Brigada Militar apreendeu urnas com 81% de votos para Haddad no RS #boato

Boato – A Brigada Militar de Serafina Corrêa (RS) apreendeu quatro urnas eletrônicas fraudadas. Três tinham 81% de votos para Haddad. Deu na rádio Odisseia FM 104.9.

Há algumas horas, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que dava conta de que urnas eletrônicas haviam sido apreendidas no Amazonas. Pois bem. Cá estamos de volta para falar das mesmas fotos, mas de uma história diferente.

A última que voltou a circular na internet dá conta de que as tais urnas eletrônicas haviam sido apreendidas no Rio Grande do Sul. Mais exatamente pela Brigada Militar (que é a PM do estado) na cidade de Serafina Corrêa. Detalhe: a história cita que a “rádio Odisseia” divulgou. Leia a mensagem:

Acabou de dar agora na Odisseia FM 104.9 que a Brigada Militar de Serafina Corrêa aprendeu 4 urnas eletrônicas no carro de Thiago Feronato, dessas 3 urnas estavam preenchida com voto para o Haddad com pelo menos 81%. Repassem urgente, é um golpe contra o Bolsonaro e um crime contra seus seguidores. #B17

Brigada Militar apreendeu urnas com 81% de votos para Haddad no RS?

Muita gente ficou revoltada com a situação e saiu compartilhando a informação por aí. Mas será mesmo que a Brigada Militar apreendeu urnas eletrônicas com 81% de votos para Haddad em Serafina Corrêa (RS)? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de partir para a história em si, vamos a uma análise geral da mensagem (façam isso antes de compartilhar). Ela é alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento. Ou seja, tem algumas das características dos boatos.

É fato que ela não é vaga (chega até a dar até uma “foto” e o “nome” do responsável) e que também cita uma fonte confiável. Foi com base nesses rastros que conseguimos checar e descobrir que a informação não procede.

O ponto mais simples de checar foi a imagem. Como falamos, ela foi a mesma utilizada no boato sobre o “veículo particular com urnas”. Veja qual é a história real sobre a imagem (divulgada pela PM do Amazonas):

A Polícia Militar do Amazonas informa que na tarde deste sábado, 20, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação “Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura”, abordou um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no qual continham urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea. Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada.

O Comando Geral reitera que todo o procedimento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, está ocorrendo dentro de sua normalidade com a máxima lisura, não havendo quaisquer dúvidas com relação ao andamento do processo eleitoral. O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva afirma, que tomou conhecimento do ocorrido e determinou que a ação do policial seja apurada dentro dos ditames legais, pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), afim de, combater atitudes que disseminem a proliferação de fake news.

Vamos à lógica: se a foto é do Amazonas, não tem como retratar um acontecimento ocorrido no Rio Grande do Sul. Mas a coisa não para por aí. Resolvemos procurar pela informação da rádio Odisseia FM 104,9 e descobrimos um desmentido na página do Facebook da emissora. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Viemos por meio desta, novamente, esclarecer que a divulgação de apreensões de urnas eletrônicas em Serafina Corrêa que está sendo disseminada via mensagens de WhatsApp e Facebook, não é verídica. A Rádio Odisséia em momento algum divulgou ou postou informações referentes a essa que está circulando.

Pedimos sempre para que todos chequem as fontes das informações, para evitar que notícias falsas, como esta, não se espalhem. Obrigada a todos que continuam nos comunicando sobre essa fake, e quebrando essa “corrente” de notícias falsas que se espalham todos os dias. Direção Odisséia FM

Também buscamos pelo nome da pessoa acusada de “carregar” as urnas. Trata-se de um morador de Serafina Corrêa que nada tem a ver com a imagem ou com a fake news. Mais uma vez, alertamos que devemos ter cuidado ao expor o nome de pessoas em acusações sem provas.

Resumindo: a história que aponta que urnas eletrônicas com 81% de votos para Fernando Haddad foram apreendidas em Serafina Corrêa, no Rio de Grande do Sul, é falsa. A imagem é do Amazonas (de outra fake news) e a própria rádio citada na história negou que tenha falado algo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Brigada Militar apreendeu urnas com 81% de votos para Haddad no RS #boato

  • 25/10/2018 em 13:50
    Permalink

    Vcs são uns lixos pq vcs não mostram a verdade para o povo em , é bem do feitiu de vcs fazerem isso mesmo no mínimo tão trabalhando para alguém que interessa né bando de FDP.

  • 24/10/2018 em 21:40
    Permalink

    Se a foto é verdadeira, como foi citado, então há algo suspeito, pois a caixa foi violada. Elas não podem ser violadas no deslocamento.

    • 25/10/2018 em 18:57
      Permalink

      Mas o fiel transportador é do TRE local, logo responde e assina pelo ocorrido.

    • 26/10/2018 em 12:36
      Permalink

      Caixa violada???
      Onde você viu isso?
      Quem disse que as caixas são lacradas?
      Trabalho na Justiça Eleitoral e posso te garantir que não são!

  • 24/10/2018 em 08:18
    Permalink

    Vi outras fotos e estranhei o carro e vestimenta com q transportavam as mesma….essas fotos nesse carro setia o q?? Obrigada

    • 25/10/2018 em 20:22
      Permalink

      tem outras fotos na internet que mostra a placa e as laterais do carro, não tem adesivo do TSE ou placa do poder publico.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)