um avião e não teve “piti”.

Resumindo: o vídeo que mostra uma mulher sendo conduzida para fora de uma aeronave por policiais não é da esposa do senador Omar Aziz. Na realidade, o vídeo já foi, inclusive, utilizado em outro boato desmentido há algum tempo aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: