Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputado Luiz Martins, preso por corrupção, é do PT do Rio #boato

Deputado Luiz Martins, preso por corrupção, é do PT do Rio #boato

Boato – O petista Luiz Martins foi preso por ocupar 137 (ou 138) cargos comissionados no Detran. Deputado estadual do Rio é do PT.

O ano de 2019 continua muito parecido com os anteriores em termos de debate político na internet. Acusações dentre os “polos políticos” não faltam. Só tem um detalhe: nem sempre as acusações procedem. E a de hoje “relembra” uma acusação de 2018.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp e no Facebook, o deputado Luiz Martins do PT foi pego em um grande esquema criminoso. O petista teria 137 cargos comissionados no Detran do Rio de Janeiro. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Luiz Martins do PT ocupava 138 cargos comissionados no Detran! como é q tem gente q ainda defende esse partido de m****da! Versão 2: Vcs conhecem Luiz Martins?? Esse lixo petista sozinho ocupava 137 cargos comissionados no DETRAN. Vejam o tamanho do rombo nos cofres públicos… Era assim que o PT governava o país… A casa caiu petralhas!!!

Deputado Luiz Martins, preso no Rio por corrupção, é do PT?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As duas versões da história tiveram muitos compartilhamentos, principalmente por causa da acusação de que Luiz Martins é do PT. Mas será mesmo que essa informação procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Mensagens como essa, com acusações políticas pesadas, sempre merecem uma segunda apuração. Ainda mais quando são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam fontes confiáveis. E, ao fazer essa verificação, descobrimos duas coisas.

A primeira é que, de fato, o deputado Luiz Martins foi preso no Rio de Janeiro. Ele foi um dos deputados federais presos na operação Furna da Onça em novembro do ano passado. De acordo com acusações do MPF, cargos no Detran eram loteados e Luiz Martins tinha 137 indicados ao órgão.

Ok, temos uma acusação (não um julgamento, que fique bem claro) contra Luiz Martins. A essa altura você deve estar se perguntando por que então que o Boatos.org está fazendo um conteúdo sobre esse assunto. A resposta é simples: Luiz Martins não é petista. Na realidade, o deputado pertence ao PDT. Nas últimas eleições, ele se candidatou com o número 12200.

Resumindo: é fato que há um deputado chamado Luiz Martins preso no Rio. Porém, ele não é do PT. Se as pessoas soubessem disso, muito provavelmente a notícia sobre os “cargos no Detran” não teria tantos compartilhamentos na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.