Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vereador Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso com armas e munições #boato

Vereador Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso com armas e munições #boato

Vereador Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso com armas e munições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-vereador de Guarujá (SP), Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso pela polícia com armas e munições. 

As eleições municipais brasileiras chegaram ao fim. Depois de semanas de propaganda e trabalho por parte dos candidatos e da Justiça Eleitoral, grande parte dos municípios já definiram seus representantes para os próximos 4 anos.

Isso porque, diversas cidades ainda aguardam o aval da Justiça, uma vez que os candidatos eleitos estão envolvidos em denúncias sobre crimes eleitorais. Em contrapartida, no Macapá, capital do Amapá, as eleições foram adiadas por causa do apagão registrado no estado.

E se você achou que as fake news sobre as eleições no Brasil chegariam ao fim junto com o final do pleito, achou errado! Nos últimos dias, uma publicação tem feito sucesso nas redes sociais. De acordo com o vídeo que circula na internet, o ex-vereador Jaiminho Perequê, de Guarujá (SP), teria sido preso com armas e munições. Segundo diversas publicações, o ex-vereador seria filiado ao PT e teria recebido apoio do PSOL. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Ex-vereador Jaiminho sendo preso pela PRF. Representante do Guarujá, abastecendo os malas com armas e munições”. Versão 2: “Ex-Vereador Jaiminho do PT apoidado pelo PSOL, sendo preso pela PRF. Representante do Guarujá, abastecendo os malas…TEJE PRESO meu fiiiilho…”.

Vereador Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso com armas e munições?

A informação acabou viralizando nas redes sociais, em especial, no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. Os compartilhamentos já chegam a quase 4 mil em apenas uma publicação. Apesar disso, calma lá! A história não passa de balela.

Basta olhar para as publicações para perceber que elas seguem aquele velho roteiro de fake news na internet. Elas são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Se isso não bastasse, ao longo dos anos, diversas histórias sobre pessoas presas acusadas de compor determinado partido ou movimento começaram a pipocar nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o deputado Luiz Martins, preso por corrupção, seria do PT do Rio. Também a que indicava que a PRF teria apreendido um caminhão com milhões de dólares do PT e outros partidos e, por fim, a que apontava que Bruno Maranhão do MST teria sido preso em flagrante com armas e drogas.

Ao buscar por mais informações na internet sobre o caso, descobrimos que a prisão, de fato, é real. Porém, não tem nada a ver com o PT ou o PSOL (o “pequeno detalhe” que fez com que a história viralizasse).

Jaime Ferreira de Lima Filho, o Jaiminho Perequê, foi preso no dia 25 de novembro de 2020, em Salvador (BA). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Salvador, foram encontradas 13 pistolas, 16 carregadores e 1.600 munições escondidas no carro de Jaiminho Perequê.

Além disso, ao contrário do que aponta a história, o ex-vereador de Guarujá (SP) não é filiado ao PT e muito menos recebeu apoio do PSOL. Quando foi eleito pela primeira vez, em 2008, Jaiminho Perequê era filiado ao PP. Já em 2012, quando foi reeleito, Jaiminho fazia parte do MDB. O ex-vereador também já concorreu pelo PDT, em 2004.

Em resumo: a história que diz que Jaiminho do PT, apoiado pelo PSOL, foi preso com armas e munições é falsa! O ex-vereador de Guarujá (SP), Jaiminho Perequê, de fato, foi preso no dia 25 de novembro de 2020 com armas e munições escondidas em seu carro. Entretanto, a informação que fez a história viralizar não tem nada de real. Jaiminho Perequê já foi filiado e concorreu pelos partidos PDT, PP e MDB. Nada de PT e nem de PSOL. Ou seja, a história não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK