Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tornado com fortes ventos atingiu Balneário Camboriú (SC) hoje, mostra vídeo #boato

Tornado com fortes ventos atingiu Balneário Camboriú (SC) hoje, mostra vídeo #boato

Tornado com fortes ventos atingiu Balneário Camboriú (SC) hoje, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra passagem de tornado com ventos fortes no município de Balneário Camboriú (SC), no dia de hoje

O final de ano está complicado para os moradores e turistas de Santa Catarina. Se não bastasse a enorme movimentação nas estradas, as chuvas intensas também têm causado problemas e inspirado cuidados.

A situação gerou pontos de interdição em diversas rodovias do estado. Alguns deles ainda permanecem, causando lentidão em muitos lugares. Se isso não bastasse, Santa Catarina ainda deve registrar mais chuva até o Ano Novo.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a situação anda tão complicada que até um tornado teria sido registrado em Santa Catarina. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, um tornado com ventos fortes teria atingido o município de Balneário Camboriú (SC), no dia de hoje. O vídeo mostra diversos registros da suposta passagem do tornado. “Tornado hoje em Balneário Camboriú -SC……”, diz uma das publicações.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Tornado com fortes ventos atingiu Balneário Camboriú (SC) hoje, mostra vídeo?

A informação causou espanto nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

A mensagem apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não cita nenhuma fonte confiável. Essas são características recorrentes em fake news na internet. Além disso, não existe nenhuma notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Histórias falsas sobre supostos eventos climáticos extremos se tornaram frequentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria um furacão atingindo a cidade de Tubarão (SC), em 2019. Também a que indicava que um tornado vai passar pelo Rio de Janeiro, após passar pela região Sul e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria neve na rodovia Anhanguera, em Pirassununga (SP), em 2022.

Ao procurar sobre o assunto, encontramos diversas ocorrências relacionadas às fortes chuvas que estão atingindo o estado. No dia 27 de dezembro de 2022, uma tempestade com queda de granizo atingiu o meio-oeste catarinense. As chuvas volumosas e intensas estão atingindo o estado desde o início de dezembro de 2022 e já causaram diversos estragos e mortes, principalmente, no litoral norte catarinense.

Entretanto, não existe nenhuma notícia sobre um suposto tornado em Santa Catarina. Até o momento, a Defesa Civil tem registrado apenas temporais isolados, com ventos fortes e chuvas intensas em um pequeno intervalo de tempo.

Foi aí que descobrimos que, de fato, o compilado de vídeos foi gravado em Balneário Camboriú (SC), mas as gravações não são recentes. Na realidade, os vídeos foram gravados no dia 30 de junho de 2020, durante um vendaval que atingiu o município.

Em resumo: a história que diz que um tornado teria sido registrado hoje no município de Balneário Camboriú (SC) é falsa! Apesar do estado catarinense estar passando por uma situação complicada em relação às chuvas, a Defesa Civil não registrou nenhum tornado em Santa Catarina. Ao procurar pelos vídeos, descobrimos que eles foram gravados em Balneário Camboriú (SC), mas não são recentes. Na realidade, os registros foram feitos no dia 30 de junho de 2020, durante a passagem de um vendaval no município. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso