Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ursal e esquerda vão fraudar urnas eletrônicas em 2022 #boato

Ursal e esquerda vão fraudar urnas eletrônicas em 2022 #boato

Ursal prepara fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em conjunto com a esquerda de Hugo Chávez e Dilma Rousseff, a Ursal vai fraudar as urnas eletrônicas nas eleições de 2022.

Desde quando em um debate presidencial na Band, em 2018, o então candidato Cabo Daciolo falou sobre um tal “Dossiê Ursal” (algo que teve que ser desmentido no Boatos.org na época), uma teoria circula com força na internet: a de que a tal “coalizão esquerdista” iria fraudar as urnas.

Isso ocorreu em 2018, 2022 e cá estamos novamente. Nos últimos dias, uma mensagem apontando para um suposto plano da Ursal de fraude das urnas eletrônicas está circulando junto com um vídeo que aponta para um post no Facebook com as imagens de Dilma Rousseff e Hugo Chávez. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: URSAL PROMOVENDO FRAUDE NAS URNAS Versão 2: As urnas são fraudáveis segundo a URSAL e a gang de esquerdeopatas, será que o TSE tomou conhecimento ou faz parte do jogo!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Transcrição do vídeo: E aí bom então pessoal olha olha que doideira olha que doideira para você ver como a gente tá assim correndo risco tremendo é que a página da ursal da União das repúblicas socialistas da América Latina eles podem pesquisar que eu tô no meu Facebook agora aqui olha o que que acabou de sair a 53 minutos atrás podem entrar no seu Facebook entra nessa página aqui para vocês darem uma olhadinha nesse posto deles aqui ó é camarada estamos recebendo muitas mensagens de companheiros preocupados com a possível Vitória de bolsonaro alegando que mesmo as manipulações nas zonas e falsas acusações de nazismo não serão suficientes para de pelo então em virtude disso vamos explicar como funciona essa questão as urnas são programados com candidatos

Este ano não manipulamos para os números ou sejam não fazemos votos de um candidato e para o outro o que fazemos é deixar parte do código Com erros propositais para zonas e localidades onde o bolsonaro tem mais votos terem problema e então terem que ser substituídas anulando todos os votos daquela sessão mas isso é o de menos depois fizemos uma exaustiva campanha para colocar principalmente onde bolsonaro é mais forte diversos mesários comprometidos com o sal permitimos que se usa camisa os candidatos com isso qo gente acha que outro não valeu o texto todos vocês então aí e deu uma olhada tá nessa página aqui ó tá Dá uns é da República socialista Cara isso aqui é assim tá jogando titica na nossa cara Kelly p**** precisa mais de que para o Ministério Público investigar aí os polícia federal como é que a gente vai ficar assim e olha isso daí Espalhe compartilha gente se você é grave demais

Ursal e esquerda vão fraudar urnas eletrônicas em 2022?

Em pleno 2022, a história não demorou para se espalhar com todas as forças em redes sociais. Porém, não procede a informação que aponta para o tal plano da Ursal. Como o conteúdo que está circulando agora é idêntico ao de 2018, relembre o que escrevemos a respeito.

O desmentido é dividido em duas partes. Uma mais lógica e outra mais técnica. A lógica é apontar que o pressuposto de toda mensagem está prejudicado por só um motivo: a URSAL não existe. Já explicamos tudo sobre a origem e história desta fake news aqui. Como a tese é longa, os convido para ler os detalhes no link abaixo (spoiler, o termo surgiu de um artigo opinativo e cresceu em sites conspiracionistas).

Aí você deve me perguntar: “E como você me explica essa página da URSAL no Facebook”? É óbvio que é uma página que não representa organização alguma. O primeiro motivo é que, depois do comentário de Cabo Daciolo, dezenas (quiçá centenas) de páginas do tipo foram criadas por pessoas que queriam “zoar” da teoria da conspiração. Essa é só mais uma delas.

O segundo motivo é que, como mostra o vídeo, a página da URSAL tem menos de 10 mil curtidas. Imagine só o “poder de representatividade de uma página” com esse número de seguidores? O terceiro é que seria muita burrice alguém postar um “plano público” como esse (se fosse verdade) no Facebook.

Agora, vamos à questão técnica. Para tanto, vamos recorrer à explicação do TRE-MG (que tem feito um belo trabalho contra as fake news) sobre o assunto. Os técnicos do órgão desmentiram ponto a ponto da balela. Leia:

Sobre uma suposta publicação em uma página do Facebook intitulada “URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina”, o TRE esclarece que não há possibilidade de alguma urna eletrônica ser programada com partes de “código” com erros propositais. Isso porque o software da urna é desenvolvido pelo TSE e assinado digitalmente e não pode ser alterado depois de instalado no equipamento.

Outra mentira que está na publicação é de que uma determinada urna, por causa desse código com “defeito”, teria os votos anulados. No caso extremo de haver um defeito insanável na hora da votação, há a possibilidade de substituição por outro equipamento, recuperando-se os dados gravados da urna que apresentou falha.

Sobre mesários “comprometidos” com a Ursal, outra falácia: de acordo com o Código Eleitoral, os mesários são nomeados 60 dias antes das eleições, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral que não sejam filiados a partidos políticos ou ligados a candidatos, entre outras restrições para manter a lisura do processo. A escolha dessas pessoas pode, inclusive, ser questionada por partidos políticos e coligações. Além disso, os mesários não têm possibilidade de contabilizar ou não determinado voto.

Com relação aos agentes que possivelmente dariam “um fim” aos boletins de urna, outra mentira: em cada seção eleitoral, após o término da votação, são impressas cinco vias obrigatórias do boletim. Uma é afixada na porta da seção eleitoral para que qualquer cidadão possa ter acesso; uma é destinada ao representante da fiscalização partidária; uma fica com o presidente da mesa receptora de votos para ser comparada com o boletim de urna divulgado pelo TSE na internet e duas são entregues à Junta Eleitoral com os demais documentos da seção eleitoral. Destas, uma é afixada no local da apuração e outra permanece arquivada no cartório eleitoral após as eleições. Além das 5 vias obrigatórias do boletim de urna, podem ser impressas até 5 vias adicionais, se requeridas pelos fiscais de partidos, coligações, imprensa e Ministério Público quando presentes no encerramento da votação na seção eleitoral.

É importante citar que as eleições de 2018 acabaram, Bolsonaro foi eleito (o que prova que o tal plano não foi colocado em prática) a Ursal continua não existindo e o fake, sem motivo aparente, voltou a circular.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Ursal está planejando fraudar as urnas eletrônicas. Trata-se de uma fake news que surgiu em 2018 e precisa ser desmentida mais uma vez neste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso