Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra Copacabana lotada durante manifestações de 1º de maio de 2022 #boato

Vídeo mostra Copacabana lotada durante manifestações de 1º de maio de 2022 #boato

Vídeo mostra Copacabana lotada durante manifestações de 1º de maio de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo feito na orla da praia de Copacabana mostra local lotado para manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro no dia 1º de maio de 2022.

Se tem um tipo de fake news que sempre circula após manifestações é a da imagem do que “aconteceu hoje”. E, como o dia 1º de maio veio com manifestações a favor de Bolsonaro e de Lula, não demorou para uma história deste naipe aparecer na web.

Um vídeo gravado na beira-mar de Copacabana mostra o que seriam imagens das manifestações a favor de Bolsonaro no dia 1º de maio de 2022. Junto ao vídeo, circulam mensagens que desdenham de pesquisas eleitorais, criticam a mídia e, claro, exaltam o presidente. Leia algumas das mensagens que circulam por aí e assista ao vídeo:

Versão 1: Copacabana hoje. Se não for no 1º turno é FRAUDE. Versão 2: Niterói fica a mais ou menos a 20 minutos de Copacabana. Vocês viram como foi Niterói e logo em seguida olha como foi Copacabana. Sem shows de artistas, sem agremiações, ONGs e sindicatos. O povo na sua mais pura essência. Versão 3: Se perguntar a Globo Copacabana estava vazia Não adianta o Brasil é…

Vídeo mostra Copacabana lotada durante manifestações de 1º de maio de 2022?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Publicações em redes sociais e vídeos no WhatsApp mostrando o que teria sido a manifestação não demoraram a se espalhar por aí. Só que, ao contrário do que indicam as imagens, a manifestação em questão não foi feita durante as manifestações a favor de Bolsonaro em 1º de maio de 2022.

As mensagens e o histórico deste tipo de boato já nos deixam desconfiados. As mensagens têm características de boatos online como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, como falamos no início do texto, sempre que há manifestações, sempre há fake news de vídeos fora de contexto (veja exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao buscar mais detalhes sobre o vídeo, descobrimos que ele é, na realidade, das manifestações do dia 7 de setembro de 2021. Publicações em redes sociais usando o vídeo se espalharam na data (o que elimina a hipótese de o vídeo ter sido gravado em 1º de maio de 2022).

Mais do que isso: ao analisar o vídeo, podemos ver uma bandeira do Brasil hasteada em um guindaste. Ao procurar por imagens da manifestação em Copacabana no dia 7 de setembro, achamos os elementos da imagem em uma disposição muito similar.

Ao buscar imagens sobre as manifestações a favor de Bolsonaro em Copacabana em 1º de maio de 2022, até encontramos imagens de reunião de pessoas. Só que a quantidade de participantes é visivelmente bem menor do que a dos protestos do Dia da Independência do ano passado.

Resumindo: o vídeo da praia de Copacabana lotada que está circulando online não é das manifestações a favor de Bolsonaro no dia 1º de maio de 2022. O vídeo é de outra manifestação a favor do presidente, de 7 de setembro de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso